Motor On Line
Notícias-

Kart: com apenas 3 pneus Be Tambasco vai ao pódio do Paulista Light
Reportagem: Kako Marques
Foto: Diego Tartalho
KMCom
Em prova impensável, piloto mostra garra para conquistar o terceiro lugar da OKN Júnior na etapa da Copa São Paulo Light de Kart.

Um fim de semana com condições climáticas extremamente difíceis sobre a região do Alto Tietê e mesmo assim, o piloto mineiro Bernardo Tambasco (Lider Drive / Grupo Lider / Mira Incorporações / GRacing / Equipes: Car Racing-SP e JNA-MG) subiu ao pódio na nona etapa da Copa São Paulo Light de Kart, na categoria OKN Júnior. A conquista do terceiro lugar, em condições desafiadoras, mantém o kartista na briga pelas primeiras colocações do campeonato.

Tambasco continua firme na disputa pelo título de sua categoria, a apenas cinco pontos da liderança, após garantir o terceiro lugar na pista da V11 Arena, em Arujá, mesmo enfrentando chuvas torrenciais que transformaram completamente as condições de prova ao longo do fim de semana e disputar uma prova, praticamente completa, com apenas três pneus.

Na sexta-feira (17), durante a sessão de classificação, Bernardo Tambasco cravou uma marca que o colocou na segunda fila do grid, conquistando a quarta posição para a primeira bateria. O desempenho animou o piloto mineiro para as corridas do sábado.

"Fiquei a três décimos da pole, mas dava para ajustar para as baterias. O kart estava respondendo bem e a gente sabia que tinha ritmo para brigar mais na frente", comentou Tambasco sobre o treino classificatório.

No sábado (18), no entanto, fortes chuvas sobre a pista de Arujá mudaram completamente os planos dos pilotos e equipes. As condições do traçado se tornaram imprevisíveis, exigindo adaptação constante de todos os competidores da OKN Júnior.

Na primeira bateria, com pista úmida, Bernardo assumiu a segunda colocação logo na largada e não permitiu a aproximação dos adversários, cruzando a linha de chegada nesta posição. O resultado colocava o mineiro em excelente situação para buscar o topo do pódio na etapa.

Na segunda corrida da OKN Júnior, o cenário mudou completamente com a intensificação da chuva. O traçado ficou extremamente desafiador e Bernardo enfrentou um problema inesperado: logo na abertura da segunda volta, com o pneu dianteiro direito destalonado e desencaixado da roda. Incrivelmente, o mineiro seguiu na corrida com apenas três pneus até praticamente o final da bateria.

Faltando uma volta para o fim, o piloto de Minas Gerais foi obrigado a abandonar a prova. Ainda assim, Tambasco terminou a corrida em décimo primeiro lugar e conseguiu subir ao pódio em terceiro na etapa, seguindo na luta pelo campeonato de 2025 no regional mais importante do país.

"Foi uma prova maluca. Algumas zebras ficaram muito perigosas, com todo mundo passando por ali, virou um lamaçal em alguns trechos. Com apenas três pneus cheios, fiz o que pude. Terceiro foi lucro pelo que aconteceu, então estou feliz", avaliou Bernardo Tambasco.

A décima e última etapa, fechando a temporada 2025 da Copa São Paulo Light de Kart, será realizada no dia 13 de dezembro. Antes disso, no entanto, Bernardo Tambasco tem uma sequência de competições importantes pela frente.

Esta semana, ele representa Minas Gerais na Copa Beto Carrero, que servirá de Open do Brasileiro, na pista de Penha, no Balneário Beto Carrero, em Santa Catarina. Logo depois, Bernardo tem pela frente a 60ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, também em Penha, consolidando um calendário intenso em busca de títulos nacionais.

Confira a classificação Copa São Paulo Light de Kart, na categoria OKN Júnior:

Obs: pontuação extraoficial dos dez primeiros, já com descartes.

1º Rafael Busato 50
2º Gui Moleiro 46
3º Bernardo Tambasco 45
4º Eli Steinbruch 43
5º Nicolas Guth 40
6º Samuel Santiago 37
7º Miguel Silva 37
8º Gustavo Bonk 34
9º Leonardo Ramirez 32
10º Alejo Caracoche 32

Notícias

Página inicial