Motor On Line
Notícias-

Salles e Suzuki marcam pole do Porsche C6 Bank Endurance Challenge na ARG
Reportagem: Luis Ferrari
Mesmo com muito calor no Circuito Termas de Río Hondo, equilíbrio marca a disputa da classificação, com 14 carros dentro do mesmo segundo.

Mesmo com temperaturas acima dos 35°C, o tradicional equilíbrio do Porsche C6 Bank Endurance Challenge apareceu neste sábado no moderno Circuito Termas de Río Hondo, na Argentina. A pole da Carrera Cup ficou com a dupla Lucas Salles/Rafael Suzuki no carro #70, que marcou 1:42.907 na média de tempos dos dois pilotos. Eles ficaram 0.112 à frente da parceria Enzo Elias/Marçal Müller no #544. Francisco Horta / William Freire, no #77, vai largar em terceiro – na liderança da classe Sport.

Líderes do campeonato, Werner Neugebauer e Rubens Barrichello, no Porsche #8, ficaram com a quarta posição, logo à frente da dupla formada por Miguel Paludo e Alan Hellmeister, no carro #7. Com o melhor tempo no geral das duas sessões, com 1:41.957, o único a baixar da casa de 1:42s, Caio Collet liderou a parceria com Eduardo Menossi no #85 para marcar a pole da Carrera Rookie – largará em décimo no geral.

Na classe Challenge, a dupla formada por Gabriel Casagrande e Alceu Feldmann Neto, no carro #83, vai largar na pole position, com a média de 1:45.220, também na liderança da Challenge Rookie. Eles ficaram 95 milésimos à frente da parceria Sadak Leite / Fabio Carbone. Melhores da Challenge Sport, Matheus Roque e Felipe Baptista conseguiram o terceiro tempo com o #45, seguidos por Vitor Baptista e Leonardo Herrmann. Pietro Rimbano e Giuliano Bertucelli, no #44, completam a lista dos cinco primeiros colocados nos Porsches 991.2 em Termas de Río Hondo.

A prova de 300 quilômetros em Termas de Río Hondo, na Argentina, segunda etapa da temporada 2024 do Porsche Endurance Challenge, terá 63 voltas no total, ou 2h30 de duração máxima. Ela será dividida em dois segmentos: o primeiro será encerrado no fim da 28ª volta. Para ser validado para as duplas, elas precisarão ter cumprido o primeiro pit stop obrigatório. As três janelas de paradas nos boxes serão abertas nas voltas 13, 29 e 46; e terão duração de oito minutos cada uma.

A categoria terá 38 carros inscritos na etapa do Porsche C6 Bank Endurance Challenge. São 76 pilotos, em duplas que unem os principais nomes da categoria dos carros de competição mais produzidos no mundo com estrelas internacionais. Serão 25 carros na Carrera Cup e 13 na Challenge. Os canais sportv e os canais oficiais da Porsche Cup C6 Bank exibem a etapa do Endurance Series ao vivo às 13h (de Brasília) no domingo.

Q1 – Carrera Cup

Com muito calor em Termas de Río Hondo, na casa dos 32°C (com 43,4°C no asfalto), Enzo Elias começou a sessão com uma ótima volta em 1:43.687, seguido por Werner Neugebauer, mais de oito décimos atrás. Mas a liderança durou pouco: Lucas Salles baixou em três décimos o tempo do carro #544 e assumiu a liderança provisória. Já na parte final, Alan Hellmeister subiu para a segunda posição, com Fefo Barrichello em quinto. Mas uma rodada de Josimar Junior provocou uma bandeira vermelha a quatro minutos do fim. A pouco mais de um minuto do fim, Enzo Elias assumiu a ponta com 1:42.967 e terminou o Q1 na frente, quase meio segundo à frente de Lucas Salles. Alan Hellmeister ficou em terceiro, seguido por Werner Neugebauer e Francisco Horta, melhor da Carrera Sport. Bruno Campos foi o melhor na Carrera Rookie, em 13º.

Q2 – Carrera Cup

A segunda parte da classificação começou com ainda mais calor, com a temperatura ambiente na casa dos 35°C e o asfalto em 43,5°. Caio Collet começou a sessão voando, marcando o tempo de 1:42.337, seis décimos abaixo do melhor tempo do Q1. Marçal Müller marcou um bom tempo e subiu para terceiro, colocando sua dupla na pole position naquele momento. Rafael Suzuki era o segundo, com Miguel Paludo em quarto. A três minutos do fim, Francisco Horta assumiu a ponta, mas Collet deu o troco na sequência, com o tempo de 1:41.957, o melhor do fim de semana. Em quarto, Suzuki baixou o tempo para 1:42.443 e assegurava a pole da corrida para sua dupla neste momento. Melhor da Carrera Rookie, Collet liderou o Q2, com Renan Guerra em segundo, e Willian Freire, mais rápido da Sport, em terceiro. Ricardo Maurício e Gui Salas fecharam a lista dos cinco primeiros. Mas o tempo de Suzuki acabou conferindo a pole ao carro #70 na média com o tempo registrado por Lucas Salles no Q1, apenas 112 milésimos à frente da dupla Enzo Elias/Marçal Müller.

Q1 – Challenge

Já ao cair da tarde, com um pouco menos de calor, os carros da Challenge entraram na pista. E logo de cara, Sadak Leite assumiu a ponta com 1:46.811, seguido por Cecília Rabelo e Tom Filho. Mas a 11 minutos do fim, Antonella Bassani pulverizou o melhor tempo com 1:45.347 e assumiu a liderança, com Cecília em segundo. A sete minutos do fim, a piloto do carro #808 teve problemas e parou na pista, provocando uma bandeira vermelha. Mesmo com problemas no carro, Antonella manteve a liderança no retorno à ação, com Sadak Leite em segundo, Cecília Rabelo em terceiro, Tom Filho em quarto e Alceu Feldmann Neto fechando a lista dos cinco primeiros no Q1.

Q2 – Challenge

Logo no início, Pietro Rimbano já marcou um bom tempo, dois décimos abaixo do melhor do Q1, com 1:45.160. Gabriel Casagrande subiu para segundo, dois décimos atrás, seguido por Fabio Carbone e Felipe Baptista. Mas a sessão foi interrompida a 13 minutos do fim com uma bandeira vermelha causada por um problema mecânico no carro de Iago Garcia. No retorno, Gabriel Robe assumiu a liderança com 1:44.887, seguido por Bruno Bonifácio. Logo na sequência, Casagrande assumiu a ponta marcando 1:44.261, com Rimbano em segundo. A cinco minutos do fim, Felipe Baptista pulou para a segunda posição, a 0.106s de Casagrande. O carro #83 confirmou o melhor tempo, seguido por Felipe Baptista, Pietro Rimbano, João Gonçalves e Fabio Carbone. Mas o tempo de Casagrande acabou conferindo a pole ao carro #83 na média com o tempo registrado por Alceu Feldmann Neto no Q1, apenas 95 milésimos à frente da dupla Sadak Leite / Fabio Carbone.

O que eles disseram:

"O trabalho em grupo é sempre bom, a equipe está toda de parabéns, o Rafael fez uma super volta. Estou feliz com o resultado. Os stints serão puxados, vamos trabalhar no físico para aguentar o calor dentro do carro."

Lucas Salles

"O Lucas já foi muito bem na sessão dele, segundo tempo, o que torna a vida um pouco mais rápido. O foco era fazer a pole geral, foi nossa primeira depois de largar duas vezes em segundo. O gostinho de puxar a fila é muito bom."

Rafael Suzuki

"Em uma prova de Endurance, a corrida é sempre muito importante, por isso poupamos pneus durante todos os treinos e passamos um jogo de pneus novos hoje no treino com o Chico. O ritmo era muito bom com pneus velhos, então sabíamos que o carro era competitivo para brigar pela pole."

William Freire

"Hoje a pole foi um presente de aniversário para o William, estava pensando em qual poderia ser um bom presente e esse foi um dos melhores."

Francisco Horta

"Tivemos um probleminha no carro, foi um desespero, era para ter feito um pouquinho melhor, mas valeu a pena e vamos largar da pole da categoria amanhã."

Eduardo Menossi

"O mental ajuda, é uma situação que não podemos controlar e a equipe da Porsche entregou um carro reserva muito competente, vocês puderam ver pela volta. Estamos com uma estratégia boa de pneus e se manter fora das confusões da largada é fundamental para levar um troféu para casa."

Caio Collet

"Por mais que seja uma corrida longa e disputada do início ao fim, todos consideram quatro grandes corridas de sprint dentro de uma prova de Endurance, então sair na frente ajuda muito, principalmente para enxergar o farol, que aqui é um pouco complicado largado mais para o fundo. Vamos trabalhar para fazer uma boa corrida e somar bons pontos para o campeonato."

Marçal Müller

"O plano para amanhã é vencer a corrida. A vitória significa recuperar a liderança do campeonato e sabemos que ele é o objetivo maior, então largando da primeira fila é um objetivo bem mais possível de se conquistar."

Enzo Elias

"Estamos na luta, sem dúvidas. A gente honestamente esperava por mais performance, é, mas foi a classificação do Werner (Neugebauer) foi conturbada, com a bandeira vermelha. Mas é sempre um prazer colocar pneu novo e sair no limite desse carro, que é um limite bem gostoso. Minha volta foi boa, encontramos algumas dificuldades, mas foi bom. Largando em quarto, a gente tem uma boa perspectiva."

Rubens Barrichello

"Foi um quali conturbado. Não tivemos a performance que imaginávamos. Mas a gente conseguiu ainda salvar um quarto lugar. É uma boa posição para começar a corrida. Vamos trabalhar para amanhã."

Werner Neugebauer

"Foi um dia difícil para nós. Um dia com pouco tempo de pista e pouco pneu para andar também. Sofremos com uma quebra e problemas de freio também. O Fefo vinha em uma ótima volta, mas o problema de freio atrapalhou ele. A minha volta era boa, o carro estava bom, mas dei uma erradinha na última curva. Mesmo assim temos um bom potencial e a Porsche Cup vai fazer um ótimo trabalho para nos entregar um carro competitivo amanhã."

Dudu Barrichello

"Uma pena. Não quero ficar na situação do 'e se'. No ano passado foi igual, estava em uma ótima volta e o problema de freio deixa muito difícil parar o carro. Passei por cima de um bigode e quebrou o carro. O Dudu trouxe um bom resultado e no ano passado, largando de 14º a gente chegou em segundo. De sétimo a missão fica menos complicada."

Fefo Barrichello

"Estou muito contente, só tenho que dar parabéns para ele pela evolução que vem tendo. Falei para ele no início que era só ter cabeça e levar o carro até o final, com tudo o que a gente está mostrando para ele. E com certeza teríamos um grande resultado. Lá em Portugal ficamos muito felizes de estar lutando pela vitória na nossa categoria. Quando a gente chegou aqui, falamos: "não, vamos subir o sarrafo, tentar resultados bons no geral também". O primeiro objetivo foi cumprido, fizemos a pole position."

Gabriel Casagrande

"Mesmo com o resultado da pole, que é muito bom, acho que eu poderia ter ido melhor. Meu tempo no treino foi muito melhor do que eu consegui virar no quali. Errei um pouco, deu bandeira vermelha, dei azar. Mas estou muito feliz de fazer a pole aqui com o Gabriel (Casagrande)."

Alceu Feldmann Neto

Grid de largada para os 300 km de Termas de Río Hondo (média das duplas):

1 – #70. Lucas Salles e Rafael Suzuki – 1:42.907
2 – #544. Marçal Muller e Enzo Elias – 1:43.019
3 – #77. Francisco Horta e William Freire (S) – 1:43.204
4 – #8. Werner Neugebauer e Rubens Barrichello – 1:43.229
5 – #7. Miguel Paludo e Alan Hellmeister – 1:43.284
6 – #1. Alceu Feldmann e Guilherme Salas – 1:43.446
7 – #111. Fefo Barrichello e Dudu Barrichello – 1:43.497
8 – #888. Lineu Pires e Beto Gresse (S) – 1:43.538
9 – #88. Pedro Boesel e Ricardo Maurício – 1:43.568
10 – #85. Eduardo Menossi e Caio Collet (R) – 1:43.604
11 – #31. Marcos Regadas e Jeff Giassi (S) – 1:43.668
12 – #29. Rodrigo Mello e Thiago Camilo – 1:43.876
13 – #80. Rouman Ziemkiewicz e Nelson Piquet Jr. (S) – 1:43.883
14 – #3. Franco Giaffone e Cesar Ramos – 1:43.903
15 – #33. Bruno Campos e Nicolas Costa (R) – 1:43.931
16 – #199. Nelson Marcondes e Luiz Razia (S) – 1:43.932
17 – #100. Sebá Malucelli e Marcos Gomes (R) – 1:43.988
18 – #56. Peter Ferter e Diego Nunes (S) – 1:44.017
19 – #27. Josimar Junior e Sergio Ramalho (S) – 1:44.048
20 – #14. Carlos Campos e Tony Kanaan (S) – 1:44.191
21 – #25. Paulo Sousa e Galid Osman (R) – 1:44.311
22 – #12. Marco Pisani e Renan Guerra (R) – 1:44.440
23 – #15. Leonardo Sanchez e Átila Abreu (R) – 1:44.782
24 – #60. Ramon Alcaraz e Matheus Iorio (R) – 1:45.183
25 – #83. Alceu Feldmann Neto e Gabriel Casagrande (R) – 1:45.220
26 – #66. Sadak Leite e Fabio Carbone – 1:45.315
27 – #45. Matheus Roque e Felipe Baptista (S) – 1:45.582
28 – #23. Leonardo Herrmann e Vitor Baptista (S) – 1:45.934
29 – #44. Giuliano Bertuccelli e Pietro Rimbano (S) – 1:45.939
30 – #999. Cláudio Reina e João Gonçalves (R) – 1.45.980
31 – #74. Piero Cifali e Edu Guedes (R) – 1:46.151
32 – #808. Iago Garcia e Cecília Rabelo (R) – 1:46.185
33 – #38. Eric Santos e Gabriel Robe (R) – 1:46.208
34 – #2. Luiz Souza e Bruno Bonifácio (S) – 1:46.463
35 – #19. Luiz Landi e Tom Filho (R) – 1:46.750
36 – #72. Antonella Bassani e Leticia Bufoni (R) – 1:47.525
37 – #17. André Gaidzinski e Tiago Gonçalves (R) – 1:48.896

Em itálico: pilotos da classe Challenge
(S) Sport / (R) Rookie

Porsche Cup C6 Bank Endurance Challenge – Termas de Río Hondo, Argentina

Domingo, 22 de setembro:
13:00 – Corrida (63 voltas: 300km ou 2h30)

Sobre a Porsche Cup C6 Bank

Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

Notícias

Página inicial