Motor On Line
Notícias-

Stock Car: novo palco traçado de El Pinar arranca elogios os pilotos Mobil™
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Carsten Horst
Rubens e Dudu Barrichello enaltecem o layout da pista uruguaia, mas citam ondulações como ponto de atenção.

Em busca do melhor compromisso entre preservar a suspensão dos carros e achar frações de segundo capazes de fazer a diferença no quali, a dupla de pilotos Mobil™ encerrou o primeiro dia oficial de atividades da Stock Car no Uruguai.

Rubens e Dudu Barrichello aceleram pela primeira vez no desafiador circuito de El Pinar. O mais importante autódromo do país vizinho é o palco da antepenúltima etapa da temporada 2024 da maior categoria brasileira, em uma jornada um pouco diferente.

Além da pista inédita, o cronograma da etapa foi alterado no comparativo com as outras corridas do ano. As atividades de pista foram iniciadas na quinta-feira, com mais um treino e o quali na sexta e as duas corridas no sábado, com apenas quatro horas entre o pódio da primeira bateria e o início da segunda.

Nesse panorama, qualquer dano nos Toyota Corolla preparados pela equipe Full Time podem gerar grandes prejuízos na pontuação dos pilotos.

E, a julgar pelo primeiro contato com a pista, o risco de danos existe e não é pequeno.

Pai e filho destacaram as curvas técnicas de El Pinar, mas mencionaram também as severas ondulações do traçado. Dudu observou que seu carro tirou as quatro rodas do asfalto em duas ocasiões, enquanto Rubinho citou danos em componentes da suspensão verificados ao longo do dia.

Assim, a dupla fechou a jornada confiante, mas também com uma dose de precaução.

Dudu liderou seu grupo no shakedown e foi 22º no treino livre, amplamente dominado pelos carros da Chevrolet no primeiro dia. Rubens fechou o dia em 16º, rigorosamente empatado com Átila Abreu com a marca de 1:19.548 _oficialmente, o concorrente fechou o top15 por ter estabelecido seu tempo antes do bicampeão da categoria.

Nesta sexta-feira há mais um treino livre e o quali. As corridas são, ambas, no sábado, com a primeira largada às 9h.

A Band e os canais Sportv exibem a Stock Car, bem como os canais da categoria em mídias sociais.

O que eles disseram:

“A verdade é que o layout da pista é muito legal. É um traçado bastante desafiador. Mas por outro lado também muito, muito ondulado e isso é um ponto de atenção. Vimos alguns carros com quebras em componentes da suspensão. Então temos que decidir se conseguimos ir pelo lado mais rápido da pista ou se temos que tomar cuidado, porque no sábado são duas provas com intervalo bem curto de tempo entre elas. Hoje a chuva passou por aqui mas amanhã a previsão é de seco e acho que teremos uma condição melhor para todos evoluírem, com a melhora das condições de aderência da pista.”

Rubens Barrichello

“Gostei bastante da atmosfera aqui. Não é obviamente a estrutura de Interlagos, mas é uma pista de baixa velocidade e muito desafiadora. Tem inclusive uns ‘pulos’. Nosso carro em duas ocasiões ficou com as quatro rodas fora do chão, o que fica bom para as fotos. Mas é um pouco complicado e precisamos realmente ajustar. Tem uma sequência de chicanes, que começa à esquerda e depois para a direita, onde o piloto precisa ser preciso porque qualquer problema em uma curva compromete a posterior. Gostei muito da pista e do traçado, vai ser uma etapa um pouco difícil para conseguir ultrapassar, então é importante conseguir um bom quali amanhã.”

Dudu Barrichello

Cronograma – Stock Car – Etapa 10 – El Pinar, Canelones, Uruguai:

Sexta-feira, 25 de outubro:
10:00 – Treino Livre 2
14:05 – Classificação

Sábado, 26 de outubro:
09:00 – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
13:40 – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)

Notícias

Página inicial