Motor On Line
Notícias-

Stock Car: grande quali para Mobil™ Rubinho é 3º no grid corrida 1 e Dudu 4º na 2
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Carsten Horst
Dupla abre treino no Uruguai com dobradinha sob chuva no Q1, depois Rubinho fica a 0.049s do Q2 e Dudu fecha seu melhor classificatório da carreira em 4º.

Depois de todos os treinos livres em pista seca na desafiadora pista de El Pinar, o classificatório para a inédita prova da Stock Car no Uruguai aconteceu em pista molhada, condição em que a dupla Mobil™ mais uma vez mostrou toda sua competência. Dudu Barrichello fez seu melhor treino classificatório da vida, terminando em quarto. Rubens Barrichello foi décimo, posição que rende o terceiro posto na corrida 1.

Os Toyota Corolla preparados pela equipe Full Time acenderam no momento decisivo da décima etapa. Depois de sofrer um pouco com o melhor balanço para atacar os severos bumps da pista de 3.120m, mostraram excelente performance na chuva.

Antes da tomada de tempo, caiu a temperatura e choveu muito em El Pinar. Tanto que o início do treino foi atrasado em mais de 40 minutos. Quando a pista ficou viável para os carros da Stock Car, ainda sob forte chuva, todo o talento de Rubens Barrichello prevaleceu.

Dudu vinha na liderança de seu grupo no Q1 até a volta final, quando seu pai desbancou o #91 do topo da tela de cronometragem. A dupla encerrou esta fase do treino com dobradinha.

O segundo grupo pegou a pista em melhores condições, com a chuva diminuindo. E houve ainda uma longa bandeira vermelha durante a sessão.

Então os 20 mais rápidos da primeira fase do quali retornaram para o Q2, ainda com os carros todos equipados com pneus para piso molhado. Dudu foi o oitavo mais veloz, avançando mais uma vez para o Q3. Rubinho ficou em décimo, a 0.049s do tempo de corte para a disputa da pole. O resultado rende o terceiro posto na corrida da manhã deste sábado, em virtude da regra da inversão do grid.

A pista vinha melhorando, e alguns carros arriscaram usar pneus slick no Q3. Dudu foi um deles e a estratégia se mostrou acertada. Ele estabeleceu 1:22.964 em sua melhor tentativa, marca que rendeu o quarto lugar no grid da corrida 2, a que mais pontos distribui no fim de semana. Na primeira prova, o competidor do carro #91 parte em nono.

A programação tem início às 9h, com a segunda corrida marcada para 13h40. A Band, canais Sportv e canais da categoria em mídias sociais exibem as provas ao vivo.

Após nove etapas disputadas em 2024, Dudu Barrichello aparece em sétimo na pontuação. Rubens é 11º.

O que eles disseram:

“Muito bom nos reerguermos e fazer a melhor classificação da minha vida depois uma etapa tão difícil em Buenos Aires. Estou orgulhoso por todo o trabalho, na chuva o carro estava muito bom e agora no seco faltou um pouco de mim, do carro, mas não tínhamos carro para a pole. O piloto sempre quer mais, mas estou feliz com o resultado. A adaptação em uma pista nova não é fácil, temos que estudar as linhas, usar referência de outras pistas, mas estamos dando nosso máximo e vamos lutar até o fim.”

Dudu Barrichello

“Terminamos o dia em uma situação muito melhor do que começamos quando fizemos o treino livre, o carro estava difícil nas partes onduladas da pista, meu carro saltava mais do que o dos meus companheiros de equipe e apesar de vermos essa situação não conseguíamos resolver o problema. Na chuva deu uma igualada, foi muito bom fazer o melhor tempo do Q1, mas no Q2 passou a calibragem do pneu e eu não passei por muito pouco para o Q3 com o Dudu. Mas eu fiquei muito feliz que ele avançou na classificação e estou orgulhoso do desempenho dele. Eu fico emocionado de ainda poder lutar com esses jovens pilotos e ainda mais fazer P1 e P2 com o Dudu na primeira parte da sessão.”

Rubens Barrichello

Notícias

Página inicial