Motor On Line
Notícias-

Motovelocidade: argentino no mais alto do pódio em Minas Gerais no Moto1000GP
Reportagem: Grelak Comunicação
Ramiro Gandola manteve um ritmo forte em um dia quente no Circuito dos Cristais para conquistar a vitória na primeira corrida da categoria GP1000.

O argentino Ramiro Gandola abriu a segunda metade da temporada do MOTO1000GP com uma vitória importante na GP1000, a principal categoria do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Mantendo um ritmo forte desde a largada, onde liderou o grid, ele superou seu compatriota, o piloto da Castrol / Softtek, Agustin Donatti, e o brasileiro Theo Manna, que corre pela Camargo Bioleve Racing, completando o pódio da quinta etapa no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG).

"Só tenho a agradecer à minha equipe que me entregou uma moto espetacular para esta etapa", disse o vencedor. "Estava muito calor na pista, o que gerou alguns problemas no freio. Na última volta, praticamente fiquei sem freio, mas conseguimos manter o ritmo e chegar bem", explicou. "Agora é descansar e pensar na corrida de domingo, onde vamos buscar ser os mais rápidos", garantiu o argentino.

Segundo colocado na primeira corrida do fim de semana de rodada dupla da GP1000, Agustin Donatti comemorou seu resultado no sábado. "Sabíamos que podíamos forçar um pouco mais e mantivemos o ritmo acelerado no início da prova. Depois, perdi um pouco de ritmo, mas para mim foi como uma vitória. Conseguimos somar pontos importantes", destacou.

Representando o Brasil no pódio, Theo Manna compartilhou sua experiência. "Curvelo é uma pista bem técnica. Não tive uma boa largada e precisei recuperar terreno. Tentei deixar algo para o final, mas eles imprimiram um ritmo muito forte", disse o brasileiro. "Vamos ajustar a moto, analisar a telemetria da corrida e corrigir o necessário para a corrida de domingo", finalizou.

Na categoria GP1000 Light, a vitória ficou com Diego Hilel, da Seubet Prt, seguido por Eduardo Marques, da Motobel Brothers, e Junior Cezar, piloto da Sagrada Moto Racing. Na GP1000 EVO, Gleidson Babinha, da Motobel Brothers, conquistou o lugar mais alto do pódio, com Ricardo Fox, da Bieffe Racing Team, em segundo, e Daw Pereira, da Cesar Barros Racing, em terceiro. Na GP1000 Master, Pedro Lins, da Centermoto Racing, foi o vencedor. Michel Abboud, piloto da Norte Minas Racing Team, ficou em segundo, e Luíz Ferraz, da Team Brasil, completou o pódio em terceiro.

Na pista

Antes da largada, o argentino Mauro Passarino, da BG Race Team, estava otimista: "Estamos bem para esta etapa e confiantes em uma boa corrida. Tivemos uma queda no classificatório, o que nos prejudicou um pouco, mas está tudo certo, vamos em frente", afirmou. O brasileiro Joelsu Mitiko, por sua vez, estava focado: "Nas sete voltas, é dar tudo o que tem e manter o ritmo de classificatório".

Logo na largada, Mitiko, que saiu da quarta posição, chegou a assumir a liderança. No entanto, não teve tempo de comemorar, pois Gandola rapidamente retomou a ponta, mostrando que não daria espaço aos adversários. Donatti aproveitou a oportunidade e ultrapassou Mitiko, deixando o piloto da Castrol/Softtek em terceiro.

Na segunda volta, Gandola aumentou ainda mais o ritmo, marcando a volta mais rápida até então, com 1min54s778, abrindo mais de dois segundos para o segundo colocado. No segundo pelotão, Donatti vinha seguido por Theo Manna e Mauriti Junior, da Cesar Barros Racing. Mitiko perdeu ritmo e caiu algumas posições.

Nesse momento, Passarino ajustou sua pilotagem e avançou para se colocar entre os primeiros, enquanto Gandola abria cada vez mais vantagem. Na última volta, com o ritmo intenso, as três primeiras posições não se alteraram, com Gandola liderando o pódio, seguido de Donatti e Manna. O complemento da rodada dupla da GP1000 está marcado para às 12h05 deste domingo (15), com 13 voltas.

Moto1000GP - GP Curvelo - GP1000 / 1000 Light / 1000 EVO / 1000 Master
(Resultado da prova deste sábado após nove voltas)

1º) Ramiro Gandola (BMW/GP1000), Agem Racing, 9 voltas em 17min28s399
2º) Agustin Donatti (BMW/GP1000), Castrol/Softtek, a 2s897
3º) Theo Manna (Kawasaki/GP1000), Camargo Bioleve Racing, a 3s409
4º) Mauro Passarino (BMW/GP1000), Bg Race Team, a 9s622
5º) Mauriti Jr (Ducati/GP1000), Cesar Barros Racing, a 9s887
6º) Joelsu Mitiko (BMW/GP1000), Castrol/Softtek, a 15s709
7º) Diego Hilel (Yamaha/1000 Light), Seubet Prt, a 27s133
8º) Gleidson Babinha (BMW/1000 EVO), Motobel Brothers, a 40s977
9º) Pedro Lins (BMW/1000 Master), Centermoto Racing, a 54s585
10º) Ricardo Fox (BMW/1000 EVO), Bieffe Racing Team, a 55s488
11º) Daw Pereira (BMW/1000 EVO), Cesar Barros Racing, a 58s017
12º) Eduardo Marques (Honda/1000 Light), Motobel Brothers, a 1min05s796
13º) Michel Abboud (Kawasaki/1000 Master), Norte Minas Racing Team, a 1min29s540
14º) Luis Ferraz (BMW/1000 Master), Team Brasil, a 1min48s187
15º) Junio Cesar (Kawasaki/1000 Light), Sagrada Moto Racing, 1min48s252
16º) Fabinho Alfinete (BMW/1000 Light), Sagrada Moto Racing, a 2min20s874
Não completou
Julio Fortunato (BMW/1000 EVO), Sport Plus Racing
Melhor volta: Gandola, na 2ª, com 1min54s778, média de 136,597 km/h

GP600: Fascineli garante sua primeira vitória

Foram necessárias nove corridas para alcançar o lugar mais alto do pódio. O fim de semana no Circuito dos Cristais começou de forma eletrizante para João Fascineli, piloto da Fascineli Racing. Em seu ano de estreia na GP600, uma das principais categorias do MOTO1000GP, ele conquistou sua primeira vitória. "Para mim, isso é muito emocionante, porque além da vitória, consegui também quebrar meu recorde pessoal", disse, ainda ofegante após a chegada. "Curvelo sempre é uma etapa muito difícil por ser técnica. Quero agradecer muito à minha equipe e a todos que me ajudaram a estar aqui. Dedico essa vitória a todos que me apoiam, e amanhã tem mais", garantiu.

No segundo lugar do pódio, Kaká Fumaça, da Kings Garage, fez uma verdadeira "escalada" na corrida deste sábado, após ter que largar dos boxes devido a um problema na largada. "Foi uma corrida bastante difícil, primeiro por causa do calor intenso, e também porque tive problemas no câmbio", explicou. "Fiquei sem a terceira e quarta marcha, e quem conhece essa pista sabe o quanto isso complica. Poderia ter sido mais rápido, mas não deu. Minha equipe é muito dedicada, e já estão atrás de um câmbio novo", comentou.

Para o paraguaio Pedro Valiente, da equipe Cacho Vivo Racing, que conquistou o terceiro lugar, Curvelo também se mostrou uma "pista desafiadora". "A corrida foi bem disputada. No início, consegui acompanhar de perto, mas acabei me cansando um pouco, estava muito quente", confessou. "Foi uma corrida divertida e importante para somar pontos. Amanhã vou tentar ficar à frente e manter um bom ritmo", concluiu.

As demais categorias que compõem o grid da GP600 também tiveram seus vencedores. Na GP600 Master, domínio da equipe PRT, com a vitória de Régis Santos, seguido por Hilton Loureiro e Flávio Trevisan. Na GP600 Light, a vitória foi de Vaguiner Trindade, da GTmed Soluções Em Saúde, com Marcos Fortunato, da Sport Plus Racing, em segundo, e Douglas Andrade, da Agem Racing, em terceiro.

GP300 / Motul 300V Cup: Cauã Rodrigues abre etapa mineira com vitória

Com o MOTO1000GP entrando em sua fase final na temporada, as corridas das principais categorias do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade começam a ganhar contornos decisivos. As disputas deste fim de semana no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), marcaram a quinta etapa do calendário, e pilotos e equipes já traçam estratégias em busca do título.

Na categoria GP300 / Motul 300V Cup, os pilotos seguiram rigorosamente o objetivo de somar pontos. Melhor para Cauã Rodrigues, da DRT Racing Team, vencedor da corrida que abriu a etapa no circuito mineiro, à frente de Heitor Ourinho, da PRT, em segundo, e Cauã Rocha, também da DRT Racing Team, em terceiro.

Com a vitória, Rodrigues soma 158 pontos na tabela, seguido por Cauã Rocha, com 115, e Heitor Ourinho, que com o segundo lugar alcançou 110 pontos. "Estamos em um momento crucial do campeonato. Estou muito feliz com essa vitória porque buscamos uma corrida mais conservadora, com a intenção de somar pontos", destacou o vencedor. "Na corrida de domingo, vamos nos concentrar para somar mais pontos importantes", explicou.

Vindo de uma lesão, Heitor Ourinho disse que "queria mais" na primeira corrida da quinta etapa. "Estou voltando de uma queda, mas claro que isso não é desculpa. Quero vencer, porque sempre buscamos a vitória. Andamos bem e conseguimos a volta mais rápida. Vamos focar para buscar o primeiro lugar no domingo", garantiu o jovem piloto, de apenas 12 anos.

Cauã Rocha, apesar do bom desempenho, lamentou não ter conquistado a vitória. "Sempre buscamos vencer. Quero agradecer à equipe, que trabalhou muito e conseguiu deixar a moto bem acertada", finalizou.

Na categoria Motul 300V Cup Master, a vitória ficou com Vladimir Correa, da Fascineli Racing, seguido por Junio Bereta, da equipe Dezero Racing, e Ayres Filho, da equipe Ayres Filho, em terceiro.

O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Motul, Pirelli e LS2, além do apoio da Revista Duas Rodas. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional, e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Notícias

Página inicial