Motor On Line
Notícias-

Kart: problema na largada tira chance de Lucas Provenzi Corrêa no Sul-Americano
Reportagem: Kako Marques
Foto: Eni Alves
KMCom
Após grande escalada na prova pré-final, quebra de acelerador tira o piloto de Chapecó-SC da decisão do título continental.

Pilotos do continente se encontraram neste fim de semana no Brasil para as disputas do Campeonato Sul-Americano de Kart, realizado pela primeira vez no país. A pista escolhida para a competição foi o Kartódromo Techspeed, em Nova Santa Rita-RS. Para os competidores das categorias OK FIA e OK Júnior, a vaga para o Mundial de Kart, na Inglaterra, em setembro, estava em jogo. Na OK Júnior, o catarinense Lucas Provenzi Corrêa (Unicred Brasil / Unicred Central Conexão / Civil Obras / Kimber Empreendimentos / Grand Suites Family Resort / Equipe: Quirino Racing / Coach: Gabriel Moura) fez uma boa competição, principalmente na pré-final, mas a quebra do acelerador após a largada da final obrigou o piloto a abandonar a prova.

A competição recebeu pilotos da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai, e Venezuela, além dos brasileiros, que foram a maioria no grid de todas as categorias. Ainda na sexta-feira (23), Lucas Provenzi Corrêa foi Top 10 na tomada de tempo e garantiu um lugar na quinta fila, na largada da primeira das duas classificatórias, que seriam disputadas no sábado (24), juntamente com a pré-final.

No dia seguinte, no sinal verde da primeira corrida, Lucas teve muitas disputas por posições e caiu para o fim do grid. Ainda assim, fez uma prova de recuperação, cruzando a linha de chegada em décimo quarto. Na segunda classificatória, o enredo se repetiu, mas ele conseguiu novamente se recuperar dentro da corrida, chegando em décimo terceiro. Na pré-final, largando da oitava fila, o catarinense provou que estava na briga. Foram dez ultrapassagens até cruzar a linha de chegada em sexto.

No domingo (25), dia da grande final, Lucas Provenzi Corrêa alinhou na sexta fila e teria que fazer outra prova de recuperação para alcançar seu objetivo, o que ele já havia demonstrado ser possível no dia anterior. No entanto, logo após a largada, o kart número 264 começou a ficar lento até parar antes mesmo de completar as primeiras curvas. O cabo do acelerador estourou, e Lucas foi obrigado a abandonar a prova.

"Não é nada legal abandonar assim, depois de todo o trabalho que tivemos e das dificuldades que enfrentamos. Após a pré-final, eu sabia que era possível brigar mais à frente, mas agora é ter paciência e partir para a próxima", disse Lucas.

Mesmo sem conseguir a vaga através do Sul-Americano de Kart, a equipe de Lucas Provenzi Corrêa já confirmou que ele será um dos representantes do Brasil no Mundial FIA Karting de 2024, que acontecerá entre os dias 12 e 15 de setembro no Kartódromo PF International, em Grantham, na Inglaterra. Agora, ele se prepara para embarcar e fazer o melhor trabalho possível nas terras do Rei.

Notícias

Página inicial