Motor On Line
Notícias-

Nico Hülkenberg será piloto de fábrica da Audi no próximo marco no projeto F1
Reportagem: R. Fiuza / L. Betti / B. Menezes
Comunicação Audi do Brasil
Hülkenberg competirá pela Audi na Fórmula 1 a partir de 2026.

O rumo do projeto de Fórmula 1 da Audi continua definido. Após o anúncio da aquisição completa do Grupo Sauber para acelerar os preparativos para a entrada da marca na Fórmula 1, o primeiro piloto foi confirmado: Nico Hülkenberg assinou um contrato plurianual com a Sauber e partirá para a equipe de fábrica da Audi em 2026. Ele pilotará pela Sauber já em 2025 e acompanhará a transformação para a equipe de fábrica, conforme anunciou hoje a empresa suíça.

Com a sua experiência em mais de 200 corridas de F1, o alemão dará uma importante contribuição para a fase de desenvolvimento da futura equipe da Audi: “A contratação de Nico é o próximo marco para o projeto de Fórmula 1 da Audi. Com sua velocidade, experiência e trabalho em equipe dedicado, ele dará uma contribuição importante para a entrada da Audi em 2026 já a partir do próximo ano”, disse Andreas Seidl, CEO da futura equipe de fábrica da Audi F1. “Desde o início houve grande interesse em abordarmos juntos um projeto desta singularidade. Nico é uma personalidade forte, a sua determinação e desejo a nível profissional e pessoal irão ajudar-nos a progredir tanto no desenvolvimento do carro como na construção da equipe.”

Nico Hülkenberg diz:

“A perspectiva de competir pela Audi é algo muito especial. Quando um fabricante alemão entra na Fórmula 1 com tanta determinação, é uma oportunidade única. Representar a equipa de fábrica de uma marca de automóveis com um motor fabricado na Alemanha é uma grande honra para mim”.

A nomeação de Nico Hülkenberg segue o plano anunciado em março para assumir completamente o controle da Sauber e a nomeação de Oliver Hoffmann como Representante Geral do Conselho de Administração da Audi para o compromisso com a Fórmula 1. Nesta função, Hoffmann também preside os conselhos de administração de todas as empresas Sauber e a assembleia de acionistas da Audi Formula Racing GmbH, responsável pelo desenvolvimento da unidade de potência na unidade de Neuburg.

Mais informações sobre a contratação de Nico Hülkenberg podem ser encontradas no comunicado de imprensa da Sauber.

Audi do Brasil

A Audi celebra 30 anos no Brasil em 2024, uma trajetória repleta de desafios, superações e conquistas. A primeira aparição no país ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, com o sedã Audi 100. No ano seguinte, o eterno ídolo Ayrton Senna se tornou o representante oficial da marca em solo nacional, com a Senna Import. Em 1994, os cobiçados veículos da montadora começaram a ser comercializados oficialmente por aqui e logo ganharam as ruas do país, com tecnologias inéditas e dinâmica de condução sem precedentes.

A Audi do Brasil é também uma das pioneiras a incentivar a eletromobilidade e já investiu quase R$ 90 milhões na infraestrutura de carregadores elétricos em todo o país, além de oferecer infraestrutura de recarga em mais de 40 concessionárias no território nacional. Atualmente, a Audi se consolidou como uma das marcas mais desejadas do Brasil, estando presente com a sua sede administrativa em São Paulo (SP), terminal logístico em Vinhedo (SP) e a fábrica de veículos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), onde são produzidos os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.

O Grupo Audi, com suas marcas Audi, Ducati e Lamborghini, é um dos fabricantes mais bem sucedidos de automóveis e motos no segmento premium. Está presente em mais de 100 mercados mundialmente e produz em 21 localidades de 12 países. Subsidiárias 100% da AUDI AG incluem Audi Sport GmbH (Neckarsulm, Alemanha), Automobili Lamborghini S.p.A. (Sant’Agata Bolognese, Itália) e Ducati Motor Holding S.p.A. (Bolonha, Itália). Em 2023, o Grupo Audi entregou aos clientes cerca de 1,9 milhão de veículos da marca Audi, 13.560 veículos da marca Bentley, 10.112 carros esportivos da marca Lamborghini e 58.224 motos da marca Ducati. No ano fiscal de 2023, a AUDI AG atingiu um faturamento total de 69,9 bilhões de euros e um lucro operacional antes de itens especiais de 6,3 bilhões de euros. Atualmente, mais de 87.000 pessoas trabalham para o Grupo Audi no mundo todo, sendo mais de 53.000 na Alemanha. Com novos modelos, ofertas inovadoras de mobilidade e outros serviços atrativos, a Audi está se tornando uma provedora de mobilidade individual premium e sustentável.

Notícias

Página inicial