Motor On Line
Notícias-

Motovelocidade: GP Jerez / Pirelli pronta para final do WorldSBK em Jerez
Reportagem: Néctar Comunicação
A etapa espanhola contará com a mesma alocação de pneus utilizada no fim de semana passado em Estoril, incluindo as novas soluções de desenvolvimento para os pneus dianteiro e traseiro.

• Com a etapa espanhola, programada para os dias 17 a 19 de outubro no circuito de Jerez de la Frontera, o Campeonato Mundial de Superbike FIM 2025 chega ao fim e coroará o novo campeão mundial do WorldSBK. Para esta ocasião, a Pirelli apostará nas mesmas especificações introduzidas no fim de semana passado em Estoril, incluindo os novos pneus de desenvolvimento: dianteiro E0672 e traseiros E0126 e E0479.

• Os pilotos de WorldSBK terão três opções de pneus dianteiros: o duro SC2 e duas versões do médio SC1, a versão padrão e a especificação de desenvolvimento E0672. Esta última estreou no fim de semana passado em Estoril, onde foi bem recebida e amplamente utilizada nas corridas. Foi desenvolvida com o objetivo de melhorar a estabilidade nas frenagens e nas entradas de curva, graças a uma nova estrutura que oferece maior suporte.

• Para o traseiro, o macio SC0 será a opção mais resistente ao desgaste, acompanhado do já conhecido supermacio de desenvolvimento SCX na especificação E0126, e do mais recente extramacio de desenvolvimento SCQ na especificação E0479, que estreou em Misano e estará disponível apenas para os treinos livres, classificação e a Superpole Race.

• A categoria WorldSSP também contará com a mesma alocação de pneus utilizada em Portugal, com SC1 e SC2 disponíveis para o dianteiro e SCX e SC0 para o traseiro.

Em Jerez, avaliaremos o resultado do trabalho de desenvolvimento realizado nesta temporada.

"Nesta temporada, introduzimos várias inovações que afetaram grande parte da gama, especialmente as opções traseiras. A nova estrutura aplicada aos compostos SC0 e SCX trouxe retornos muito positivos, a ponto de suas respectivas versões de desenvolvimento, E0125 e E0126, estarem entre as mais utilizadas nas etapas em que foram disponibilizadas. Isso nos permitiu coletar dados importantes ao longo da temporada, e na rodada final em Jerez poderemos avaliar o trabalho realizado e os resultados alcançados. Na Espanha, estamos levando novamente o supermacio E0126 porque acreditamos que ele pode se adaptar muito bem às características do circuito e, ao mesmo tempo, queremos garantir continuidade entre as especificações traseiras usadas nesta etapa e na anterior, em Estoril, também para apoiar o trabalho de teste da nova solução dianteira de desenvolvimento, a E0672, que fez sua estreia em Portugal no último fim de semana, recebendo comentários muito positivos e ampla aprovação, mas que ainda precisa de mais avaliações para analisar completamente seu desempenho. O composto SC1 que ela utiliza já é bem estabelecido e amplamente conhecido, e nosso foco foi desenvolver uma nova estrutura que ofereça mais estabilidade nas frenagens e nas entradas de curva. Até agora, o feedback inicial dos pilotos que o testaram em Estoril foi encorajador, mas será interessante avaliar seu comportamento em um circuito como Jerez, que é mais exigente para a dianteira. Também levaremos novamente a solução traseira de desenvolvimento SCQ E0479, que já disponibilizamos em quatro rodadas, incluindo Misano, onde, com temperaturas do asfalto acima de 47°C, ela foi amplamente utilizada e bem recebida. Se encontrarmos condições semelhantes em Jerez, poderemos coletar mais dados valiosos."

Notícias

Página inicial