Motor On Line
Notícias-

Time de Senna chega em 2º nas 6 H de Nurburgring
Reportagem: Márcio Fonseca
MF2
Trio do brasileiro assume a vice-liderança entre os protótipos do Mundial de LMP2.

Em dia marcado pela presença de três brasileiros no pódio, a equipe de Bruno Senna chegou em 2º lugar nas 6 Horas de Nurburgring neste domingo e assumiu a vice-liderança da categoria LMP2 do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC. Foi um resultado até acima das expectativas da RGR Sport, já que a menor velocidade final diante de rivais como a vencedora Alpine e os Oreca, que não confirmaram o favoritismo, não autorizava esperanças tão alentadoras. A prova com duração de cerca de mil quilômetros foi dominada pelo australiano Mark Webber, o alemão Timo Bernhard e o neozelandês Brendon Hartley, com o Porsche 919 Hybrid oficial de fábrica, que completaram 194 voltas com 53 segundo de vantagem sobre o segundo colocado da divisão LMP1, o Audi R18 de Lucas di Grassi, do francês Loïc Duval e do britânico Oliver Jarvis.

Bruno acabou constituindo-se no principal destaque da equipe. O português Filipe Albuquerque saiu em 4º como responsável pelo turno inicial; depois, cedeu o cockpit ao mexicano Ricardo Gonzalez, que entregou o Ligier JS P2-Nissan na 7ª colocação da classe. Bruno levou o carro até a segunda posição, mantida por Albuquerque e pelo próprio brasileiro na parte final da corrida. "Foi muito bom. Nosso ritmo foi bem melhor que nas duas provas anteriores e o desgaste dos pneus, uma incógnita até o início da prova, se mostrou muito bom. Pena que no começo perdemos muito tempo atrás do carro da SMP, senão poderíamos ter brigado mais de perto com a Alpine", comentou.

Os números parecem mesmo indicar uma evolução do carro da RGR Sport na Alemanha. A diferença para a Alpine na bandeirada foi de 52 segundos e a desvantagem entre as voltas mais rápidas de cada um foi de somente três décimos - passou amplamente de um segundo nos treinos livres e classificatórios. "Hoje foi um daqueles dias em que praticamente deu tudo certo. As bandeiras amarelas, a não ser a primeira que não interferiu em nada, apareceram sempre em momentos favoráveis. E o nosso engenheiro é mesmo muito bom de estratégia, como já havia ficado claro em Le Mans. O cara é um ninja", elogiou Bruno. Com mais 18 pontos, Bruno e seus parceiros estão atrás apenas do norte-americano Gustavo Menezes, do francês Nicolas Lapierre e do monegasco Stéphane Richelmi. A próxima etapa, quinta do calendário, está marcada para dia 3 de setembro no México.

Nesta segunda-feira, Bruno já estará na Bélgica, distante a apenas uma hora e meia de carro de Nurburgring, para as 24 Horas de Spa no próximo domingo . Desta vez como piloto oficial da McLaren, Bruno terá pela primeira vez como parceiro o paulista Pipo Derani, que integra a Extreme Speed Motorsports e hoje conquistou um suado terceiro lugar pela diferença ínfima de 71 milésimos sobre o trio da Strakka Racing.

O resultado da LMP2 nas 6 Horas de Nurburgring:

1 - Gustavo Menezes, Nicolas Lapierre e Stéphane Richelmi, Alpine A-460 Nissan, 178 voltas
2 - Bruno Senna, Filipe Albuquerque e Ricardo Gonzalez, Ligier JS P2-Nissan, a 52s734
3 - Pipo Derani, Ryan Dalziel e Christopher Cumming, Ligier JS P2-Nissan, a duas voltas
4 - Jonny Kake, Nick Leventis e Lewis Williamson, Gibson 015S-Nissan, a duas voltas
5 - Antonio Pizzonia, Tor Graves e Matthew Holson, Oreca 05-Nissan, a duas voltas
6 - Vitaly Petrov, Kirill Ladygin e Victor Shaitar, BR01-Nissan, a três voltas
7 - Ho-Pin Tung, David Cheng e Nelson Panciatici, Alpine A460-Nissan, a três voltas
8 - Nicolas Minassian e Maurizio Mediani, BR01-Nissan, a três voltas
9 - Scott Sharp, Ed Brown e Johannes Van Overbeek, Ligier JS P2-Nissan, a seis voltas
10 - Roberto Merhi, Richard Bradley e Matthew Rao, Oreca 05-Nissan, não completou
11 - René Rast, Roman Rusinov e Alex Brundle, Oreca 05-Nissan, não completou

Os melhores do campeonato

1 - Gustavo Menezes, Nicolas Lapierre e Stéphane Richelmi, 112 pontos
2 - Bruno Senna, Filipe Albuquerque e Ricardo Gonzalez, 71
3 - René Rast e Roman Rusinov, 65

Notícias

Página inicial