Motor On Line
Notícias-

Motovelocidade: Yamaha R-Series fortalece a estrutura esportiva do M1GP
Reportagem: Grelak Comunicação
Categorias R15 e R3 são o maior programa de formação e desenvolvimento de pilotos da América Latina.

O Programa Yamaha R-Series é a principal plataforma de formação e desenvolvimento de pilotos da América Latina e integra de forma estruturada a programação esportiva do MOTO1000GP. Operando em formato monomarca pela Yamaha Racing Brasil em parceria com a Missão78, o projeto garante igualdade técnica total entre os pilotos e alto nível de competitividade, reforçando o papel do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade como ambiente completo de formação esportiva.

"As categorias da Yamaha R-Series, tanto a R3 quanto a R15, são fundamentais para o desenvolvimento do motociclismo brasileiro. O esporte a motor tem custos elevados e, sem o apoio das fabricantes, como a Yamaha, seria difícil garantir um ambiente de competição realmente equilibrado, em que o orçamento não seja o principal diferencial. Iniciativas como essas permitem a formação de novos talentos, valorizam a técnica e criam oportunidades reais para que os pilotos mais promissores evoluam", afirma Donato Khouri, organizador do MOTO1000GP.

Dentro da programação do MOTO1000GP, a Yamalube R3 BLU CRU América Latina é disputada em seis rodadas duplas ao longo da temporada, compondo o calendário oficial do campeonato. Consolidada como um dos maiores campeonatos monomarca do mundo, a categoria faz parte do World SBK Road Way, o caminho oficial para o Mundial de Superbike.

Na Yamalube R3 BLU CRU América Latina Talent, pilotos a partir de 12 anos competem em um ambiente padronizado e altamente competitivo, com foco no desenvolvimento técnico e esportivo. A categoria premia seus melhores colocados com inscrições integrais no Mundial de R3, sendo dois anos para o campeão e um para o vice, fortalecendo a conexão internacional do programa.

A Yamaha R15 BLU CRU América Latina amplia essa estrutura ao atuar como a porta de entrada do programa. Voltada a jovens de 10 a 14 anos, a categoria disputa seis etapas com corridas únicas, também inseridas na programação do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. O formato permite contato direto com o ambiente profissional do MOTO1000GP desde a base, criando um caminho contínuo de evolução. O campeão da R15 garante vaga na Yamalube R3 BLU CRU América Latina Talent, assegurando progressão dentro do projeto.

"O compromisso da Yamaha Racing Brasil com o motorsport brasileiro é muito sério e muito valorizado internamente. Investimos em estrutura, igualdade técnica e gestão profissional porque acreditamos que o crescimento sustentável do motociclismo brasileiro passa pela formação correta dos pilotos, desde a base até as categorias de alto rendimento. A R-Series representa exatamente essa filosofia, oferecendo uma base sólida para pilotos que no futuro vão brilhar em pistas internacionais", afirma Giovana do Vale, Gerente de Marketing, Branding e Racing da Yamaha Motor do Brasil.

Já a Yamalube R3 BLU CRU América Latina Cup é destinada a pilotos mais experientes, com mais de 23 anos, que desejam seguir competindo dentro do mesmo modelo de gestão e organização, funcionando também como preparação para pilotos que desejam progredir de carreira dentro do MOTO1000GP. A classe amplia o alcance do projeto, com premiações voltadas à participação em eventos e competições internacionais.

Ainda vale ressaltar a nova equipe Yamaha JD43 BLU CRU M78 Academy, que entra 2026 com os pilotos profissionais Felipe Macan na categoria GP1000 de YZF-R1, e Mario Salles, na GP600 de YZF-R6. É mais um passo na construção de um cenário competitivo, com pilotos formados com segurança, técnica, estrutura.

A etapa de abertura da temporada 2026 será em 12 de abril no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Triumph, Honda, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, e o apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação, além do Canal RACER Brasil.

Notícias

Página inicial