Motor On Line
Notícias-

Os 1000km de Suzuka estão de volta no International GT Challenge
Reportagem: Néctar Comunicação

Após as espetaculares corridas europeias de 24 horas em Nürburgring e Spa, o Intercontinental GT Challenge retorna entre 12 e 14 de setembro ao Japão para os 1000 km de Suzuka. Como penúltima etapa da temporada, este evento pode ser decisivo para a conquista do título.

Mais de 30 carros irão competir no icônico circuito de 5,8 quilômetros na província de Mie, que será percorrido em 170 voltas. No entanto, todas as atenções estarão voltadas para os BMWs de Augusto Farfus e Kelvin van der Linde. Unidos sob a mesma equipe, WRT, eles estão separados por apenas dois pontos na classificação pelo título da temporada, restando apenas a corrida de Indianápolis depois de Suzuka.

Os grandes desafios dos 1000 km de Suzuka estão na configuração única em formato de "8" do traçado. Com trechos no sentido horário e anti-horário, ele testa igualmente o equilíbrio do carro e os dois lados dos pneus. Além disso, a pista estreita combina trechos técnicos e sinuosos com curvas rápidas, que juntos submetem os pneus a um estresse contínuo. Para agravar a situação, estão previstas temperaturas tipicamente elevadas para o fim de semana de 14 de setembro, além das condições climáticas variáveis caracterizadas por chuvas frequentes.

"O retorno dos 1000 km de Suzuka ao calendário após cinco anos de ausência não poderia acontecer sob melhores auspícios para o espetáculo" afirmou Matteo Braga, gerente de atividades em pista da Pirelli. "Não apenas testemunharemos uma disputa que pode ser decisiva para o título do Intercontinental GT Challenge, mas também teremos a chance de observar as equipes e pilotos locais, tanto na corrida principal quanto na Japan Cup, que mostraram crescimento significativo e consistente nos últimos anos. As características do circuito e o formato da corrida exigem uma estratégia de gerenciamento de pneus particularmente cuidadosa."

Os pneus para os 1000 km

Todos os carros inscritos no IGTC e na Japan Cup terão acesso aos novos pneus P Zero DHG, que estrearam este ano em todas as categorias e campeonatos de GT, incluindo o GTWC Asia e a própria Japan Cup. O novo P Zero sucede e mantém as principais características do DHF. Ao longo de seus três anos de serviço, o DHF foi amplamente elogiado por equipes e pilotos por sua versatilidade e confiabilidade em todas as condições, além de ter fornecido uma base sólida para o desenvolvimento do sistema Balance of Performance (BoP) da SRO.

As principais inovações do novo P Zero, que equipa a categoria GT principal, dizem respeito aos materiais. Toda a gama de linha para carros GT carrega o selo do Forest Stewardship Council™ (FSC™)¹. Isso indica que toda a borracha natural utilizada nos pneus² vem de plantações geridas de forma a garantir a biodiversidade, além de beneficiar as pessoas que vivem e trabalham nessas áreas. Esse rigoroso processo de certificação FSC™ garante que todo o material certificado seja mantido separado daquele que não é certificado em toda a cadeia de fornecimento, desde a plantação até o fabricante do pneu.

1. Os pneus Pirelli (FSC™N003618) são certificados pelo FSC™ como MIX Natural Rubber. Isso mostra que eles são fabricados a partir de uma combinação de borracha natural e sintética, em conformidade com o FSC™ ADVICE-40-004-15.
2. O equivalente a 17% do peso total do pneu.

Notícias

Página inicial