Motor On Line
Notícias-

Kart: J. Emerick é campeão antecipado Cadete Rookie e M. enfrenta virose no Light
Reportagem: Kako Marques
KMCom
Equipe dos irmãos Emerick faz as contas, pilotos do Espírito Santo festejam título de Joaquim com uma etapa de antecedência e Miguel correu debilitado.

Os pilotos capixabas Miguel e Joaquim Emerick (Escola Múltipla / Equipe: Múltipla Racing Team / Telemetria: VB55-Victor Barvalle / Mecânico: Wandel Pereira / Coach: Luiz Ricardo Pinheiro Corbacho) enfrentaram neste fim de semana mais um desafio da Copa São Paulo Light de Kart, na pista da V11 Arena, em Arujá. Com chuvas intensas sobre a região do Alto Tietê, as condições climáticas tornaram as disputas ainda mais difíceis para os irmãos do Espírito Santo, que precisaram extrair o máximo de concentração e habilidade sobre o traçado molhado.

As provas da categoria Mirim foram especialmente complicadas para Miguel Emerick, que apresentou sintomas de virose na sexta-feira (17). Mesmo sentindo-se mal, o piloto capixaba não quis ficar de fora da competição e conseguiu fazer um tempo que o colocou na quarta fila do grid de largada, demonstrando determinação mesmo em condições adversas.

"Passei mal na sexta-feira e não estava me sentindo bem, mas eu queria muito ir para a pista e correr", contou Miguel Emerick, explicando sua decisão de enfrentar a etapa mesmo debilitado.

Para Joaquim, o fim de semana começou de forma promissora na Cadete, com o piloto capixaba conquistando a pole position na tomada de tempo geral da categoria, colocando-se na melhor posição possível para a largada.

"Foi muito bom largar na frente, ainda mais com a pista úmida depois da chuva", celebrou Joaquim Emerick.

Na Mirim, Miguel fez o que estava ao seu alcance apesar da condição física debilitada nas baterias de sábado (18). Na primeira corrida, ficou fora da zona de pontuação e, na segunda, conseguiu completar apenas cinco voltas antes de ser obrigado a abandonar. Ainda assim, o piloto capixaba marcou 3 pontos na classificação do campeonato da Mirim Rookie, mantendo-se entre os cinco melhores de sua categoria.

"Foram corridas muito difíceis, mas fiz o que podia. Vamos para a próxima", afirmou Miguel Emerick.

Na Cadete, o dia pertenceu a Joaquim Emerick. Na primeira corrida, com a pista transformada em um verdadeiro "sabão", o piloto capixaba foi consistente e cruzou a linha de chegada em terceiro na classificação geral, mas garantindo a vitória entre os estreantes da temporada.

Na segunda bateria, Joaquim enfrentou dificuldades após rodar com o traçado molhado, mas demonstrou resiliência ao retornar e escalar as posições, terminando em décimo na geral e em segundo na Rookie. Os resultados o colocaram no lugar mais alto do pódio, com quinto lugar na classificação geral e o primeiro posto na Rookie, garantido mais dois troféus para sua coleção.

"É muito bom vencer, ainda mais com a pista em condição muito difícil como estava", comemorou Joaquim Emerick após subir ao pódio.

O piloto capixaba celebrou a vitória da etapa ainda sem saber que já era campeão da Cadete Rookie com uma prova de antecedência. Com 88 pontos conquistados na temporada, já aplicando o descarte do segundo turno do Paulista Light, Joaquim abriu 23 pontos de vantagem para o segundo colocado. Como restam apenas 20 pontos em disputa na última etapa (16 da vitória, 1 da pole position e 3 da melhor volta), o título da Copa São Paulo Light de Kart na Cadete Rookie está matematicamente garantido, mas a celebração vai ficar para outro momento.

A décima e última etapa do Paulista Light, que fecha a temporada 2025, está prevista para o dia 13 de dezembro. Mas não há tempo para descanso: os irmãos Emerick já encaram nesta semana a Copa Beto Carrero, que servirá de Open do Campeonato Brasileiro, na pista de Penha, no Balneário de Penha, em Santa Catarina. Na sequência, a dupla do Espírito Santo disputará a 60ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, também em Penha, mantendo o ritmo intenso de competições até o final do ano.

Confira a classificação Copa São Paulo Light de Kart, na categoria Cadete Rookie:

Obs: pontuação extraoficial dos cinco primeiros, já com descartes.

1º Joaquim Emerick 88
2º Jorge Montini 65
3º João Bertoldi 51
4º Gustavo Pinheiro 40
5º Marcelo Scardini 34

Notícias

Página inicial