Motor On Line
Notícias-

Feldmann e Salas lideram a sexta da Porsche C6 Bank EC na ARG
Reportagem: Luis Ferrari
Com asfalto ainda muito sujo e sem muita borracha, pilotos aproveitam primeiro dia para se reacostumar com o Circuito Termas de Río Hondo.

Em uma sexta-feira marcada pelo calor e pela pista ainda muito suja, Alceu Feldmann e Guilherme Salas terminaram o dia de treinos do Porsche C6 Bank Endurance Challenge na frente no moderno Circuito Termas de Río Hondo, na Argentina. Com o carro #1, a dupla marcou 1:42.752 no primeiro treino do dia e foi 203 milésimos mais rápida que Galid Osman e Paulo Sousa no Porsche #3. No #77, Francisco Horta e Willian Freire ficaram na terceira posição, seguidos por Átila Abreu e Leo Sanchez no #15. Rafael Suzuki e Lucas Salles, no #70, completaram a lista dos cinco primeiros colocados.

Os tempos desta sexta-feira, por causa da pista verde, ainda foram muito altos em relação aos marcados na categoria dos carros de competição mais produzidos no mundo. Os pilotos andaram cerca de um segundo e meio acima do recorde da pista, marcado por Guilherme Salas na classificação do ano passado, com 1:41.243. Líderes do campeonato após a vitória no Estoril, Werner Neugebauer e Rubens Barrichello terminaram o dia na nona posição, a sete décimos de Alceu Feldmann e Gui Salas.

Na classe Challenge, a dupla formada por Pietro Rimbano e Giuliano Bertuccelli, no carro #44, foi a mais rápida desta sexta-feira, com 1:44.551. Claudio Reina e João Gonçalves, no #999, ficaram em segundo, a dois décimos dos líderes. A dupla Eric Santos / Gabriel Robe, no #38, marcou o terceiro tempo, seguido por Matheus Roque / Felipe Baptista. A parceria Luiz Souza / Bruno Bonifácio fechou a lista dos cinco primeiros colocados com os Porsches 991.2 em Termas de Río Hondo.

No total, os pilotos percorreram 6.402 quilômetros nas atividades desta sexta no circuito de 4.806 metros e 14 curvas, num total de 1.332 voltas em dois treinos para cada uma das categorias. Os pilotos da Carrera Cup, nos Porsches modelo 992, deram 909 voltas, com os pilotos da Challenge, nos 991.2 deram 423.

As atividades do Porsche C6 Bank Endurance Challenge seguem neste sábado, com dois treinos livres para cada uma das categorias. À tarde será disputada a classificação, com um novo formato. A sessão será dividida em duas partes (Q1 e Q2), com duração de 20 minutos cada uma. Cada equipe decide qual piloto anda em cada uma sem a possibilidade de trocas durante as sessões – apenas no intervalo. Cada um dos pilotos da dupla anda em uma das partes e a média de tempos deles forma o grid de largada.

A prova em Termas de Río Hondo, na Argentina, terá 300 km ou 2h30 de duração. A categoria terá 38 carros inscritos na etapa do Porsche C6 Bank Endurance Challenge. São 76 pilotos confirmados, em duplas que unem os principais nomes da categoria dos carros de competição mais produzidos no mundo com estrelas internacionais. Serão 25 carros na Carrera Cup e 13 na Challenge.

Os canais sportv e os canais oficiais da Porsche Cup C6 Bank exibem a segunda etapa do Endurance Series ao vivo a partir das 13h (de Brasília) no domingo.

O que eles disseram:

"Foi uma sexta-feira muito boa para a gente. Começamos os treinos muito bem, com um acerto bem legal logo de início. E no último treino o Alceu (Feldmann) virou muito bem, ficou entre os melhores dos profissionais. Estamos bem animados, mas amanhã é outro dia, com a classificação. O objetivo é bater outra vez o recorde e brigar pela vitória."

Guilherme Salas

"A sexta-feira começou ruim, mas bom para nós porque o Gui (Salas) já estava bem no primeiro treino e eu não estava tão bem. Mudei pequenas coisas e consegui encaixar no segundo treino. Melhoraram muito nossas chances para amanhã. Ficamos bem animados."

Alceu Feldmann

"Estou feliz. Terminar o dia na frente foi bom. O carro estava bom desde o começo, o Paulo fez um bom treino, vai evoluir mais ainda para amanhã. É importante começar na frente, assim como no ano passado."

Galid Osman

"Começamos bem, o Galid (Osman) deu show em todos os treinos. Ele se adaptou muito bem à pista, eu estou pegando o jeito. Ainda não consegui acertar nenhuma volta como eu gostaria, mas aqui é uma das pistas em que ando melhor. Estou animado para a classificação amanhã. Se o Galid mantiver o ritmo dele e eu melhorar um pouco o meu, vai ser legal."

Paulo Sousa

"Foi um dia de adaptação e testes no nosso carro, tivemos um bom rendimento na segunda sessão com o Átila fazendo um ótimo tempo. Agora é seguir evoluindo na pista para conseguir uma boa posição no treino classificatório."

Leonardo Sanchez

"Esta pista é muito legal de guiar, muito divertida. E com esses carros é sempre um prazer imenso. Começamos bem, mas a pista está suja. Todo mundo testando acertos, deixei mais para o Leo (Sanchez) andar hoje. No fim testamos algumas coisas, viramos bem, mas acho que muita gente ainda não demonstrou todo o potencial. O equilíbrio do carro está bom, só na curva 1 de alta que eu não estou me achando. Já começamos bem, tem lugar para melhorar. Bom começar virando rápido, mas o importante é ser rápido amanhã na classificação."

Átila Abreu

"Um ano sem andar em um carro fechado. É toda uma mentalidade que precisa mudar, mas estou muito feliz em estar aqui. É gratificante estar com toda a minha família na pista, com o Bochecha que é um cara ótimo de se trabalhar. Espero que seja um fim de semana de muito trabalho duro e que a gente alcance o resultado almejado."

Fefo Barrichello

"Para nós é um prazer enorme poder dividir este carro e também trabalhar com o Bochecha. Estamos tentando construir nosso resultado e também o final de semana. Precisamos encaixar com o carro e saber o caminho que gostaríamos de seguir com ele para poder fazer um grande fim de semana."

Dudu Barrichello

"É uma pista com muitas curvas de raio longo, de velocidades altas, então você precisa de um bom equilíbrio para o carro não traseirar nessas curvas. Acho que a gente achou um acerto bem legal agora, a gente testou muitas coisas no treino. Lógico que é cedo para falar, mas essa volta é praticamente a pole do ano passado. Estava com o pneu bem novo. E agora é pensar na classificação, deixar meu parceiro Giuliano (Bertucelli) andar também, para ele aproximar bem o tempo, e ver o que a gente consegue fazer nos próximos treinos."

Pietro Rimbano

"Foi um dia muito legal, o Pietro (Rimbano) fez o melhor tempo. A gente está feliz, o carro está bem gostoso de guiar. Amanhã tem mais treinos, mas hoje foi bem proveitoso."

Giuliano Bertucelli

Melhores tempos dos treinos de sexta-feira em Termas de Río Hondo:

1 – #1. Alceu Feldmann e Guilherme Salas – 1:42.752
2 – #25. Paulo Sousa e Galid Osman (R) – 1:42.955
3 – #77. Francisco Horta e William Freire (S) – 1:42.989
4 – #15. Leonardo Sanchez e Átila Abreu (R) – 1:43.037
5 – #70. Lucas Salles e Rafael Suzuki – 1:43.245
6 – #7. Miguel Paludo e Alan Hellmeister – 1:43.292
7 – #27. Josimar Junior e Sergio Ramalho (S) – 1:43.336
8 – #56. Peter Ferter e Diego Nunes (S) – 1:43.378
9 – #111. Fefo Barrichello e Dudu Barrichello – 1:43.406
10 – #8. Werner Neugebauer e Rubens Barrichello – 1:43.434
11 – #100. Sebá Malucelli e Marcos Gomes (R) – 1:43.444
12 – #33. Bruno Campos e Nicolas Costa (R) – 1:43.530
13 – #888. Lineu Pires e Beto Gresse (S) – 1:43.530
14 – #85. Eduardo Menossi e Caio Collet (R) – 1:43.606
15 – #544. Marçal Muller e Enzo Elias – 1:43.708
16 – #29. Rodrigo Mello e Thiago Camilo – 1:43.720
17 – #31. Marcos Regadas e Jeff Giassi (S) – 1:43.816
18 – #80. Rouman Ziemkiewicz e Nelson Piquet Jr. (S) – 1:43.912
19 – #60. Ramon Alcaraz e Matheus Iorio (R) – 1:43.983
20 – #12. Marco Pisani e Renan Guerra (R) – 1:44.015
21 – #199. Nelson Marcondes e Luiz Razia (S) – 1:44.073
22 – #14. Carlos Campos e Tony Kanaan (S) – 1:44.139
23 – #3. Franco Giaffone e Cesar Ramos – 1:44.246
24 – #88. Pedro Boesel e Ricardo Maurício – 1:44.603
25 – #44. Giuliano Bertuccelli e Pietro Rimbano (S) – 1:44.551
26 – #999. Cláudio Reina e João Gonçalves (R) – 1.44.797
27 – #38. Eric Santos e Gabriel Robe (R) – 1:44.891
28 – #45. Matheus Roque e Felipe Baptista (S) – 1:45.093
29 – #2. Luiz Souza e Bruno Bonifácio (S) – 1:45.315
30 – #66. Sadak Leite e Fabio Carbone – 1:45.327
31 – #74. Piero Cifali e Edu Guedes (R) – 1:46.309
32 – #23. Leonardo Herrmann e Vitor Baptista (S) – 1:45.696
33 – #83. Alceu Feldmann Neto e Gabriel Casagrande (R) – 1:46.109
34 – #19. Luiz Landi e Tom Filho (R) – 1:47.715
35 – #808. Iago Garcia e Cecília Rabelo (R) – 1:47.914
36 – #72. Antonella Bassani e Leticia Bufoni (R) – 1:48.016
37 – #17. André Gaidzinski e Tiago Gonçalves (S) – 1:49.637

Em itálico: pilotos da classe Challenge
(S) Sport / (R) Rookie

Porsche Cup C6 Bank Endurance Challenge – Termas de Río Hondo, Argentina

Sábado, 21 de setembro:
10:00 – Treino Livre 1 – Carrera Cup
10:35 – Treino Livre 1 – Challenge
13:15 – Treino livre 2 – Carrera Cup
13:50 – Treino Livre 2 – Challenge
16:15 – Classificação 1 – Carrera Cup
16:43 – Classificação 2 – Carrera Cup
17:11 – Classificação 1 – Challenge
17:39 – Classificação 2 – Challenge

Domingo, 22 de setembro:
13:00 – Corrida (63 voltas: 300km ou 2h30)

Sobre a Porsche Cup C6 Bank

Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

Notícias

Página inicial