Motor On Line
Notícias-

Motovelocidade: Pirelli conclui 1º teste de pneus da MotoGP™ em Misano
Reportagem: Néctar Comunicação
Para o teste, foram utilizadas as motos atuais com os dispositivos de altura de condução desativados e, em alguns casos, com a aerodinâmica modificada e ajustada para simular a configuração das máquin

A Pirelli concluiu os testes iniciais com seu primeiro protótipo de pneus para a MotoGP. A companhia, que será a fornecedora exclusiva da categoria principal a partir de 2027, submeteu os pneus à avaliação dos pilotos das equipes de teste dos cinco fabricantes que participam do Campeonato Mundial: Augusto Fernandez pela Yamaha, Daniel Pedrosa pela KTM, Takaaki Nakagami pela Honda, Lorenzo Savadori pela Aprilia e Michele Pirro pela Ducati.

O objetivo deste primeiro teste, que ocorreu hoje no Circuito Mundial de Misano Marco Simoncelli em condições meteorológicas predominantemente ensolaradas e pista seca, com temperaturas do asfalto entre 25°C e 43°C, foi obter feedback para continuar o desenvolvimento e o processo de definição das características dos pneus dianteiros e traseiros que serão utilizados na MotoGP.

A Pirelli organizou e definiu os parâmetros e o plano de execução do teste em acordo com os fabricantes e disponibilizou sete conjuntos de pneus para cada equipe, em duas versões diferentes para a dianteira e três para a traseira, nas medidas atualmente utilizadas na MotoGP, ou seja, 17 polegadas de diâmetro para aros. com largura de 4" na dianteira e 6,25" na traseira. Os novos pneus Pirelli, conforme exigido pelo regulamento, foram testados com as motos que estão competindo na temporada atual, com dispositivos de altura de condução desativados e, em alguns casos, desajustados, e com alterações aerodinâmicas apropriadas para torná-las o mais semelhantes possível em termos de características e performance à configuração das novas motos de 850cc, que serão utilizadas na nova era do Campeonato Mundial a partir de 2027.

Os pneus Pirelli para a MotoGP serão produzidos na fábrica da empresa em Breuberg, na Alemanha, a mesma que produz todos os pneus radiais de corrida para motocicletas e alguns dos modelos de maior sucesso para uso em estradas. A escolha é motivada pelo fato de que a Pirelli pretende aplicar à MotoGP a filosofia básica que orientou todo o desenvolvimento dos pneus para motocicletas de corrida produzidos pela empresa nas últimas décadas, ou seja, utilizar as tecnologias e os processos de produção já existentes em favor da sustentabilidade do projeto da MotoGP, da qualidade do produto e da facilidade de transferência da tecnologia e da experiência adquirida na principal competição de motocicletas para produtos destinados ao uso nas ruas.

Giorgio Barbier, Diretor de Competições de Moto da Pirelli, afirmou: "O teste em Misano foi o primeiro passo em nosso retorno ao Campeonato Mundial, e estamos muito satisfeitos tanto com a excelente relação de trabalho que foi estabelecida entre nossos engenheiros e todas as equipes e pilotos dos times de teste quanto com a performance dos pneus. O teste decorreu conforme o plano previsto, que também incluiu uma simulação de corrida Sprint, e os primeiro feedback é muito encorajador – este teste gerou muitos dados que serão analisados para continuarmos nosso trabalho de desenvolvimento dos pneus Pirelli MotoGP. As características mais apreciadas são, definitivamente, a aderência, a velocidade de aquecimento e a confiabilidade. Decidimos abordar a MotoGP com a mesma filosofia que sempre nos distinguiu nas corridas de motovelocidade: os pneus terão de ser dedicados exclusivamente à categoria principal, porque é isso que o regulamento exige. Também queremos explorar as tecnologias e processos consolidados ao longo de anos de produção com o triplo objetivo de tornar nossa participação neste campeonato um exemplo virtuoso de sustentabilidade no motorsport, oferecendo uma construção de qualidade e homogênea do produto e por último, mas não menos importante, transferindo mais diretamente as tecnologias e o know-how que desenvolveremos na MotoGP para pneus destinados ao uso em estradas, para o benefício dos motociclistas ao redor do mundo".

O acordo de cinco anos firmado com a Dorna prevê, além do fornecimento para a MotoGP, a prorrogação até 2031 do contrato já em vigor para os Campeonatos Mundiais de Moto2™ e Moto3™ da FIM, considerados a mais importante forja de talentos da motovelocidade mundial, e para as copas de talentos que fazem parte do Road to MotoGP™, a iniciativa global que identifica as competições e programas para jovens pilotos que a MotoGP apoia em todo o mundo. O objetivo: aumentar a acessibilidade e a igualdade de oportunidades. A Pirelli, pelo mesmo período de cinco anos, seguirá como a fornecedora oficial e exclusiva de pneus para todas as categorias do Campeonato Mundial JuniorGP FIM, Idemitsu Asia Talent Cup, Northern Talent Cup, Red Bull MotoGP Rookies Cup e MiniGP World Series FIM.

Com o fornecimento para Moto2 e Moto3 desde 2024 e agora também para a principal competição mundial de protótipos de motovelocidade em pista, a Pirelli se torna a primeira fabricante de pneus a fornecer para todas as categorias do Campeonato Mundial e para as mais prestigiadas competições mundiais de motovelocidade.

Este contrato de fornecimento exclusivo coroa o compromisso da Pirelli com as corridas de motocicletas e, de maneira mais geral, com os esportes a motor, nos quais o grupo italiano está envolvido desde 1907, ano em que venceu a corrida Paris-Pequim. O motorsport faz parte do DNA da Pirelli e sempre desempenhou um papel fundamental na estratégia da empresa. Hoje, a Pirelli fornece pneus para mais de 350 campeonatos, tanto de duas como de quatro rodas, e tem mais de vinte anos de experiência como fornecedor exclusivo para todas as classes do Campeonato Mundial de Superbike da FIM. A Pirelli também participa do Campeonato Mundial de Motocross da FIM há décadas, com um cartel de 82 títulos mundiais, e é Parceira Global de Pneus do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA™ desde 2011, além de fornecedora da Fórmula 2 da FIA, Fórmula 3 da FIA, Campeonato Europeu Regional de Fórmula da Alpine, GT World Challenge e várias outras categorias nacionais.

Notícias

Página inicial