Motor On Line
Notícias-

F-Indy: Helio Castroneves vai ao pódio em Toronto e sobe no campeonato
Reportagem: Americo Teixeira Junior

O brasileiro Helio Castroneves, do Team Penske de Fórmula Indy, teve um desempenho dos mais destacados neste domingo em Toronto, no cumprimento da 11ª etapa do Verizon IndyCar Series. Um furo de pneu ainda no primeiro terço da prova parecia relega-lo a uma participação coadjuvante. Apesar disso, o time e o piloto não desistiram, a estratégia foi mudada com eficiência, o piloto foi para a pista com mais garra ainda e, ao final, o 2º lugar foi muito comemorado. O resultado permitiu que ele avançasse ainda mais no campeonato e, de quebra, fechou o dia com a melhor volta da etapa canadense.

Castroneves garantiu o 2º posto no grid e manteve essa posição desde a largada, atrás apenas do pole position Scott Dixon. O quadro só mudou quando o pneu dianteiro esquerdo no Dallara Chevy #3 teve o pneu dianteiro esquerdo furado em razão de detritos na pista. Após a inevitável parada, coube ao brasileiro retornar à pista em 13º e com a tarefa de recuperar o tempo perdido.

O piloto do Team Penske Pennzoil galgou posições e já era 6º colocado quando fez o segundo e último pit, na volta 57. Mantendo um ritmo forte, já havia recuperado a 2ª posição na volta 76 e ao perseguir o teammate Will Power, em busca da liderança, assinalou a volta mais rápida da corrida com 1min00s8127. O intento de assumir a liderança, porém, foi frustrado pela bandeira amarela na volta 81, restando apenas a 85ª e última em bandeira verde. O pódio foi completado pelo “local hero” James Hinchcliffe, o 3º.

“Eu tenho um orgulho muito grande de estar nessa equipe. Aqui ninguém desiste e luta até o fim, não importa o quão difícil esteja a situação. Hoje foi um dia que parecia que tudo estava perdido, mas conseguimos reverter e o 2º lugar foi um resultado muito bom sob vários aspectos”, comentou o piloto, que ainda brincou com o fato de ser um dos mais experientes da categoria. “Eu amo o que faço e podem me chamar de velho, mas eu ainda tenho muita motivação e consigo competir com os mais jovens com muito entusiasmo”, completou.

Contrastando com o resultado negativo da etapa anterior, em Iowa, Castroneves pulou para 3º na classificação do campeonato, ficando atrás do líder Simon Pagenaud (432 pontos) e de Power (385), formando um “tripé” da Penske no domínio da pontuação. Castroneves soma, agora, 358 pontos. A próxima prova acontece no dia 31 de julho em Mid-Ohio.

Notícias

Página inicial