Motor On Line
Notícias-

F-3 Master: Sette Câmara voltou ao pódio da categoria of Zandvoort
Reportagem: Flávio Quick / Fabíola Cadar
Foto: Divulgação
Quick Comunicação
Em competição de recuperação, piloto saiu do sétimo lugar na classificação e terminou em terceiro.

O Zandvoort Circuit Park, na Holanda, recebeu no último fim de semana a 26ª edição do Zandvoort Masters de F3. A competição, realizada em evento único na temporada, reuniu neste ano equipes de várias partes da Europa e teve o piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara (Red Bull | Petrobras | Cemig | Mercantil do Brasil), integrante do Red Bull Junior Team, completando a corrida principal na terceira posição.

A participação de Sette Câmara no evento começou de forma bastante animadora. Na sexta-feira foram realizadas duas sessões de treinos livres e, com um carro que foi evoluindo bastante o desempenho, ele conseguiu registrar a terceira posição em ambos os treinos, com diferença de pouco mais de um décimo para o mais veloz da pista.

Após conversar com os engenheiros e a minuciosa análise dos dados da telemetria o piloto seguiu confiante para a tomada de tempos, que foi disputada na manhã de sábado. Animado Serginho conseguiu andar bem e registrar o tempo de 1m30s098, que comparado à sua marca do treino do dia anterior era um segundo e meio mais veloz. Acontece, porém, que seus principais concorrentes também melhoraram muito suas marcas e, com isso, Serginho acabou conseguindo apenas a sétima colocação para o grid de largada.

Sabendo que tinha um bom carro em suas mãos o brasileiro seguiu confiante para as corridas. Ainda na tarde de sábado a corrida classificatória teve 12 voltas. Após excelente largada Sette Câmara teve uma grande atuação, recuperou duas posições, suportou ataques dos concorrentes e recebeu a bandeirada no quinto lugar.

Na tarde deste domingo, então, foi disputada a última e decisiva corrida. Serginho, mais uma vez em grande largada, ganhou uma posição e seguiu pressionando os concorrentes à sua frente. Foram várias voltas em busca de ganhar mais uma posição, porém, devido ao altíssimo nível de pressão aerodinâmica usada em Zandvoort, conseguir ultrapassagens se torna quase impossível. Mas, com sua garra de sempre, Sette Câmara esperou um momento de descuido do oponente e, numa manobra de muito arrojo colocou o carro por dentro e ganhou o terceiro lugar. A esta altura os dois primeiros já haviam aberto grande diferença, então, o brasileiro seguiu no terceiro posto e, ao final das 25 voltas, comemorou a terceira posição e, mais do que isso, a presença no tradicional pódio de Zandvoort pelo segundo ano consecutivo.

"Foi um final de semana de muito trabalho aqui em Zandvoort. Nosso carro começou bem e viemos melhorando bastante nos treinos. Infelizmente, na tomada de tempos, a melhora de 1,5 segundos em relação ao tempo de sexta, ainda foi menor que a dos principais concorrentes, estragando todos os nossos planos. A equipe conseguiu uma boa regulagem na embreagem do carro o que me permitiu fazer boas largadas, assim, ganhei importantes posições nas largadas e, depois, na corrida de hoje, ainda consegui fazer uma ultrapassagem. Não foi o resultado que eu esperava, sinceramente, mas estar no pódio aqui do Masters de Zandvoort é sempre especial", comentou o piloto de 18 anos.

Notícias

Página inicial