Motor On Line
Notícias-

100 Milhas Piracicaba tem campeão inédito e dupla tetracampeã
Reportagem: Marcelo Basso
Engenho da Notícia
Na 27ª edição do evento, disputada neste domingo no ECPA, carros e gaiolas formaram um único grid na tradicional prova caipira.

Um novo piracicabano ingressou no rol dos campeões das 100 Milhas Piracicaba ao vencer, pela primeira vez, a tradicional prova disputada na cidade do interior paulista, o piloto Gustavo Favoretto conquistou a corrida entre as gaiolas tubulares. Já entre os carros, na categoria Marcas e Pilotos, a dupla formada por Felipe Giannetti e Rodrigo Stefanini, da equipe Stefanini Racing Team, conquistou o tetracampeonato.

Nesta que foi a 27ª edição consecutiva do evento e comemorando os 249 anos de Piracicaba, as provas foram realizadas neste domingo (7), no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), no interior de São Paulo, que também comemora aniversário em agosto, completando 27 anos de criação.

Ao longo do final de semana, diversas disputas contribuíram para abrilhantar ainda mais o espetáculo, que teve outras corridas. No sábado, aconteceram duas provas de Stock Junior, ambas vencidas pelo piloto Matheus Stumpf.

No domingo, a preliminar foi realizada pelas 50 Milhas de Clássicos, categoria composta por carros da década de 1970. Além de uma exposição de carros antigos, com relíquias do início do século passado.

Formando um único grid, carros de turismo e gaiolas tubulares partiram, pontualmente às 15 horas, para as 78 voltas pelo circuito de 2.100 metros com uma largada eletrizante, que levantou o público presente ao ECPA.

Com os carros bastante próximos e ultrapassagens acontecendo a todo o momento, Gustavo Favoretto assumiu a ponta antes da metade da prova e se manteve firme, até o final, mesmo sofrendo forte pressão, hora por Dito Giannetti, hora de Odair Possa D’Água, que o perseguiu implacavelmente até o final. Porém, a estratégia vitoriosa, que não estava programada, ocorreu durante a troca de pilotos, quando seu tio e parceiro, Airton Favoretto, se negou a assumir ao volante da gaiola.

“Ele é jovem, está muito bem na prova e tem condições de vencer sozinho”, afirmou o veterano que já venceu a prova em duas oportunidades, nos anos de 1990 e 1992. E acabou dando certo, Gustavo levou sua gaiola para a bandeira final pela primeira vez.

“É muito bom vencer as 100 Milhas Piracicaba, ainda mais para quem já havia batido na trave por duas vezes”, afirmou o piracicabano, vice-campeão em duas oportunidades.

Já entre os competidores de Marcas e Pilotos, a poleposition era da dupla formada pelos cunhados Felipe Giannetti e Rodrigo Stefanini que, com uma estratégia perfeita venceu a prova de ponta a ponta, conquistando o tetracampeonato.

“Não foi fácil e, para falar a verdade, acho que essa conquista teve um sabor especial. Pois largamos na frente, mas tivemos dificuldade para manter, pois a pressão foi muito forte. Mas, a equipe contribuiu muito, porque nos ajudou a encontrar o acerto perfeito com esse carro”, afirmou Rodrigo, ao falar sobre o Citroën C3.

Emocionado, Felipe diz se sentir honrado em poder correr, mesmo estando longe do automobilismo. “É uma criação do meu pai e faço questão de participar. Agora, meu objetivo é superar os números dele, que ainda é o maior vencedor das 100 Milhas Piracicaba”, afirmou com ar de gozação.

Show de freestyle

Enquanto os carros voavam baixo no autódromo, no kartódromo era disputada a terceira etapa do Supermoto Brasil Cup, com cerca de 50 competidores, com suas motocicletas, protagonizando disputas eletrizantes não só no asfalto, mas também no trecho de terra com obstáculos, como rege a tradição da modalidade. No intervalo das provas, a equipe de Jorge Negretti fez um show de Freestyle. A apresentação ocorreu em sua própria rampa móvel.

Confira o resultado final de cada categoria:

27ª edição – 100 Milhas Piracicaba

Tubular
1º Gustavo Favoretto – Piracicaba
2º Odair Possa D’Água – São Paulo
3º Luis Augusto – Araraquara
4º João Pedro – São Paulo
5º Dito Giannetti / Felipe Giannetti – Piracicaba

Marcas
1º Felipe Giannetti / Rodrigo Stefanini – Piracicaba
2º Adilson Gorga / Thiago Gorga – Piracicaba
3º Adriano Nunes – Santos
4º Neymar Barbosa / Junior Palace – Capivari
5º Marcelo Camacho / Luis Piccolo – São Paulo

50 Milhas Clássicos
1º Thiago / Stanley Wessler
2º Marcos Teodoro
3º Daniel Alberici
4º Mario Morassi
5º Marcelo / Luiz

Stock Jr. 1ª bateria
1º Matheus Stumpf
2º Otto Baumgart
3º Luis Eduardo Carvalho
4º Frederico Martini
5º Rafael Pereira

Stock Jr. 2ª bateria
1º Matheus Stumpf
2º Otto Baumgart
3º Frederico Martini
4º Luis Eduardo Carvalho
5º Rafael Pereira

Serviço

A realização das 100 Milhas Piracicaba é do ECPA, o patrocínio foi da Bom Peixe e Grupo Stefanini. O apoio da Prefeitura de Piracicaba e Bolo da Madre. A supervisão da prova é da Liga Paulista de Automobilismo (LPA).

Mais informações pelos telefones (19) 3438.7901 e 3438.7174, e-mail ecpa@ecpa.com.br, ecpa.com.br

Notícias

Página inicial