Motor On Line
Notícias-

Kart: Capela compete em Bombarral como preparação para final Rotax 2025
Reportagem: Kako Marques
Foto: Filipe Cairrão
KMCom
Piloto de Beja, atual líder da categoria Mini Max, usa a etapa do Português de Karting para se familiarizar com o traçado da final Rotax.

Com um calendário repleto de compromissos na temporada, o piloto português Vicente Capela (Patrocinador: Interkrarn / Equipa: Junior Racing Team / Coach-mecânico: Adrian Vaz / Chassi FA), natural de Beja, entra na pista neste fim de semana para a etapa de Bombarral do Campeonato de Portugal de Karting 2025. O kartista utilizará esta competição como preparação estratégica para a grande final do Campeonato de Portugal ROTAX 2025, marcada para os dias 27 e 28 de setembro.

As provas serão disputadas neste sábado (6) e domingo (7) no Kartódromo Internacional da Região Oeste, em Bombarral. Vicente competirá na categoria X30 Mini, equipada com motores IAME, numa oportunidade única de se familiarizar com as características técnicas do traçado antes do evento decisivo da temporada ROTAX.

Esta será a última oportunidade de Capela pilotar neste circuito antes da final do Campeonato de Portugal ROTAX 2025. O piloto não poderá participar dos treinos oficiais da ROTAX em Bombarral, na semana anterior à decisão, devido a compromissos internacionais que o levarão para fora do país.

"Não vou conseguir estar nos treinos da ROTAX em Bombarral na semana antes da final. Por isso, vamos usar esta competição como uma preparação muito importante para mim", explica Vicente Capela.

A ausência do piloto português aos treinos da ROTAX deve-se ao seu compromisso de representar Portugal nos dias 19, 20 e 21 de setembro, na quarta etapa do Champions of the Future - Academy Program. Esta competição internacional será disputada no Slovakia Ring, na Eslováquia, onde Vicente defenderá as cores nacionais.

Capela esteve na semana passada precisamente na Eslováquia, realizando treinos de preparação no mesmo circuito onde competirá pelo Champions of the Future. O piloto português tem se destacado como um dos principais nomes da categoria Mini 60 nesta competição internacional, inclusive conquistando o pódio na terceira colocação durante a etapa disputada em Valência, na Espanha.

"Tenho feito boas provas na minha categoria no Champions of the Future e não posso faltar à prova da Eslováquia. Mas na semana seguinte já vou estar de volta para a prova da ROTAX", garante Vicente.

O piloto de Beja vai chegar a Bombarral na liderança da categoria ROTAX Mini Max, com um total de 564 pontos somados nas quatro etapas disputadas até aqui. Esta posição no campeonato reforça a importância desta preparação em território nacional antes da decisão final.

A final do Campeonato de Portugal ROTAX 2025 acontecerá apenas no final do mês, mas nesta semana toda a concentração de Vicente Capela está voltada para Bombarral e sua participação no Campeonato de Portugal de Karting. O foco estratégico demonstra a seriedade com que o piloto enxerga cada oportunidade de aprimoramento.

"O objetivo principal é me preparar bem para a final da ROTAX, mas quando entro na pista, meu pensamento é sempre fazer o melhor possível para chegar na frente", revela Vicente Capela.

A programação deste sábado no Campeonato de Portugal de Karting 2025 prevê duas sessões de treinos livres oficiais, seguidas pelo treino cronometrado às 15h55 e pela manga de qualificação às 18h10. O dia será encerrado com a Corrida 1, marcada para às 20h10. No domingo, haverá o segundo treino cronometrado às 14h10, a manga de qualificação às 15h20 e a segunda corrida às 14h05, todos os horários no fuso de Brasília.

As corridas Capela e toda a programação em Bombarral serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting no YouTube.

Ligação com o Brasil

Vicente Capela é bisneto de brasileiro. O "vô Sebastião" era carioca do Rio de Janeiro, serviu como mergulhador na marinha portuguesa durante o século passado. Elo entre Brasil e Portugal através destas gerações. Vicente deseja, no futuro, disputar competições no país natal de seu bisavô.

Notícias

Página inicial