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Hypercar e LMGT3 / como formato FIA WEC se tornou sucesso entre marcas
Reportagem: Cleber Bernuci / Caio Scafuro
Foto: DPPI
Comunicação Rolex 6 Horas de São Paulo
Com grid cheio, campeonato mundial passa por "era de ouro" com popularidade crescendo e investimento de montadoras.

O FIA WEC (World Endurance Championship) desembarca no Brasil daqui pouco mais de uma semana, nos dias 11, 12 e 13 de julho, para sua etapa exclusiva na América do Sul. O Rolex 6 Horas de São Paulo promete entregar emoções e duelos em alta velocidade a exemplo do último ano, com um formato de disputa de duas corridas em uma que se tornou um sucesso entre os fãs de automobilismo e chamou a atenção de diversas marcas do mundo automotivo.

No Brasil, 36 carros dividirão a pista: 18 carros da Hypercar e outros 18 carros da categoria LMGT3. Eles competirão em uma prova de 6 horas de duração que terá, além da 'briga' acirrada dentro de cada categoria, os desafios do tráfego com as diferenças de velocidade entre os carros de cada classe. E tudo isso no seletivo traçado de Interlagos, que com seus 4.309 metros é o mais curto da temporada.

Com uma velocidade máxima de cerca 340 km/h, os Hypercars costumam ter uma vantagem de em média 50 km/h frente aos LMGT3. Mas o que são as duas categorias e por que o FIA WEC atravessa um momento tão bom?

Mais que super, Hypercars

Visando um conjunto de regras que fizesse sentido para atrair cada vez mais montadoras no campeonato, o FIA WEC definiu um regulamento técnico que tornasse a produção dos carros de sua classe principal mais sustentável economicamente - o que, de fato, atraiu mais montadoras. Desta forma, o conceito da antiga categoria LMP1, em que não havia limites de desenvolvimento e, por isso, com orçamentos que subiam a cada ano, foi reformulado e trazido o bem-sucedido conjunto de regras da Hypercar – tendo como foco a eficiência, o controle de custos e a redução de emissões, garantindo a chance de os modelos poderem ser comercializados, se uma montadora assim desejar.

Desta forma, cada uma das montadoras deve optar por um de dois caminhos: criar um carro do zero (designado de Le Mans Hypercar, ou LMH) ou escolher um chassi de uma de quatro fornecedoras do mundial e desenvolver seu motor a combustão (Le Mans Daytona-h ou LMDh). Com sistema híbrido e câmbio padronizados, a LMDh foi criada para unificar os regulamentos do FIA WEC e do IMSA – campeonato de endurance dos Estados Unidos -, aumentando. assim, o número de carros no grid.

Atualmente no FIA WEC, as marcas que correm com modelos LMH são Ferrari, Toyota, Peugeot e Aston Martin. Já as que competem com carros LMDh são Porsche, BMW, Cadillac e Alpine – com chegadas já anunciadas de Genesis (2026), McLaren (2027) e Ford (2027) sob este conjunto de regras.

Tanto para LMH quanto para LMDh o uso de diferentes tipos de motor é liberado. Desta forma, os propulsores a combustão vão do V6 biturbo, passando pelo V8 biturbo e chegando a até motores aspirados, como o V8 da Cadillac e o V12 sem sistema híbrido do Valkyrie, da Aston Martin. Cada motor tem 680 cv e cada carro tem 1.030 kg de peso mínimo.

LMGT3, os carros de sonho

Também em busca de trazer mais montadoras e carros para o campeonato, o FIA WEC oficializou em 2024 a chegada dos GT3 – ou seja, supercarros de GT legalizados para vias públicas preparados para competir. Entre os parâmetros da categoria estão peso entre 1.200 kg e 1.300 kg e potência entre 500 e 600 cv.

Além disso, para a homologação dos carros, as marcas devem produzir pelo menos dez unidades por ano de cada modelo para colocar à venda no mercado.

BoP: como equilibrar desempenhos

A fim de fazer com que as corridas sejam competitivas durante toda a temporada, o FIA WEC possui parâmetros para fazer um balanceamento de performance, chamado também de 'BoP'. A organização do campeonato entende pontos positivos e negativos de cada carro, e ajusta parâmetros como peso, potência e aerodinâmica para compensar as diferenças entre os projetos dos carros.

Isso garante que uma montadora não domine o campeonato, e que sempre haja disputa nas corridas do mundial, garantindo que o projeto mais efetivo e confiável em todas as condições possa sobressair ao fim do campeonato.

E tem mais: independentemente da categoria, no FIA WEC também existe uma equalização entre as tripulações de pilotos: o campeonato exige que um dos pilotos do trio tenha classificação bronze – ou seja, possua menor experiência e/ou resultados no automobilismo – e que outro seja prata ou bronze. O terceiro piloto do trio é o único que tem classificação liberada, podendo ser ouro ou platina.

Este é o mundial que o fã brasileiro encontrará no Rolex 6 Horas de São Paulo de 11 a 13 de julho, que vem a cada ano crescendo por privilegiar belos duelos e corridas próximas dentro da pista.

E os ingressos podem ser comprados pelo site oficial do Rolex 6 Horas de São Paulo.

Sobre o Rolex 6 Horas de São Paulo:

De 11 a 13 de julho de 2025, o Autódromo de Interlagos recebe a 5ª etapa do FIA World Endurance Championship (WEC): o Rolex 6 Horas de São Paulo. Com 13 montadoras e 36 carros no grid, o campeonato é referência do automobilismo mundial, reunindo alta performance, inovação e grandes nomes das pistas. Além da disputa das 6 horas de São Paulo, o evento oferece uma programação completa, com uma Fan Zone inclusa para todos os ingressos, incluindo shows ao vivo, com curadoria da 89 FM a Rádio Rock.

Sobre o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA

O FIA WEC é o principal campeonato do automobilismo mundial, oferecendo aos fabricantes de automóveis uma relevância real para os avanços no design de carros de produção e na tecnologia, desempenho e segurança de crossovers. Regulamentações fortes e estáveis permitem protótipos esportivos complexos, mas bonitos, com o que há de mais moderno em tecnologia híbrida, fornecedores independentes de chassis e motores competindo nos mais altos níveis, e as principais marcas de carros de luxo do mundo enfrentando-se nas pistas.

O FIA WEC oferece às equipes, pilotos, parceiros e partes interessadas um palco único para competir nos principais circuitos de corrida em todo o mundo. Classificado ao lado das Olimpíadas, do Super Bowl e da Copa do Mundo de Futebol, a pedra angular do WEC continua sendo um dos maiores eventos esportivos do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Disputado em oito etapas na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e Oriente Médio, o campeonato reúne corridas de distâncias variadas, desde as mais curtas, com 6 horas, até a mais longa, com 24 horas.

Calendário FIA WEC 2025

21/22 de fevereiro de 2025 Prólogo Oficial (CAT)
28 de fevereiro de 2025 Qatar Airways Catar 1812 km (CAT)
20 de abril de 2025 6 Horas de Imola (ITA)
10 de maio de 2025 TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps (BEL)
14/15 de junho de 2025 24 Horas de Le Mans (FRA)
13 de julho de 2025 Rolex 6 Horas de São Paulo (BRA)
7 de setembro de 2025 Lone Star Le Mans (COTA) (EUA)
28 de setembro de 2025 6 Horas de Fuji (JPN)
8 de novembro de 2025 Bapco Energies 8 Horas do Bahrein (BAH)

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