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Pirelli no Festival de Velocidade de Goodwood
Reportagem: Néctar Comunicação
Foto: Divulgação
Pirelli Cyber™ Tyre é a primeira tecnologia que interage ativamente com os sistemas de controle do carro: ABS, ESP e controle de tração.

Conectividade e sustentabilidade são as palavras de ordem da Pirelli no Festival de Velocidade de Goodwood, inaugurando uma nova era de pneus. Isso acontece graças aos sensores que coletam e transmitem informações, com os pneus feitos com materiais avançados que são certificados por terceiros independentes. Esses últimos avanços são parte de uma longa história que agora está atualizada com dois novos capítulos.

Abrindo o caminho está o Pirelli Cyber™ Tyre: o sistema da Pirelli baseado em sensores que permite pela primeira vez que os pneus – único ponto de contato entre o carro e o chão – conversem com os sistemas de controle de estabilidade do veículo, incluindo ABS, ESP e controle de tração. As informações fornecidas pelos sensores são usadas para oferecer melhor desempenho, bem como segurança. Essa tecnologia será adotada pela primeira vez pelo Pagani Utopia.

Além de oferecer melhor conectividade, esta nova era do pneu dará mais atenção ao meio-ambiente. A Pirelli continua investindo em pesquisa e desenvolvimento, introduzindo novos materiais que substituem os de origem fóssil e fornecendo certificação de terceiros documentando a origem, rastreabilidade e uso desses materiais. Uma parte fundamental desta estratégia é a escolha de usar apenas borracha natural que tenha sido certificada pelo FSC™ (Forest Stewardship Council) em todas as fábricas europeias da Pirelli até 2026¹. O gerenciamento florestal FSC aplica padrões rigorosos que exigem que a diversidade biológica seja preservada, beneficiando economicamente os trabalhadores e comunidades locais. Uma ampla seleção de veículos Jaguar Land Rover topo de linha usará pneus Pirelli contendo materiais com certificação FSC, com o grupo JLR anunciando hoje um acordo de fornecimento com a Pirelli para esses produtos.

Cyber Tyre: Pneus que Conversam com a eletrônica do Carro

P Zero Corsa, P Zero Trofeo e P Zero Winter são os pneus desenvolvidos especificamente para o Pagani Utopia, todos equipados com sensores especiais embutidos na parte interna da banda de rodagem. Esses sensores, conectados via Bluetooth à unidade de controle eletrônico que gerencia os sistemas dinâmicos do veículo, fornecem informações úteis para que o carro possa selecionar o modo de direção ideal para combinar os pneus colocados no veículo, a fim de aproveitar ao máximo seu potencial. Esse diálogo entre o carro e os pneus é possível graças ao software criado e implementado pela Pirelli, que trabalha diretamente com o 'cérebro' eletrônico do carro. Por exemplo, se o carro estiver com pneus de inverno, o ABS será informado sobre como aproveitá-los ao máximo para reduzir as distâncias de parada. Por outro lado, quando o carro estiver com pneus semi-slick, o controle de estabilidade e tração será informado que há aderência adicional disponível. Sem essas informações, todos os sistemas que governam a dinâmica do carro funcionariam de forma mais conservadora, usando suposições e mapas de motor que não levam em conta as características individuais e o desempenho dos pneus. Esse 'conhecimento técnico' interno permite que os sistemas de controle do carro funcionem de forma muito mais eficaz, melhorando o desempenho e a segurança.

O Pirelli Cyber Tyre é uma oferta única no mercado, que já está presente em alguns carros atualmente à venda, mas agora ganha esta nova característica que aumenta o nível de especialização da eletrônica automotiva, também quando se trata de direção autônoma.

Única Borracha Natural Certificada pelo FSC na Europa até 2026

Até 2026, toda a borracha natural usada nas fábricas europeias da Pirelli terá certificação FSC: um processo que já foi iniciado e será gradualmente implementado em todas as fábricas. A certificação de gestão florestal confirma que as plantações são gerenciadas de forma a preservar a biodiversidade e proporcionar benefícios às pessoas que vivem e trabalham na área. O processo de certificação para a cadeia de custódia FSC demonstra que o material com essa certificação foi propositalmente segregado e não está contaminado por material não certificado; desde a plantação até o fabricante de pneus.

No Festival de Velocidade de Goodwood de 2024, a Pirelli anuncia uma colaboração com a Jaguar Land Rover (JLR) para fornecer pneus usando materiais de origem florestal que são certificados pelo FSC em seu portfólio de veículos de luxo.

A Pirelli criou o primeiro pneu de estrada do mundo a usar rayon e borracha natural com certificação FSC em 2021. As outras paradas significativas nesta jornada incluíram a introdução de pneus feitos com borracha certificada pelo FSC na Fórmula 1 a partir do primeiro GP de 2024, bem como a estreia da certificação FSC no ciclismo há apenas algumas semanas com o novo Pirelli P Zero Race RS².

Virtualização e Inteligência Artificial:

A chave para o desenvolvimento de produtos

Novas ferramentas como virtualização e inteligência artificial aceleram o desenvolvimento de produtos e tecnologias, graças também ao comprometimento da Pirelli com pesquisa e desenvolvimento, com a empresa investindo cerca de 5,5% da receita de vendas de pneus high value a cada ano.

Esses investimentos e metodologias levaram a Pirelli à liderança do mercado de veículos elétricos graças à tecnologia Elect, que foi projetada para complementar as características dos veículos eletrificados (tanto BEV quanto PHEV). A Pirelli também lançou o P Zero E³ em 2023: o primeiro pneu UHP com mais de 55% de materiais de base biológica e reciclados em toda a linha de lançamento de pneus de reposição (certificado por terceiros no padrão ISO 14021), bem como uma classificação AAA no rótulo europeu de pneus e a nova tecnologia à prova de furos Pirelli RunForward. Este produto destaca o compromisso da Pirelli com a redução de materiais de origem fóssil em favor de materiais naturais ou reciclados. Para que os clientes possam identificar produtos que contenham pelo menos 50% de materiais de origem natural ou reciclada, a Pirelli projetou um logotipo específico a ser colocado nas laterais. O pneu mais recente a carregar essa marcação personalizada é o novo P Zero Winter 2 Elect⁴, que foi lançado há algumas semanas, apresentando mais de 50% desses materiais – novamente certificados por terceiros.

Notas

1. A borracha natural dos pneus de carro da Pirelli representa cerca de 15% do peso total do pneu.

2. A borracha natural representa a seguinte porcentagem do peso total do pneu:

cerca de 16% nos pneus do BMW X5 xDrive45e Plug-In Híbrido;
cerca de 15% em pneus de Fórmula 1;
cerca de 23% no P Zero Race RS.

3. Graças a uma combinação de segregação física e abordagem de balanço de massa, dependendo da medida do pneu, o conteúdo de base biológica e reciclado varia entre 29-31% e 25-27%, respectivamente. Os materiais de base biológica são borracha natural, reforços têxteis, bioquímicos, bioresinas e lignina, enquanto os materiais reciclados são reforços metálicos, produtos químicos e – através do balanço de massa – borracha sintética, sílica e negro de fumo. (ISO 14021, verificado pelo Bureau Veritas.)

4. Graças a uma combinação de segregação física e abordagem de balanço de massa. Dependendo da medida do pneu, o conteúdo de base biológica reciclado varia entre 15-16% e 34-35%, respectivamente. Os materiais de base biológica são borracha natural, bioquímicos e bioresinas, enquanto os materiais reciclados são reforços metálicos e – através do balanço de massa – borracha sintética, sílica e negro de fumo. (ISO 14021, verificado pelo Bureau Veritas). FSCTM N003618

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