Motor On Line
Notícias-

F-4 Sul-americana: catarinense testa carro da categoria no Uruguai
Reportagem: Ricardo Montesano
Mediaone
Jeff Giassi anda pela primeira vez com monoposto da categoria continental e demonstra otimismo em participar do campeonato.

A F4 Sul-americana realizou nesta semana dois dias de testes com o piloto Jeff Giassi no Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, no Uruguai. O catarinense, natural de Criciúma e residente em Florianópolis, de 18 anos, experimentou pela primeira vez um monoposto da F4 e completou cerca de 70 voltas no circuito uruguaio. Giassi elogiou a postura da organização e tem como objetivo correr na categoria em pouco tempo.

"Recebi um convite dos promotores e vim conhecer o carro. Gostei bastante da estrutura, da atenção do Tato (Salaverría), do Nicolas (Etchamendi) e também de todos os recursos que eles utilizam para aprimorar a pilotagem de todos nós", afirma Giassi. "É uma categoria que tem custo baixo e apresenta um equipamento de ponta, diferentemente de outros campeonatos, que possuem custos bem mais elevados e têm carros com menos tecnologia. Vou trabalhar para correr na F4 Sul-americana", explica.

Com 14 anos de carreira no kart e com passagens pelos campeonatos sul-americano, sul-brasileiro e catarinense, Giassi dividiu sua experiência em duas partes. "No primeiro dia, procurei entender o comportamento do carro, me adaptar às altas velocidades, à força da frenagem e também ao sistema de aquisição de dados. Já no segundo dia, fui com o objetivo de acelerar e fazer voltas rápidas. No geral, gostei bastante de meu desempenho", afirma o catarinense.

O piloto destaca as características de cada equipamento e as particularidades de um fórmula. "É uma tocada completamente diferente do kart. Lá, nós freamos praticamente em cima da curva. Na F4 Sul-americana, não. Temos que frear mais cedo, deixar o carro rolar e depois acelerar de novo. Existem algumas técnicas que precisamos de tempo para aprender. Sei que tenho muito o que evoluir, mas já deu para sentir as reações de um carro de corrida", finaliza.

Notícias

Página inicial