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Ehrlacher e Björk vencem Kumho FIA TCR WT em El Pinar / Cardoso gabarita TCR
Reportagem: Luis Ferrari / Santiago Di Pardo

Em duas corridas recheadas de disputas neste domingo no Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, região metropolitana de Montevidéu, no Uruguai, Yann Ehrlacher e Thed Björk foram os vencedores da etapa do Kumho FIA TCR World Tour com o TCR South America Banco BRB e com o TCR Brasil Banco BRB. Com o Lynk & Co #168 da Cyan Racing, o francês dominou a prova da manhã desde a largada. Já à tarde, foi a vez do sueco no Lynk & Co #111 também da Cyan Racing, vencer após uma boa disputa com o brasileiro Pedro Cardoso.

Pelo TCR South America Banco BRB, Pedro Cardoso gabaritou a etapa. O piloto do Peugeot 308 TCR #43 da PMO Racing dominou as duas corridas e enfrentou de igual para igual os pilotos do campeonato mundial, com direito ao pódio no geral na corrida 2 na segunda posição. Juan Ángel Rosso, com o Toyota Corolla GRS TCR #16 da Paladini Racing, e Matías Rossi, com o Toyota Corolla GRS TCR #17 da Toyota Team Argentina, completaram o pódio na corrida 1; e Rosso e Norberto Fontana, no Honda Civic Type R TCR #47 da Squadra Martino Racing, fizeram o mesmo na segunda prova.

Após cinco etapas do campeonato do TCR South America Banco BRB, o brasileiro Pedro Cardoso aparece empatado na liderança com o argentino Juan Ángel Rosso os dois somam 248 pontos. Cardoso aparece na frente por ter mais vitórias que seu concorrente. Raphael Reis caiu para terceiro com 215, seguido por Rafael Suzuki com 184.

Com o Kumho FIA TCR World Tour, foram sete marcas na pista: Lynk & Co, Hyundai, Honda, Audi, CUPRA, Toyota e Peugeot. Entre os pilotos, tivemos dez nacionalidades: Hungria, França, Sérvia, Itália, Espanha, Suécia, China, Argentina, Uruguai e Brasil.

A próxima etapa do Kumho FIA TCR World Tour, a penúltima, será disputada entre os dias 18 e 20 de agosto, na cidade de Zhuzhou, na China. O Zhuzhou International Circuit tem 3.774 km e 14 curvas. Já próximo encontro do TCR South America Banco BRB será na cidade de Mercedes, também no Uruguai, entre os dias 23 e 25 de agosto. O circuito tem 2.970 metros de extensão, com dez curvas.

Corrida 1 – Esteban Guerrieri domina desde a largada

Yann Ehrlacher se manteve à frente na largada, com Azcona em segundo e Thed Björk em terceiro. Mais atrás, uma disputa com quatro carros lado a lado com Marco Butti, Juan Maniel Casella, Norberto Fontana e Ma Qing Hua. Butti levou a pior e bateu no muro externo da reta dos boxes.

Um pouco mais à frente, Thiago Vivacqua e Guilherme Reischl também se enroscaram e ficaram parados na pista. As duas confusões provocaram a primeira entrada do safety car ainda na primeira volta. Mas os dois brasileiros conseguiram voltar à corrida sem problemas.

Após sete minutos com a intervenção do carro de segurança, a relargada foi autorizada a pouco mais de 16 minutos do fim. Ehrlacher manteve a liderança, seguido por Azcona, Michelisz, Björk e Girolami. No TCR South America Banco BRB, o líder a essa altura era Juan Ángel Rosso, na oitava posição no geral, com o pole Pedro Cardoso em nono.

A 13 minutos do fim, Urrutia subiu para a segunda posição, enquanto Ma Qing Hua superou Pedro Cardoso e subiu para a nona posição na corrida. O chinês passou Rosso na sequência, iniciando uma boa recuperação e ganhando o oitavo posto.

Galid Osman saiu da pista a oito minutos do fim e ficou parado na grama molhada, com a suspensão dianteira direita quebrada. Com isso, o carro de segurança entrou novamente na pista. Neste mesmo momento, Norberto Fontana recolheu o carro para os boxes e abandonou a corrida.

A relargada foi autorizada a quatro minutos do fim. Ehrlacher se manteve à frente, com Azcona em segundo e Björk em terceiro. A menos de dois minutos do fim, Urrutia e Michelisz se tocaram no hairpin antes da reta dos boxes, e o uruguaio levou a melhor, assumindo a quarta posição.

O húngaro começou a perder rendimento e posições nas voltas finais. Girolami ganhou a posição do líder do Kumho FIA TCR World Tour na sequência. Ma Qing Hua também fez a ultrapassagem na sequência, assim como Esteban Guerrieri.

Na penúltima volta, Hua e Guerrieri se tocaram. Com isso, Michelisz voltou à quinta posição. No TCR South America Banco BRB, Pedro Cardoso conseguiu a ultrapassagem sobre Juan Ángel Rosso e assumiu a liderança da corrida no sul-americano.

De ponta a ponta, Yann Ehrlacher venceu a corrida pelo TCR World Tour Banco BRB, seguido por Mikel Azcona e Thed Björk completando o pódio. No TCR South America Banco BRB, Pedro Cardoso foi o melhor na oitava posição no geral, seguido por Juan Ángel Rosso e Matías Rossi. Após a corrida, Ma Qing Hua e Santi Urrutia foram punidos com o acréscimo de cinco segundos no tempo final de prova.

Corrida 2 - Thed Björk vence, com resultado histórico de Pedro Cardoso

O pole Ma Qing Hua ficou parado no grid na saída para a volta de apresentação. O carro foi recolhido e o procedimento de largada foi autorizado. Com isso, Pedro Cardoso acabou se dando bem, sendo o único representante na primeira fila.

Nestor Girolami e Santi Urrutia pularam antes da hora, mas um problema no semáforo acabou anulando a largada. As luzes vermelhas se apagaram, mas a luz amarela se acendeu. Por causa disso, a direção de prova optou por colocar a bandeira vermelha e parar a corrida.

Após quase 30 minutos de interrupção, os carros voltaram à pista para a corrida. A relargada foi autorizada na volta seguinte. Pedro Cardoso manteve a liderança, seguido por John Filippi. O italiano começou a ser atacado por Santi Urrutia na briga pela segunda posição, dando um respiro para o brasileiro. Mais atrás, Esteban Guerrieri sofreu um toque, mas segurou muito bem o carro.

Filippi segurava os pilotos da Cyan Racing com Thed Björk e Santi Urrutia se alternando atrás dele. Com isso, Cardoso já abria dois segundos na liderança em uma corrida sem erros no início. Um respiro interessante no começo da corrida, ainda mais contra os carros mais desenvolvidos do Kumho FIA TCR World Tour.

A 20 minutos do fim, Pedro Cardoso tinha 2.3s de vantagem sobre John Filippi, que já tinha quatro carros em um trenzinho atrás dele. O italiano seguia dando aula de defesa de posição enquanto o brasileiro seguia abrindo vantagem na liderança.

Björk conseguiu a ultrapassagem sobre Filippi a pouco mais de 16 minutos do fim. E iniciou uma perseguição para tentar chegar no brasileiro Pedro Cardoso. E o italiano seguia segurando Urrutia na briga pela terceira posição. A essa altura, ele já segurava sete carros atrás dele.

Urrutia deu bobeira e perdeu duas posições, para Néstor Girolami e Esteban Guerrieri. Com isso, Filippi ganhou um breve respiro. Na frente, Björk começava a se aproximar de Cardoso para lutar pela liderança. A 11 minutos do fim, Marco Butti deu uma escapada e perdeu várias posições.

Cardoso começou a ser pressionado por Björk, que tentou a manobra na Curva Gonchi Rodriguez, mas levou o X na entrada da reta, em uma bela manobra do brasileiro. Mas o desempenho do sueco era bem superior ao do rival neste momento.

Na volta seguinte, não teve jeito. Björk ensaiou um replay da ultrapassagem e, desta vez, conseguiu assumir a líder, deixando Cardoso em segundo. O sueco, então, começou a abrir uma boa vantagem sobre o brasileiro, aproveitando-se do melhor desempenho do Lynk&Co da Cyan Racing. No fim, Thed Björk venceu a corrida pelo Kumho FIA TCR World Tour, com um espetacular Pedro Cardoso em segundo, vencendo no TCR South America Banco BRB. Foi a segunda vitória do sueco no ano. O local Santi Urrutia completou o pódio do mundial. Pelo sul-americano, Juan Ángel Rosso foi o segundo, em 12⁰ no geral, e Norberto Fontana em terceiro (13⁰).

O que eles disseram:

"No fim das contas foi mais um dia no trabalho, fiz o que eu sou pago para fazer e somamos bons pontos. O começo da etapa não foi dos mais fáceis, principalmente do meu lado. Sofremos um pouco com o carro e não estava na minha melhor pilotagem. Feliz pela vitória e pela pole-position. O Azcona me pressionou a corrida inteira, não foi fácil de administrar, mas fizemos uma boa escolha de setup para hoje."

Yann Ehrlacher

"Foi muito maluco o começo da corrida. A primeira corrida a largada foi confusa, fui empurrado por todos os lados, mas sabia que não tinha valido aquela largada. Foi importante manter o carro inteiro para a segunda largada e isso foi decisivo. É um traçado difícil de ultrapassar, principalmente em disputa por posição. Tenho que dizer que o Santiago me deu a vitória hoje. Estávamos todos juntos e ele me deu essa oportunidade. "

Thed Björk

"Muito feliz pelo domingo perfeito por aqui. Não tenho muito o que dizer, o carro estava perfeito desde o classificatório. No começo da corrida cai para a segunda posição, mas sabia que tinha o pace para recuperar a ponta. Tive a chance nas voltas finais. Foi uma disputa limpa pela vitória. Na segunda corrida, a disputa com o Audi me ajudou no começo da corrida para abrir a vantagem, eles estavam brigando atrás de mim e isso me deu certa folga. O Björk me alcançou, mas não me interessava disputar com ele pela vitória geral, já que meu objetivo era a vitória do South America. Tratei de não travar ele e foquei no pódio geral e na disputa pelo Sul-Americano. Feliz com as duas vitórias e com o pódio entre os pilotos do Mundial. Agora vamos para Mercedes seguir a boa fase na temporada."

Pedro Cardoso

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