Motor On Line
Notícias-

Copa Truck retorna ao Tarumã com curva que gera grande carga aos freios
Reportagem: Cleber Bernuci / Daniela Mitsueda
P1 Media Relations
Autódromo passa por reformas que aumentam a segurança e melhoram a infraestrutura. Sétima etapa promete disputas intensas, com destaque para a técnica e desafiadora Curva do Laço, que exige habilidade

A Copa Truck retorna ao Rio Grande do Sul para a sétima e antepenúltima etapa da temporada. O palco é o tradicional – e reformulado – autódromo de Tarumã, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre. A pista recebeu melhoras em estrutura e também reformas ampliando algumas áreas de escape, visando aumentar a segurança dos pilotos em pontos antes considerados críticos.

O tradicional e desafiador traçado de 3.016 metros é um dos que proporcionam as maiores médias de velocidade por volta entre os autódromos brasileiros. Junto de Cascavel, no Paraná, palco da etapa anterior, Tarumã forma a dupla de pistas mais rápidas do calendário da Copa Truck. No entanto, há um ponto específico que exige muito do sistema de freios – e, consequentemente, das pastilhas de freio Fras-le, desenvolvidas especialmente para a categoria: a curva 4. Nessa seção, os caminhões se aproximam a cerca de 170 km/h e, em uma frenagem brusca, reduzem para apenas 60 km/h em apenas quatro segundos, cobrindo uma distância de aproximadamente 130 metros.

“A pista de Tarumã é altamente veloz e técnica. Neste ano teremos algumas novidades, como as reformas e ampliação de algumas áreas de segurança, especialmente na curva 1. No entanto, as pastilhas de freio enfrentam uma carga muito alta na Curva do Laço: esta curva, em particular, demanda grande habilidade dos pilotos, que precisam equilibrar uma frenagem forte com a rápida retomada de velocidade,” explica Francisco Bisotto Jardim, engenheiro de aplicação da Fras-le.

“Esse tipo de pista faz com que os freios operem em temperaturas mais baixas do que em circuitos mais exigentes, o que torna o assentamento do material de atrito ao disco mais lento. Como resultado, a estabilização da força de frenagem aplicada pelo piloto demora mais. Por isso, ao contrário de outras etapas, os pilotos e equipes tendem a utilizar as pastilhas de freio por mais tempo, visando a melhor acomodação para os treinos classificatórios e a corrida,” aponta.

O campeonato da classe Pro tem a liderança de Felipe Giaffone, da Volkswagen, com 172 pontos, 25 pontos à frente de André Marques, o vice-líder que defende a mesma marca. Beto Monteiro vem em terceiro com 136 formando a trinca da VW. Em quarto lugar, Wellington Cirino, com os mesmos 136, e Danilo Dirani com 134, formando a dupla da Iveco que fecha os cinco primeiros da classificação geral. Na elite, liderança de Bia Figueiredo, da Mercedes-Benz, com 190 pontos, também 25 a mais que o vice-líder, Rodrigo Taborda. Djalma Pivetta é o terceiro com 147, três pontos a mais que Pedro Perdoncini. Pedro Paulo Fernandes fecha o top-5 com 121 pontos, empatado com Daniel Kelemen.

A Copa Truck tem transmissão ao vivo das duas corridas de domingo (1º) por Band, canais SporTV e na internet pelo portal HighSpeedTV e pelo canal oficial da categoria no YouTube.

Sobre a FRAS-LE:

A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.

Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2021, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos caminhões da Copa Truck.

Frasle Mobility

A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.

Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.

Frasle Mobility. Keep life in motion.

Notícias

Página inicial