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Motovelocidade: Pirelli segue para Malásia com pneu traseiro supermacio Moto2™
Reportagem: Néctar Comunicação
Em comparação com 2024, a alocação de pneus traseiros para a categoria intermediária inclui compostos um passo mais macio: o supermacio de desenvolvimento E0126 e o macio padrão SC0.

• Para o GP da Malásia de 2025, que será realizado no próximo fim de semana em Sepang, os pilotos da Moto2 contarão com pneus traseiros um nível mais macio do que os disponíveis em 2024. Na última temporada, a opção mais macia era o SC0, que também serviu como referência para a corrida, enquanto a alternativa era o SC1 médio. Neste ano, porém, o supermacio de desenvolvimento E0126 será o pneu mais macio, enquanto o SC0 macio permanece, mas como a opção mais dura.

• Esta é a terceira aparição do E0126 supermacio em uma alocação, após sua estreia no GP da Áustria e o uso bem-sucedido no GP de San Marino e da Riviera de Rimini. Trata-se de um pneu que utiliza o mesmo composto do supermacio padrão SCX, mas aplicado a uma estrutura diferente. Sepang é um circuito que favorece o uso de compostos macios, pois normalmente apresenta temperaturas muito elevadas, tornando o asfalto escorregadio; por isso, o maior nível de aderência do supermacio deve ajudar os pilotos a obter melhor tração.

• Para a Moto3, foi confirmada a mesma alocação de 2024, que também é a padrão usada ao longo da temporada, com os compostos macio SC1 e médio SC2 disponíveis para ambos os eixos. Em 2024, todas as soluções foram utilizadas na corrida, sendo o SC1 macio o mais escolhido para a traseira e o SC2 médio para a dianteira, combinação também adotada pelo vencedor David Alonso.

Em Sepang, estamos focados no novo supermacio para oferecer ainda mais aderência aos pilotos da Moto2™.

"O circuito de Sepang apresenta características bastante exigentes para os pneus, devido às longas retas que se alternam com curvas mais lentas, o que provoca alta solicitação nas frenagens, a um trecho rápido e técnico entre as curvas 9 e 14 que exige boa dirigibilidade, e a condições climáticas muitas vezes imprevisíveis, com chuvas torrenciais e repentinas ou temperaturas extremamente elevadas que afetam a aderência. A última curva, que conecta as duas retas mais longas, tem inclinação negativa, ou seja, o asfalto é inclinado para fora, o que gera grandes cargas laterais nos pneus de ambos os eixos no ângulo máximo de inclinação. O asfalto é moderadamente abrasivo, mas no ano passado, na Moto2, observamos um bom desgaste em corrida com o pneu macio SC0, por isso acreditamos que o supermacio E0126 pode ser uma solução válida para esta pista, especialmente se as temperaturas forem particularmente altas. Com o calor, a aderência natural do asfalto diminui e a pista se torna mais escorregadia, então um composto muito macio pode ajudar os pilotos a manter boa tração e vantagem em tempo de volta. Vamos ver se esse será o caso e se este novo supermacio de desenvolvimento confirmará a excelente performance já demonstrada no Red Bull Ring e em Misano."

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