Motor On Line
Notícias-

Motovelocidade: Pirelli supermacio para a Moto2™ volta à ação em Misano
Reportagem: Néctar Comunicação
Após sua estreia no GP da Áustria, os pilotos da Moto2™ reencontrarão a especificação E0126 em composto supermacio, que se juntará ao já muito popular E0125 macio.

· No GP de San Marino e da Riviera de Rimini, a especificação supermacia traseira E0126 volta à ação para a Moto2. Ela fez sua estreia no GP da Áustria e não foi mais utilizada desde então, embora no Campeonato Mundial de Superbike tenha sido levada a várias etapas e recebido a aprovação dos pilotos. Essa nova solução utiliza o mesmo composto de sua contraparte padrão, o SCX, enquanto a estrutura é a mesma já presente no E0125. Esta última solução, que os pilotos terão como segunda alternativa para o pneu traseiro, conta com um composto macio e tem sido muito apreciada e utilizada pelos pilotos nos últimos GPs.

· Enquanto a Moto2 poderá contar com duas soluções de desenvolvimento para o pneu traseiro, na Moto3™ os pilotos encontrarão a alocação padrão composta pelo SC1 macio e pelo SC2 médio. As opções traseiras, tanto na Moto2 quanto na Moto3, podem ser combinadas com duas alternativas para a dianteira: o SC1 macio e o SC2 médio, ambos padrão.

· Em 2024, o circuito de Misano sediou dois GPs consecutivos. Em ambos os casos, todos os pilotos da Moto2 na corrida usaram pneus dianteiros no composto SC1, enquanto na traseira foi utilizada a especificação D0640, ou seja, o atual SC0 padrão. Já na Moto3, prevaleceram as soluções macias em composto SC1, tanto na dianteira quanto na traseira.

Giorgio Barbier - Motorcycle Racing Director

Neste ano, para Misano, os pilotos da Moto2 terão um pneu traseiro ainda mais macio.

"No ano passado, Misano recebeu dois GPs consecutivos e, em ambos os casos, os pilotos da Moto2 utilizaram o pneu traseiro na especificação D0640, que mais tarde se tornaria o atual SC0 macio padrão. Este ano, porém, eles terão duas alternativas que, com base no que se viu até agora, deverão ser ainda mais eficazes: de um lado, o macio E0125 de desenvolvimento, protagonista indiscutível de quase todas as últimas corridas; do outro, uma opção ainda mais macia, ou seja, o SCX de desenvolvimento na especificação E0126, que estreou com sucesso na Áustria e já foi amplamente utilizada pelos pilotos do Mundial de Superbike com ótimos resultados.

Ambas essas soluções de desenvolvimento compartilham a mesma estrutura, portanto o único elemento de distinção está justamente na composição. Será interessante ver como elas irão performar neste traçado e qual das duas conquistará as preferências dos pilotos. No papel, o supermacio deve oferecer mais aderência e ser favorecido em caso de temperaturas mais altas, enquanto, se esfriar, o E0125 poderá ser a escolha mais indicada.

Na Moto3™, os pneus são os mesmos da alocação de 2024, mas pilotos e equipes têm um ano a mais de experiência com nossos pneus e as motos também mudaram um pouco. Veremos se conseguirão melhorar em relação à temporada passada."

Notícias

Página inicial