Motor On Line
Notícias-

Kart: Capela começa na Júnior com uma pole na 1ª competição 2026
Reportagem: Kako Marques
Foto: JuanJo Aviño
KMCom
Piloto português conquistou a pole position de seu Grupo na 12ª Hivern Karting Ckvc, mas quebra impediu resultado melhor.

O ano de 2026 começou de forma promissora para o piloto português Vicente Capela (Interkrarn / DPK / Equipa: Axion Racing / Motorista: Alexis Araújo / Mecânico: Adrian Vaz). Mesmo com o desfecho alheio à sua pilotagem na Final, o desempenho demonstrado ao longo do fim de semana na 12ª edição da Hivern Karting Comunitat Valenciana (Ckcv) deixou claro que a transição para a categoria X30 Júnior está no caminho certo. A competição realizada no Kartódromo de Chiva, em Valência, na Espanha, serviu como palco para a estreia de Capela na nova classe, onde competiu com chassis diferente e maior potência de motor em relação à temporada anterior.

Logo nos treinos classificatórios, Vicente demonstrou perfeita sintonia com o novo equipamento. O piloto português registrou o melhor tempo de seu grupo, garantindo a pole position para o 1º Heat classificatório da competição. O resultado mostrou que o trabalho de preparação realizado durante a pré-temporada surtiu efeito, colocando Capela entre os protagonistas da prova valenciana desde o início.

"Não estava à espera disto! Consegui fazer pole logo na minha estreia na Júnior, contra vários pilotos internacionais com muito mais experiência do que eu", declarou Vicente.

Largando da pole position no primeiro Heat, Capela administrou bem a corrida e cruzou a linha de chegada na terceira colocação. O resultado consolidou a boa impressão deixada nos treinos e confirmou que o piloto português tinha ritmo para brigar na parte de cima da tabela.

O segundo Heat trouxe mais dificuldades para o piloto português. Vicente cruzou a linha de chegada na décima posição, mas uma penalização de 16 segundos o fez recuar para o fim do grid. Apesar do revés, a equipe manteve o foco e trabalhou nas estratégias para as etapas decisivas da competição.

Na Pré-final, Vicente largou em quarto lugar e conseguiu manter a posição até o final da corrida. A consistência demonstrada ao longo das voltas garantiu um excelente posto de largada para a Final, que reservou emoções contraditórias para Vicente Capela. Largando da quinta fila, o piloto português fez uma largada agressiva e nas primeiras voltas já estava disputando o quarto posto com os adversários. No entanto, quando tudo caminhava para um desfecho positivo, um problema mecânico interrompeu a trajetória de Capela na prova mais importante do fim de semana.

Uma quebra obrigou Vicente a abandonar a Final prematuramente, encerrando de forma amarga uma participação que havia sido altamente competitiva até aquele momento. O problema mecânico impediu que o piloto português completasse a prova e eventualmente conquistasse uma posição no pódio

"Foi pena a corrente partir na Final. Eu vinha com chances reais de subir ao pódio, estava conseguindo andar num ritmo muito bom. Mas, de qualquer forma, acho que mostrei que vou ter uma boa temporada na minha nova categoria, a Júnior. Aprendi bastante e agora é seguir trabalhando", analisou o piloto.

Enquanto competia em Valência, Vicente não pôde comparecer pessoalmente ao Prêmio da Gala da FPAK, realizado na última sexta-feira (23), que celebrou as conquistas dos pilotos portugueses em 2025.

Seu pai representou o piloto na cerimônia, recebendo o reconhecimento pelas vitórias alcançadas na temporada anterior. Mesmo à distância, Capela fez questão de enviar um vídeo de agradecimento à Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, demonstrando gratidão pelo apoio recebido e reafirmando o compromisso de representar Portugal com dedicação na nova etapa da sua carreira no kartismo internacional.

Ligação com o Brasil

Vicente Capela é bisneto de brasileiro. O "vô Sebastião" era carioca do Rio de Janeiro, serviu como mergulhador na marinha portuguesa durante o século passado. O elo entre Brasil e Portugal através destas gerações e no futebol, já que Capela foi visto no paddock vestindo uma camisa do Corinthians. Vicente deseja, no futuro, disputar competições no país natal de seu bisavô.

Notícias

Página inicial