Motor On Line
Notícias-

Porsche GT3 Cup Challenge maior grid de sua história para o endurance
Reportagem: Luís Ferrari
Foto: Luca Bassani
Entre os 58 nomes confirmados, além dos pilotos titulares da categoria há 2 campeões do mundo, 3 ex-F1, 8 do grid atual da Stock Car, 2 da F3 e 2 do Mundial de GT.

Com nada menos que 29 carros confirmados no grid, a etapa de abertura do campeonato de endurance do Sul-Americano da Porsche GT3 Cup Challenge terá o número recorde de pilotos nos 12 anos de história do evento. Serão 58 competidores em ação em Interlagos a partir desta quinta-feira.

Além dos principais nomes do campeonato disputado pelos carros de corrida mais produzidos no mundo, o evento terá a participação de competidores das mais variadas categorias do automobilismo internacional –como os campeões mundiais Nelson Piquet Jr (FIA Formula E) e Ricardo Zonta (Mundial de GT da FIA), ambos com passagem pela F1, bem como o argentino Gaston Mazzacane.

Apenas da Stock Car serão oito os competidores do grid atual em ação com os Porsche de corrida nesta etapa: o pentacampeão Caca Bueno, o bicampeão Ricardo Mauricio, Zonta, Sergio Jimenez, Allam Khodair, Diego Nunes, Lucas Foresti e Gabriel Casagrande.

A prova terá também destaques da nova geração, pilotos com menos de vinte anos de idade que já acumulam troféus pelas pistas. Bicampeão da F3 Brasil e hoje na FIA F3 Euro, Pedro Piquet volta à categoria nesta etapa. Ele irá reencontrar dois ex-colegas do grid da principal categoria nacional de monopostos: Christian Hahn, que segue na F3 e ainda vem de vitória em sua estreia na última etapa de sprint da Porsche GT3 Challenge em junho, e Rodrigo Baptista, único brasileiro confirmado no grid de todas as corridas do ano no Blancpain Series, o maior evento de Gran Turismo do automobilismo mundial.

O campeonato de endurance da Porsche GT3 Cup Challenge surgiu a partir de uma exitosa corrida de encerramento do ano na temporada de 2015. A exemplo daquela corrida, a deste sábado terá 300 km ou 2h30min de duração, com previsão de ao menos quatro stints. Cada piloto precisa realizar dois deles, cabendo às duplas traçar as estratégias de paradas para reabastecimento, revezamentos de pilotos e troca de pneus.

A prova pioneira, em dezembro do ano passado, também contou com pilotos de inúmeros campeonatos. A honra da vitória inaugural coube a um duo de especialistas da Porsche GT3 Cup: Pedro Queirolo e Marcel Visconde –este, um dos remanescentes da primeira prova da história do evento, em 2005, e detentor do recorde absoluto de largadas na categoria.

Outras categorias que estarão representadas na prova deste sábado são o Brasileiro de Turismo (Marco Cozzi), Brasileiro de Marcas (Nonô Figueiredo, Marcio Basso, Renan Guerra e Gabriel Casagrande) e Turismo Carretera (Mazzacane).

Na corrida, os 29 Porsche vão para a pista simultaneamente, sem distinção entre os carros das classes Cup e Challenge. Mas, na tomada de tempo de sexta-feira, os carros de cada geração vão para a pista em seu momento específico. Os qualis serão separados em quatro sessões de 10 minutos, sendo as duas primeiras para os “991” (Cup) e as duas últimas para os “997-II”. Os pilotos são liberados para traçar a estratégia e vale para definição do grid apenas a melhor volta do carro, sejam qual forem a sessão de treino e seu autor.

No sábado, as atividades de pista têm início às 12h40 com duas sessões de warmup. A largada para a corrida de 300 km acontece às 15h.

Toda a programação de sexta e de sábado será transmitida ao vivo pelo site oficial da Porsche GT3 Cup Challenge. A corrida vai ao ar na TV, após o período olímpico. A Band mostra a prova no dia 28 de agosto às 13h, e o Sportv 3 no dia 25 de setembro às 14h30.

O campeonato de endurance da Porsche GT3 Cup Challenge vai coroar um vencedor em cada classe. Sua pontuação será também somada ao ranking das seis etapas de sprint de 2016, para determinar o “campeão overall” em cada classe. Na Cup, o campeão overall de 2016 ganha como prêmio a participação em uma corrida com 40 Porsches na preliminar das 24 Horas de Le Mans de 2017. Na Challenge, o prêmio é uma prova na Cup na temporada seguinte.

Entre os inscritos na prova de endurance, os cinco pilotos que estão mais bem classificados no campeonato de sprint da Cup são: os bicampeões Miguel Paludo e Ricardo Baptista, Queirolo, Daniel Schneider e JP Mauro. No caso da Challenge, são: Cristiano Piquet, Otávio Mesquita, Daniel Paludo, Eloi Khouri e Rodrigo Mello.

Confira todas as duplas inscritas até a tarde desta quarta-feira:

Cup
Constantino Jr e Lucas Foresti
Márcio Basso e Nonô Figueiredo
Miguel Paludo e Beto Gresse
Darío Giustozzi e Gaston Mazzacane
Sergio Jimenez e Rodrigo Baptista
Clemente Lunardi e Beto Posses
Pedro Queirolo e Marcel Visconde
Marcelo Hahn e Allam Khodair
Maurizio Billi e Ricardo Mauricio
Ricardo Zonta e Alan Hellmeister
Paulo Pomelli e Diego Nunes
Daniel Schneider e Ricardo Baptista
Gil Farah e Marcelo Franco
Edu Azevedo e Sylvio de Barros
JP Mauro e Gabriel Casagrande
Nelson Piquet Jr e Pedro Piquet
Claudio Dahruj e Caca Bueno

Challenge
Eloi Khouri e Marco Cozzi
Mauricio Salla e Guilherme Reischl
Luiz Fernando Elias e Marçal Müller
Rodrigo Mello e Tom Filho
Roberto Samed e Marcio Mauro
Ramon Alcaraz e William Freire
Otávio Mesquita e Cristiano Piquet
Daniel Paludo e Carlos Ambrósio
Luiz Arruda e Marcus Vario
Sergio Maggi e Mau Zanella
Beto Leite e Beto Valerio
Christian Hahn e Renan Guerra

Programação – endurance 1 – Interlagos (atividades oficiais):

Sexta-feira, 5 de agosto
13h15 – 13h55 – Treino livre 1 – Cup e Challenge
14h10 – 14h50 – Treino livre 2 – Cup e Challenge
15h – 15h40 – Briefing – Cup e Challenge
16h – 16h10 – Classificação 1 – Cup
16h20 – 16h30 – Classificação 2 – Cup
16h40 – 16h50 – Classificação 1 – Challenge
17h – 17h10 – Classificação 2 – Challenge

Sábado, 6 de agosto
12h40 – 12h50 – Warm Up 1 – Cup e Challenge
13h – 13h10 – Warm Up 2 – Cup e Challenge
14h55 – Voltas de apresentação (2 voltas) – Cup e Challenge
15h – Largada – Cup e Challenge

Notícias

Página inicial