Motor On Line
Notícias-

Rally: família da poeira quer liderança do Brasileiro de UTV no Rota SC
Reportagem: João Alberto Otazú
Foto: Gustavo Epifânio
Mastermídia
Gabriel Varela já lidera a classe Turbo. Bruno e Rodrigo estão próximos da liderança na classe Pro.

Uma das provas mais importantes do Campeonato Brasileiro de Rally Baja e preparatória para o Rally Internacional dos Sertões, o Rally Rota SC acontece neste final de semana (30 e 31/7) na fria região de Lages, em Santa Catarina. E a 9ª e 10ª etapas do certame nacional são aguardadas com ansiedade pela ‘Família da Poeira’, já que além de procurar mais uma vitória, os irmãos Bruno, Gabriel e Rodrigo Varela querem assegurar a liderança nas classes Turbo e Pro dos UTV.

"É uma prova que a gente não conhece pois é numa nova cidade. Todo os terrenos e Especiais que vamos enfrentar são em lugares que a gente nunca andou. Então isto cria a ansiedade pra saber como será", avisa Gabriel Varela (Can-Am / Blindarte), líder isolado da classe Turbo e também na classificação Geral.

"Vai estar muito frio, então será um rally mais difícil pra nós que corremos de UTV, já que ele é inteiro aberto, o que dificultará muito a pilotagem", acredita o piloto que vem de quatro vitórias consecutivas com o seu Can-Am Maverick 1000 XDS Turbo, original de fábrica. "O meu UTV está 100% pronto e vou andar com o Gabriel Morales, para fazermos uma preparação para o Rally dos Sertões, pois ele será o meu navegador. Vamos buscar em Lages a manutenção da liderança no campeonato brasileiro", completa.

Campeão Brasileiro em 2015, Rodrigo Varela (Can-Am / Blindarte) está totalmente focado na preparação para o Rally dos Sertões. "A expectativa é boa. Como é a última prova antes do Rally dos Sertões, vou com o Maickon Leite como navegador e com algumas melhoras no Can-Am Maverick Turbo pra testarmos. Vamos acelerar fundo e exigir ao máximo do UTV, que tem se mostrado muito bom, pois pretendemos fazer uma excelente prova para alcançar bons resultados", comentou Rodrigo Varela, o mais experiente e velho dos três irmãos da Família da Poeira.

O mais jovem piloto da família, Bruno Varela (Polaris One / Motul) já venceu uma etapa do campeonato com o seu Polaris RZR XP 1000 Turbo, na classe Pro, a mais competitiva da temporada, que teve seis vencedores diferentes em sete etapas disputadas. Por isto ele quer tentar outra vitória para assumir a dianteira do certame nacional.

"Vai ser um rally bem diferente pra gente, com muito frio e pedras. Mesmo sem experiência em provas no Sul, vou me focar para ir bem e tentar assumir a liderança do campeonato", planeja o quarto colocado.

A programação da prova começa na sexta-feira, dia 29, quando será realizada a largada promocional para apresentação dos competidores e veículos em frente ao Lages Garden Shopping. No mesmo local ficará também toda a estrutura de prova, como os boxes das equipes. O acesso ao parque de apoio e às especiais, é gratuito. A cerimônia de premiação acontece no domingo no Lages Garden Shopping.

Serão disputadas duas Especiais (trechos cronometrados) diferentes em estradas de terra, percorrendo a região da Serra Catarinense. No total, os competidores terão 460 quilômetros de prova. A Especial do sábado é travada, com piso bem duro e muitas pedras, com trechos de baixa e média velocidade. Já no domingo, serão as mesmas características de terreno, mas com Especial mais rápida alternando trechos de média e de alta velocidade.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro de Rally Baja na categoria UTV Turbo, após 8 etapas:

1) Gabriel Varela, 175 pontos;
2) Rodrigo Cordaro, 164;
3) André Macedo, 111;
4) Mauricio Pena Rocha, 67;
5) Valdir do Amaral, 107;
6) Wilker de Campos, 107;
7) Osman Guida Didi, 98;
8) Fábio Citra, 50;
9) Otávio Souza Leite, 59;
10) Fernando Soares da Silva, 40.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro de Rally Baja na categoria UTV Pro, após 7 etapas:

1) Denísio Casarini Filho, 137 pontos;
2) Dimas de Melo Pimenta III, 121;
3) Maurício Neves, 120;
4) Bruno Varela, 116;
5) Erik Donatto, 111;
6) Henrique Werneck Gutierrez, 100;
7) Leandro Torres, 97;
8) Cristiano Batista, 83;
9) Rodrigo Varela, 76;
10) Vinicius da Silva, 64.

Programação:

Sábado - 30/07
09h - Largada da 1ª moto na Prova Especial
11h30 - Largada do 1° carro na Prova Especial
20h - Briefing

Domingo - 31/07
08h - Largada da 1ª moto na Prova Especial
10h30 - Largada do 1° carro na Prova Especial
15h30 - Cerimonial de premiação

Notícias

Página inicial