Motor On Line
Notícias-

Jaguar TCS terá Jamie e Lilou no teste para mulheres na Fórmula E
Reportagem: E. Brito / J. Santos / M. Moreira
Foto: Divulgação
Textual Comunicação
Jamie Chadwick é uma das maiores vencedoras do automobilismo.

A Jaguar TCS Racing anunciou nesta terça-feira, 29, que que Jamie Chadwick e Lilou Wadoux vão representar a equipe no teste oficial exclusivo para mulheres do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, em Valência, Espanha, em novembro.

A piloto britânica Jamie Chadwick, de 26 anos, já é conhecida no mundo dos veículos 100% elétricos, tendo conduzido para a Jaguar no teste de estreantes de Marrakech, Marrocos, em 2020.

Com 14 anos de carreira em corridas, Chadwick construiu um registro impressionante em pista. A estreia em corridas de monopostos foi em 2017, no BRDC British Formula 3 Championship e, em 2019, participou da 1ª temporada do campeonato feminino W Series.

Três vezes campeã invicta da W Series, terminou a temporada de 2022 com um total de 11 vitórias. Em agosto de 2022, Chadwick foi anunciada como piloto de testes da Andretti Autosport na Indy NXT e foi contratada como piloto para as temporadas de 2023 e 2024. Este ano, Chadwick se tornou a primeira mulher a vencer uma corrida da Indy NXT em 14 anos e terminou a temporada em 7º lugar.

A Jaguar TCS Racing também confirmou que Chadwick participará dos testes para novos pilotos da Fórmula E no E-Prix de Berlim, em 2025.

Piloto da Super GT será companheira de Chadwick

Além de Jamie Chadwick, a Jaguar TCS Racing em Valência estará a piloto de Super GT Lilou Wadoux, que começou a sua carreira de piloto no kart, aos 14 anos. Wadoux passou a competir em circuitos dois anos mais tarde, começando com campeonatos monomarca de carros de passeio.

Em novembro de 2021, Wadoux entrou nas corridas de Endurance com a equipe feminina LMP2 Richard Mille Racing Team e, em 2023, foi contratada como a primeira piloto de fábrica da Ferrari. Ela se tornou a primeira mulher a vencer no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) em qualquer classe, depois de vencer as 6 Horas de Spa-Francorchamps de 2023. Em 2024, Wadoux entrou na série japonesa Super GT e correu nas rondas de resistência do IMSA SportsCar Championship.

Chadwick e Wadoux pilotarão o Jaguar I-TYPE 7, representante da equipe para o modelo GEN3 Evo da Fórmula E, na sessão exclusiva para mulheres na tarde de quinta-feira, 7 de novembro, com uma pintura especial de teste.

Jamie Chadwick: "Estou muito entusiasmada por voltar a trabalhar com a Jaguar TCS Racing, uma equipa que tem tido muito sucesso recentemente, e por estar de volta ao mundo das corridas eléctricas. A Fórmula E é um campeonato tão empolgante e voltado para o futuro, que estou realmente ansiosa por testar o Jaguar I-TYPE 7. Será uma grande oportunidade para desenvolver a minha relação com a equipe, conhecer muitos outros pilotos talentosos e experimentar a tecnologia espantosa destes automóveis".

Lilou Wadoux: "Esta será a minha primeira vez num carro de Fórmula E e mal posso esperar por esta experiência. Este teste é uma oportunidade fantástica para me envolver no esporte, que é tão conhecido por inspirar as próximas gerações, e para envolver mais as mulheres nas corridas. Sou muito grata por esta oportunidade e estou ansiosa por me sentar ao volante do Jaguar I-TYPE 7".

James Barclay, diretor da equipe Jaguar TCS Racing: "É fantástico voltar a trabalhar com Jamie Chadwick e dar as boas-vindas a Lilou Wadoux à equipe. Ambas alcançaram resultados fantásticos nas suas carreiras até agora e eu e o time estamos ansiosos pelo que será um teste muito emocionante para a FIA Fórmula E. Não tenho dúvidas de que temos duas das melhores pilotos se juntando a nós".

"O teste constitui uma oportunidade importante para dar visibilidade a este grupo altamente talentoso de pilotos mulheres na categoria de topo dos carros elétricos. Estamos ansiosos por desenvolver a nossa relação com a Jamie, depois de termos testemunhado o seu fantástico sucesso na Série W e, recentemente, na Indy NXT. A Lilou vem ganhando força com alguns resultados impressionantes no WEC, IMSA e outras séries, por isso estou muito entusiasmado por trabalhar com ela pela primeira vez e vê-la se destacar na Fórmula E com todos aqui na Jaguar TCS Racing".

Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

Sobre a Jaguar TCS Racing:

A Jaguar regressou às corridas em outubro de 2016, tornando-se o primeiro fabricante de luxo a juntar-se ao Campeonato de Fórmula E da ABB FIA, totalmente elétrico.

Em 2024, a Jaguar TCS Racing venceu o Campeonato Mundial de Equipas de Fórmula E da ABB FIA, a primeira vitória da Jaguar no Campeonato Mundial desde 1991. A Jaguar também venceu o recém-criado Troféu do Fabricante com o I-TYPE 6 - o carro de corrida GEN3 de Fórmula E totalmente elétrico da Jaguar.

Os pilotos da Jaguar TCS Racing, Mitch Evans e Nick Cassidy, terminaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, no Campeonato do Mundo de Pilotos de 2024. Mitch e Nick voltarão a competir pela Jaguar TCS Racing na Temporada 11, quando a Fórmula E entra na era GEN3 Evo. Abrangendo as Temporadas 11 e 12, a GEN3 Evo verá mais avanços técnicos nos únicos carros de corrida totalmente elétricos com zero carbono líquido do mundo, incluindo novos grupos motopropulsores e a adoção da tração integral em determinadas fases de qualificação e corrida.

A Jaguar TCS Racing também confirmou um compromisso de longo prazo com o Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, assinando um contrato para participar da era GEN4, que terá início em 2026 e se estenderá pelas temporadas 13-16.

Para além do seu conceito totalmente elétrico, a Fórmula E é única no mundo dos desportos motorizados pela sua escolha de locais. No Campeonato Mundial de 2024/2025, muitos eventos terão lugar em circuitos de rua temporários no centro das principais cidades do mundo, incluindo São Paulo, Tóquio e Mônaco. Outros novos locais incluem Miami e Jeddah, com o final da temporada novamente definido para acontecer em um fim de semana de corrida dupla em Londres.

Como equipa oficial do fabricante na Fórmula E, a Jaguar TCS Racing concebe o seu próprio grupo propulsor, que inclui o motor, a transmissão, o inversor e a suspensão traseira. A Jaguar, através do seu parceiro técnico de longa data na Fórmula E, Fortescue WAE, fornecerá à Envision Racing o seu grupo propulsor para a era GEN3 Evo.

Para controlar os custos, o chassis em fibra de carbono e a bateria são componentes comuns e iguais para todas as onze equipas. Isto permite que a atenção se concentre no desenvolvimento de grupos motopropulsores eficientes e leves para veículos elétricos, que melhorarão o desempenho e a autonomia dos futuros veículos elétricos da JLR.

A Fórmula E continua a ser uma prioridade fundamental para a JLR e para a estratégia Reimagine da empresa. Sendo o principal campeonato mundial totalmente elétrico, a Fórmula E permite à equipa testar e desenvolver novas tecnologias de veículos elétricos num ambiente de elevado desempenho. Continua a ser o laboratório para a missão Race to Innovate da equipa, que verá aprendizagens Race to Road e Road to Race que ajudarão a moldar o futuro elétrico - um futuro pelo qual a Jaguar é apaixonada e ao qual se dedica em benefício da nossa sociedade, do panorama em mudança da mobilidade, da sustentabilidade e dos nossos clientes.

Através da nossa missão Race to Inspire, a Jaguar TCS Racing está empenhada em inspirar a geração futura, utilizando o programa de corridas para criar um impacto positivo no nosso planeta e nas comunidades em que corremos. Desde competir no primeiro carro de corrida com emissões líquidas de carbono do mundo até apoiar e formar a próxima geração de engenheiros e profissionais de desportos motorizados.

Notícias

Página inicial