Motor On Line
Notícias-

Velocitta chega final 2023 com público 70 mil pessoas e realização 88 eventos
Reportagem: Daniela Costa
Para 2024, a expectativa é crescer 10% na produção dos novos eventos e também na média de público.

Velocitta, Fazenda que une experiências de esportes outdoor localizado em Mogi Guaçu (SP), divisa com Espírito Santo do Pinhal, chega ao final de 2023 com uma diversidade de eventos e competições que usam toda a estrutura oferecida pelo local, incluindo o reconhecido autódromo. Ao todo, a média de público que transitou pela propriedade durante o ano chegou em 70 mil pessoas e mais de 3 mil veículos passaram pelo autódromo, pista de rally e circuito off-road.

Neste ano, foram realizados 88 eventos no espaço - desde corporativos, gravações com filmagens para fins publicitários, fotos, materiais institucionais ou programas de tv, as principais categorias do automobilismo nacional, até treinos, clínicas de pilotagens para motos e carros, além de etapas de rallys.

"Está no nosso DNA os multiformatos. Oferecemos um leque de possibilidades na realização dos eventos. Contamos com diversas áreas multifuncionais com estrutura para todo e qualquer tipo de evento, desde os menores - com poucas pessoas, até as grandes produções com público que pode chegar a mais de 6 mil em um único dia. Esse ano começamos um programa de expansão de uso da propriedade, aproveitando outros espaços, estamos crescendo para novos esportes que interagem com a natureza e que aproveitam todas características que o local oferece", afirma Guiga Spinelli, CEO do Velocitta.

As possibilidades são exploradas por toda a Fazenda Velocitta. Um exemplo é o circuito off-road, construído a partir da geografia natural do terreno. A área possui um efeito cenográfico, com 20 obstáculos, onde também é possível desenvolver diferentes tipos de eventos, testes e filmagens com veículos 4x4, motos big trail, mountain bike e UTVs. As estradas da Fazenda são utilizadas para diferentes modalidades de rally, caminhadas, corridas a pé e para passeios de bike, além disso, nos lagos há atividades como pesca, natação e diferentes modalidades de remo.

"Estamos não somente inovando a forma de realizar eventos na propriedade, mas promovendo novas possibilidades de uso aos nossos clientes ao unir nossa infraestrutura, pistas de automobilismo e natureza em experiência até então inédita no mercado", complementa Guiga.

Entre os eventos realizados estão os de diversas empresas e segmentos tais como a Ubyfol Agroquímica, especializada em fertilizantes, a Unilever, multinacional de bens de consumo e a Construai, rede de materiais de construção. Outros destaques estão para as grandes competições que ocorrem no local, como a Stock Car, Império Endurance Brasil, TCR South America, Porsche Cup, Mercedes-Benz Challenge e a MIT Cup.

Um desses destaques no ano foi a final dos ralis Mitsubishi. "O evento usou a infraestrutura da Fazenda para receber mais de 3 mil pessoas e mais de 300 veículos, com a recepção, vila com diversas atrações, premiações, almoço e um enorme palco para show no centro da pista", conta o executivo.

Para 2024, a expectativa da Fazenda Velocitta é crescer 10% na produção dos novos eventos e também na média de público.

Sobre o Velocitta

O Velocitta nasceu da paixão de uma família pelo automobilismo. Em 2002, o empresário Eduardo de Souza Ramos adquiriu uma fazenda de 1.452 hectares, para utilizar o local como desenvolvimento de veículos da equipe de rally da montadora brasileira representante da Mitsubishi Motors. Aos poucos, o negócio cresceu e transformou-se em um complexo, ligando o esporte motor à natureza.

Situada no interior de São Paulo, eixo entre duas cidades em constante desenvolvimento - Mogi Guaçu e Espírito Santo do Pinhal, a fazenda tornou-se palco de adrenalina e versatilidade ao receber importantes eventos corporativos e esportivos, unindo infraestrutura e natureza para promover uma experiência até então inédita no mercado.

Um dos primeiros empreendimentos desenvolvidos no complexo foi o Autódromo Velocitta, inaugurado em 2012 com uma etapa da Porsche Cup, considerado um dos mais modernos e elogiados do país, e um dos dois únicos a possuir homologação da FIA - Federação Internacional de Automobilismo. O circuito completo possui 3.493 metros. Sob a liderança do empreendedor e piloto Guiga Spinelli, CEO do Velocitta e Spinelli Racing, o local passou a desenvolver outras atividades de experiência ligadas ao esporte, além de eventos empresariais.

Já na entrada da fazenda é possível sentir o contato com a natureza, por meio de um caminho repleto de árvores e lagos que leva até o Velocitta Center. O espaço abriga um Museu que conta a trajetória do empresário e esportista Eduardo de Souza Ramos, com clássicos do automobilismo como Ford GT, Porsche 914, Alfa Romeo, Lancer Evolution RS e outros tantos da sua história na indústria automobilística como os modelos Ford da SR, as primeiras pick-ups Mitsubishi L200 e a icônica Pajero TR4, fabricadas no Brasil além dos importados da década de 1990 e 2000, Mitsubishi 3000 GT, Eclipse, Galant, Pajero Full e os Lancer Evolution IX e X, entre outros carros. Nesse local também está a oficina da Spinelli Racing com seu time de engenharia especializada em automobilismo e transformação de carros, e ambientes equipados para eventos.

Dentro do autódromo Velocitta, existe uma área completa para receber os principais eventos de automobilismo, entre eles o Paddock, espaço sobre os boxes, concebido para receber até 700 convidados com todo conforto e oferecer a visão mais privilegiada da pista do circuito. Uma torre de Controle que permite uma vista panorâmica da pista para equipes técnicas, 8 boxes com capacidade de até 32 veículos simultaneamente. Além dessa estrutura, ele ainda conta com um edifício de serviços multiuso, vestiários, área de imprensa e ambulatório.

Ao lado do autódromo, o Velocitta possui um circuito off-road, construído a partir da geografia natural do terreno, considerado um dos mais completos do país, com mais de 2.500 metros de extensão e 20 obstáculos. A área possui belíssimo efeito cenográfico, com diversos e variados obstáculos, onde é possível desenvolver diferentes tipos de eventos, testes e filmagens com veículos 4×4, motos bigtrail, mountain bike, UTVs e quadriciclos.

Ainda dentro da Fazenda Velocitta, existem trilhas para caminhadas e passeios de bicicletas em meio à Mata Atlântica, lagos para caiaque, stand up e pesca, viveiro de plantas, pomares com diversos tipos de árvores nativas e frutíferas que complementam esse ambiente privilegiado para receber toda família. A fazenda também conta com uma fonte de água mineral, com profundidade de 150 metros e vazão de 50.000 m3/h. A propriedade também se destaca pelas 14 nascentes e 15 lagos.

A sustentabilidade é uma premissa para a família fundadora do Velocitta. Ao longo dos anos foram plantadas mais de 100 mil mudas de árvores nativas e, entre elas, espécies ameaçadas de extinção de ocorrência local como o Pau-brasil, Cedro-rosa e Jequitibá, e o plantio continua. O complexo possui uma parceria com o grupo Onçafari para preservação e monitoramento dos animais, com destaque para o Lobo-guará e a Onça-parda, entre tantos outros repetitivamente vistos na região.

Outro destaque importante é que o Velocitta é o primeiro e único autódromo do Brasil a possuir usinas fotovoltaicas, que também abastecem a maior parte da fazenda - um sistema de captação de energia solar capaz de evitar a emissão anual de CO2 na atmosfera.

Notícias

Página inicial