Motor On Line
Notícias-

Sul-americanos fazem história no FIA TCR World Tour na Austrália
Reportagem: Imprensa TCR South America Banco BRB

O automobilismo sul-americano escreveu uma página histórica no conceito TCR durante o último fim de semana. Palco da quinta etapa da temporada 2025 do Kumho FIA TCR World Tour, o circuito australiano de Tailem Blend viu três pilotos argentinos formando o pódio no Mundial da franquia pela primeira vez. Néstor Girolami triunfou na segunda prova da rodada com o Hyundai Elantra N e teve ao seu lado os compatriotas Esteban Guerrieri e Ignacio Montenegro — campeão do TCR South America Banco BRB em 2023 —, ambos pilotando modelos Honda Civic Type R FL5.

A conquista de pilotos da América do Sul no FIA TCR World Tour reflete o sucesso do conceito TCR no continente como um todo. Experientes, Girolami e Guerrieri sustentam trajetória bem-sucedida nos carros de turismo há muitas temporadas e vêm elevando a bandeira da Argentina ao mais alto patamar do automobilismo no mundo.

Bastante jovem, com apenas 20 anos, "Nacho" Montenegro chegou neste ano ao grid do FIA TCR World Tour depois de trilhar caminho de glória em certames regionais e continentais da franquia. Com início da sua trajetória em 2022, o argentino conquistou o título do certame sul-americano na temporada seguinte e partiu em direção ao Velho Mundo, onde foi campeão do TCR Espanha antes de dar o grande passo em direção ao grid do Mundial do conceito.

Na Austrália, Montenegro marcou seu segundo pódio no campeonato, repetindo o terceiro lugar obtido na Corrida 2 da etapa de Vila Real, em Portugal.

Com cinco etapas disputadas e outras três a realizar, o melhor sul-americano no campeonato é Esteban Guerrieri, que soma 260 pontos e ocupa a vice-liderança da temporada. A liderança na tabela é do francês Yann Ehrlacher, terceiro colocado na primeira prova na Austrália. Néstor Girolami é o sexto, com 183 tentos, seguido imediatamente por Montenegro, com 182.

Outro sul-americano bem posicionado no campeonato é o uruguaio Santiago Urrutia. Referência no Mundial e prestes a completar 100 corridas no FIA TCR World Tour, o piloto está em quarto na tabela e soma 225 pontos a bordo do Lynk & Co. 03 da Cyan Racing.

A caminho da reta final da temporada, o FIA TCR World Tour acelera novamente com a sexta etapa do campeonato, que será disputada entre 18 e 19 de outubro em Inje Speedium, na Coreia do Sul.

O que disseram os pilotos

Néstor Girolami: "Tudo se resumiu à largada. Tive de assumir riscos. Esteban [Guerrieri] me respeitou muito, e isso abriu a corrida para mim. Usei as primeiras cinco ou seis voltas para abrir vantagem, e depois só consegui administrar a gestão dos pneus. Foi muito exigente. O carro se comportou de forma fantástica neste fim de semana. Lutamos muito no começo do ano. O México foi terrível; Vila Real, idem. Ainda estamos bem atrás no campeonato, mas o objetivo agora é encarar corrida por corrida. A Coreia será muito importante para nós".

Esteban Guerrieri: "Foi muito bom. Um ótimo fim de semana na Austrália. Do ponto de vista da equipe, um duplo pódio é muito importante, estamos muito felizes. Para nós, o objetivo é seguir somando pontos e, quem sabe, chegar a Macau com chances de título".

Ignacio Montenegro: "Estou muito feliz! Foi um resultado fantástico para mim e para a equipe. A largada foi difícil, mas depois a corrida foi boa. Voltar ao pódio significa muito. Tenho trabalhado muito na minha mentalidade durante o verão, em como realmente me concentrar na competição. E parece que está dando resultado".

Notícias

Página inicial