Motor On Line
Notícias-

Motovelocidade: Donatti vence o GP Pirelli na categoria GP1000 em Goiânia
Reportagem: Grelak Comunicação
A dobradinha da equipe Castrol teve o argentino na ponta, com o brasileiro Joelsu Mitiko na segunda posição da sétima etapa do MOTO1000GP.

O fim de semana no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, começou perfeito para a equipe Castrol, que viu seus dois pilotos no pódio na sétima etapa do MOTO1000GP, válida pelo GP Pirelli de Motovelocidade. O argentino Agustin Donatti, seguido pelo brasileiro Joelsu Mitiko, com Mauriti Júnior, da equipe Cesar Barros Racing, conquistaram os troféus da primeira corrida da GP1000 na tarde deste sábado (9), na capital goiana.

Emocionado, Donatti comentou sua vitória antes de receber sua premiação. "Um sonho para mim, um sonho. Eu realmente não esperava, no meu primeiro ano nesta categoria tão disputada, conseguir uma vitória", comemorou. "Mas essa é uma vitória de todos da equipe, dos mecânicos que trabalharam muito, dos patrocinadores que acreditam no nosso trabalho e dos familiares que nos apoiam. Hoje foi bastante difícil por causa do clima, mas conseguimos", comemorou.

Já o brasileiro Mitiko falou sobre a corrida. "O clima hoje estava bastante desafiador. Foi muito complicado desde o começo, e eu tentei manter o ritmo já na largada. Mas o objetivo foi manter a equipe na ponta, andar com segurança e trazer esse resultado. Só tenho mesmo que agradecer ao nosso time, que se empenhou bastante", frisou.

O terceiro colocado, Mauriti Júnior, chegou ao seu terceiro pódio seguido na etapa de Goiânia. "Mais um pódio aí, mesmo com toda essa condição de pista. Verdade que largamos com pneus de chuva, e ainda na primeira volta a pista estava praticamente seca. A ideia foi mesmo se preservar, até para entender o que fazer. Depois da metade da corrida, buscamos manter muita cautela porque estava escorregando muito. Mas deu tudo certo", finalizou.

Nas outras categorias que compõem o grid, os vencedores da GP1000 Light foram Eduardo Marques, da Motobel Brothers, com Diego Hillel, piloto da Seubet Prt, em segundo e Wesley Lima, da Sport Plus Racing, em terceiro. Na categoria GP1000EVO, vitória de Júlio Fortunato, da Sport Plus Racing. Já na categoria GP1000 Máster, a vitória ficou com Luiz Ferraz, do Team Brasil.

Na pista

Theo Manna, da Camargo Bioleve Racing, largando em segundo, comentou sua estratégia antes da largada. "Agora chove em alguns pontos do circuito. Vamos ver o que vai acontecer, vamos acelerar", garantiu. "Não se tem um ajuste certo, está sendo um evento inédito e atípico para muitos hoje. Estamos com pneus de chuva, mas a pista está secando. Se isso acontecer, o pneu vai acabar em poucas voltas", explicou Mauriti Júnior.

Na primeira fila, Ramiro Gandola, da equipe Agem Racing, puxava a largada, seguido por Theo Manna e Mitiko. A disputa foi intensa desde a largada e, ao final da primeira volta, Agustin Donatti já aparecia na ponta, seguido de Joelsu Mitiko, Theo Manna e Gandola, que havia caído para o quarto lugar.

Na segunda volta, Donatti chegou a perder o traçado na curva, vendo Mitiko assumir a ponta. Gandola, que já vinha em segundo, viu Donatti, que buscava a recuperação, se aproximar após o susto. Na terceira volta, a briga argentina aumentou. Gandola e Donatti disputavam volta a volta, até que Gandola acabou sofrendo uma queda, abandonando a corrida. Theo Manna, que vinha atrás, assumiu o terceiro posto, com Mauriti Júnior na sua cola.

Ainda na sexta volta, das oito programadas, Mitiko se mantinha na ponta, com Donatti não dando descanso. Mauriti, na terceira colocação, seguido por Theo Manna, havia se desgarrado do terceiro pelotão. A sétima volta marcou a chegada argentina na liderança. Agustin Donatti superou Mitiko, cauteloso por causa dos pneus, para assumir a ponta. Assim, na última volta, bastou ao argentino acelerar forte para conquistar sua primeira vitória, com o brasileiro Mitiko celebrando ao seu lado na segunda colocação. Mauriti Júnior foi o terceiro a ver a bandeira quadriculada na tarde de tempo confuso na capital de Goiás.

O complemento da rodada dupla da GP1000 em Goiânia será neste domingo (10) às 12h05 com 15 voltas.

Moto1000GP – GP Pirelli - GP1000 / 1000 Light / 1000 Evo / 1000 Master
(Resultado deste sábado após oito voltas)

1º) Agustin Donatti (BMW/GP1000), Castrol
2º) Joelsu Mitiko (BMW/GP1000), Castrol
3º) Mauriti Jr (Ducati/GP1000), Cesar Barros Racing
4º) Theo Manna (Kawasaki/GP1000), Camargo Bioleve Racing
5º) Julio Fortunato (BMW/1000 EVO), Sport Plus Racing
6º) Gustavo Manso (Yamaha/GP1000), Castrol
7º) Eduardo Marques (Honda/1000 Light), Motobel Brothers
8º) Diego Hilel (Yamaha/1000 Light), Seubet Prt
9º) William Barros (1000 Light)
10º) Wesley Lima (BMW/1000 Light), Sport Plus Racing
11º) Luis Ferraz (BMW/1000 Master), Team Brasil
12º) Fernando Negão (Kawasaki/1000 Master), Lambreta Participações
13º) Mauro Passarino (BMW/GP1000), Bg Race Team
Não completou
Ramiro Gandola
Melhor Volta: Mitiko, na 8ª, com 151,203 km/h

GP600: Eduardo Burr domina primeira corrida no GP Pirelli

Piloto da equipe Cesar Barros Racing garantiu a vitória do GP Pirelli depois de uma corrida tranquila no Autódromo de Goiânia

O clima "arisco" de Goiânia foi um atrativo a mais na sétima etapa do MOTO1000GP, realizada na tarde de sábado, durante o final de semana do GP Pirelli. Na pista, a atenção redobrada dos pilotos não reduziu as disputas, e, na categoria GP600, Eduardo Burr conquistou a vitória. Após garantir a pole-position para a primeira corrida da categoria, o piloto, que representa as cores da equipe Cesar Barros Racing, venceu de ponta a ponta, assegurando o lugar mais alto do pódio.

Em segundo lugar ficou Gustavo Silveira, da equipe Pioneiro Motonil, que, apesar de ter largado em oitavo, conseguiu aplicar sua estratégia de corrida e alcançar o pódio. Fechando o primeiro pelotão, veio João Fascineli, da equipe Fascineli Racing.

Nas demais categorias que compõem o grid, destaque para os três pilotos da equipe PRT – Regis Santos, Flávio Trevizan e Marcos Kawasaki – que ocuparam as três primeiras posições da 600 Máster. Pela 600 Light, o vencedor foi Kik Tavares, da equipe Agem Racing.

O complemento da rodada dupla da GP600 em Goiânia será neste domingo (10) às 13h05 com 12 voltas.

Na pista

Pouco antes da largada, os pilotos comentaram as condições da pista para esta etapa do MOTO1000GP em Goiânia. "A pista está úmida, com trechos distintos ao longo do traçado. Isso exige mais cautela nas disputas. Mas a equipe fez um trabalho incrível com a moto e estamos com um ótimo acerto", destacou Eduardo Burr, o pole-position da etapa.

Para Gustavo Silveira, a corrida seria de recuperação após ter ficado de fora da Superpole. "A moto apresentou alguns problemas, e vou largar em oitavo. Mas meu objetivo e minha estratégia são estar entre os primeiros desde a primeira curva, para não perder o contato com os líderes", explicou.

Na largada, Eduardo Burr manteve a liderança e tentou abrir vantagem, enquanto Fascineli e Régis Santos disputavam o segundo posto. Ao final da primeira volta, Burr já se distanciava, com Fascineli retomando o segundo lugar, seguido por Pedro Valiente, Gustavo Silveira e Régis Santos.

Ainda na metade da prova, Burr chegou a abrir mais de 4 segundos em relação ao segundo colocado, Gustavo Silveira, que vinha seguido de perto, volta a volta, por João Fascineli. O paraguaio Pedro Valiente mantinha-se em quarto lugar.

Na última volta, enquanto Burr liderava tranquilamente a primeira corrida da categoria naquela tarde de sábado (9), Gustavo Silveira mantinha o segundo lugar, com Pedro Valiente e João Fascineli em seu encalço. Uma infeliz queda do paraguaio na última curva permitiu que Silveira concluísse em segundo, seguido de Fascineli, que garantiu o terceiro lugar.

GP300: prova sob investigação

A prova deste sábado, válida pelo GP Pirelli, foi realizada no início da tarde, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). O resultado está sob investigação pela direção de provas, pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e será julgado após o fim das atividades de pista.

O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Motul, Pirelli e LS2, e o apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Notícias

Página inicial