Motor On Line
Notícias-

F-Truck: Paulo Salustiano corre atrás da terceira vitória seguida
Reportagem: Milton Alves
Foto: Luciana Flores
Trabalho dele, do chefe de equipe e dos mecânicos tem sido essencial para melhorar a suspensão do seu caminhão Mercedes-Benz.

Muito trabalho e dedicação é a receita que levou Paulo Salustiano a duas vitórias consecutivas na temporada da Fórmula Truck. Agora, no dia 31 deste mês no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, ele não quer só ganhar a terceira no ano, mas também subir na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Salustiano é o terceiro colocado com 164 pontos contra 179 do vice-líder Diogo Pachenki e 198 de Felipe Giaffone. O desenvolvimento do seu caminhão foi feito pelos mecânicos da ABF / Mercedes-Benz, por ele e pelo chefe da equipe, Pipo Ferreira, que trabalharam bastante para conseguir encontrar um acerto de suspensão que melhorasse o rendimento do bruto.

A mudança para os pneus Pirelli provocou alteração na suspensão do meu caminhão e numa conversa com toda a equipe, chegamos ao consenso de que era preciso melhorar esse item, sem esquecer do motor e outras partes. Fiz algumas viagens para buscar a suspensão correta e começamos o trabalho em Campo Grande, mas eu cometi um erro e isso me custou tempo para avaliar o potencial do caminhão``.

Mas, como quem trabalha normalmente conquista bons resultados, Paulo Salustiano e a equipe viram o desempenho melhorar já na prova seguinte, na veloz pista goiana do Autódromo Ayrton Senna.

``Em Goiânia mexi mais ainda, liderei quase todos os treinos, fiz a pole position, terminei na frente nas duas fases, mas ainda assim estava com um pé atrás, pois estava sem o restritor de potência já que não ocupara os primeiros lugares devido aos problemas nas outras provas. Venci, mas não estava totalmente seguro``, disse Salustiano.

A confirmação de que todo o exaustivo trabalho dele, do chefe da equipe e dos mecânicos tinha sido correto e dado bons resultados aconteceu em Londrina, a quinta e última etapa desta temporada.

``Depois da vitória em Londrina, quando usei o restritor de terceiro colocado (74mm) mostrei que entrei na briga pelo título da temporada. Para a corrida em Interlagos vamos mexer mais ainda para tentar compensar a perda provocada pelo restritor e não sofrer tanto, pois Interlagos tem grandes retas, a subida da Junção e a do Laranjinha, que é uma curva e não se sente tanto assim``.

O uso dos restritores de potência, aparato mecânico criado para equilibrar mais ainda as disputas na mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, é obrigatório para os cinco primeiros colocados. O líder usa o de 70mm, que reduz a entrada de ar no motor e diminui a força do propulsor. O segundo colocado tem o de 72mm, o terceiro de 74mm, o quarto de 76 e o quinto de 78mm. Menos os três caminhões Iveco, que utilizam um restritor de 85mm, todos os outros caminhões andam com o de 80 milímetros.

``Quem está em terceiro lugar perde muita potência sim e concordo com o Diogo Pachenki quando ele falou das vantagens dos Volkswagen e dos Ford, que possuem uma unidade injetora que tem mais pressão e, com isso, perdem menos potência. Fica claro que eles perdem, mas não como a gente. Vou confiante para buscar outra uma vitória, realizar o sonho de ganhar em Interlagos, onde já vencei em outras categorias, e me aproximar da primeira posição. Falta essa vitória na Fórmula Truck``, diz Salustiano que tem seis vitórias na categoria e é o atual vice-campeão.

Venda de ingressos

Todos os tipos de ingressos (arquibancadas, Camarote Torcedor, Paddock e VIP) para a sexta corrida - dia 31 de julho - do 21º ano da Fórmula Truck podem ser comprados no site da loja da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul: www.lojaformulatruck.com.br/loja e em pontos de venda a serem anunciados em breve. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 29 de julho. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 - com direito a um boné oficial da F-Truck e à visitação aos boxes no sábado em horário determinado pela organização. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 29 e 30 (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 31 de julho), que não receberão.

Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 29 de julho, mesma data para a retirada das credenciais (Camarote Torcedor, Paddock ou VIP), no contêiner de credenciamento. Os ingressos de arquibancada dão direito à visitação aos boxes somente no sábado no horário determinado pela organização.

O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos e ao passeio no Truck Teste. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.

A credencial Camarote Torcedor custa R$ 350 e dá direito a ver os treinos de sexta e sábado, à visitação aos boxes todos os dias e de acompanhar a corrida de domingo de um local reservado na área de box, com alimentação limitada, além de receber o Kit Torcedor, que inclui uma camiseta silkada personalizada e um boné bordado. O dono da credencial Camarote Torcedor também pode participar do Truck Teste no domingo (31/7) pela manhã, único dia em que serão servidas alimentação e bebidas de acordo com o estabelecido: mesa de snacks à vontade (batata chips, mix de castanha, amendoins, jujuba) 6 vales bebidas (cerveja lata ou refrigerante lata (linha Coca-Cola/água) 5 vales espetinho (carne/frango/linguiça/coração e pãozinho para acompanhar) 2 vales cachorro quente, além de sobremesa, que será servida na mesa de snacks antes do fim do evento. Todas as comidas e bebidas serão servidas dentro do Camarote Torcedor. Cada três credenciais adquiridas darão direito a uma credencial de estacionamento de veículo na área interna do Autódromo.

A credencial VIP, cujo preço é de R$ 600, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso - bebidas e alimentação ilimitadas - somente no domingo (31/7), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.

Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada (RS 17,50), que é vendida sexta, sábado e domingo somente nas bilheterias do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. Esses ingressos só podem ser adquiridos na bilheteria do autódromo.

É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144

Calendário de 2016

13 de março - Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril - Curitiba (PR)
15 de maio - Campo Grande (MS)
5 de junho - Goiânia (GO)
3 de julho - Londrina (PR)
31 de julho - Interlagos (SP)
4 de setembro - Tarumã (RS)
9 de outubro - Cascavel (PR)
6 de novembro - Guaporé (RS)
4 de dezembro - Curvelo (MG)

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio da Petrobras e Pirelli. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Volvo.

Notícias

Página inicial