Motor On Line
Notícias-

Kart: Gabriel Gomez é campeão Brasileiro
Reportagem: Flávio Quick / Fabíola Cadar
Foto: Cris Reis
Quick Comunicação
Piloto de Florianópolis, de apenas 9 anos, garantiu título no Kartódromo Paladino.

O 51º Campeonato Brasileiro de Kart terminou no último fim de semana no Kartódromo Internacional Paladino, na cidade de João Pessoa, na Paraíba. A competição recebeu 268 pilotos das cinco regiões do país e coroou os melhores da temporada em um dos eventos mais bem organizados dos últimos anos.

Competindo pela categoria Cadete o piloto catarinense Gabriel Gomez (SCUDO Automotive | RR Racing Team | Mini) chegou ao título da classe que mais pilotos reuniu após um Campeonato onde, acima de tudo, teve muita inteligência para poupar seus equipamentos em alguns momentos e abusar do arrojo e garra, quando precisou.

A participação de Gomez começou com os treinos livres. Sob a orientação do multi-campeão Renato Russo, coach da equipe RR Racing Team, Gabriel esteve sempre entre os quatro mais velozes da pista. Sem se preocupar em ser o mais veloz da pista o time procurou, acima de tudo, buscar ajustes ideais tanto para a tomada de tempos como, também, para as quatro corridas que estavam por vir.

O primeiro momento de definição do Campeonato foi a tomada de tempos. Gomez, que apesar de apenas nove anos tem um estilo de pilotagem muito técnico, foi para a pista no momento ideal e, com o tempo de 1m01s244 garantiu a segunda posição do grid de largada para as provas classificatórias.

Sabendo que o momento de definição do Brasileiro de Kart seria apenas na Final, na primeira e segunda corridas classificatórias o jovem catarinense ouviu atentamente as orientações de seu time e buscou apenas se manter entre os primeiros. Sem se envolver em toques ou batidas Gomez conseguiu, com isso, finalizar a primeira corrida no quarto lugar e, a segunda, em nono.

A corrida Pré-Final aconteceu na sexta-feira e, desta vez, Gabriel sabendo que precisaria garantir um bom lugar para a Final, foi agressivo o suficiente para se impor na pista, porém, sem atrapalhar outros adversários. Desta forma, com muita consciência, ele recebeu a bandeirada de chegada na segunda posição e, assim, garantiu uma posição para largar na primeira fila da Final.

Mais de três mil pessoas estiveram no Paladino para acompanhar as Finais. Sabendo de sua responsabilidade, mas, acima de tudo, extremamente concentrado e tranquilo, o piloto de Floripa partiu para a corrida. Junto à outros quatro pilotos, os quais estiveram sempre na briga direta pela primeira posição, Gomez esperou exatamente a última volta da corrida para fazer a manobra de ultrapassagem. Ele chegou a receber o "xis", mas, com arrojo e muita técnica, a duas curvas para o final, reassumiu a liderança e recebeu a bandeirada do seu primeiro título nacional.

"Foi muito legal correr aqui no Paladino. O Kartódromo é bacana e as corridas foram demais. Foi muito difícil, mas, lembrei de todas as explicações da equipe e do Russo e, na última volta, fiz exatamente o que a gente tinha combinado e deu certo. Quero agradecer à minha família, a Kart Mini (Mário Sérgio, Renê e todos do time) e a todas as pessoas que me ajudaram. Agora vamos correr em busca de mais vitórias no Light, na Granja e em todas as provas que vierem por aí", comentou o piloto de nove anos.

Notícias

Página inicial