Motor On Line
Notícias-

Kart: título para Coletta no Mazda Road to Indy Brasil em Interlagos
Reportagem: Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Foto: Fábio Oliveira
FGCom
Paulista de 14 anos conquista vaga para a decisão mundial em Laguna Seca após disputa direta com o irmão Murilo Coletta na Final.

Ele foi o primeiro a se inscrever para o Mazda Road to Indy Brasil. Mas não foi só na inscrição que Marcel Coletta acelerou forte e deixou os rivais para trás. O paulista, de 14 anos, foi o campeão da 1ª edição do evento neste sábado (dia 27), no kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos (SP), e será o representante do país na final mundial. A disputa acontecerá em dezembro, em Laguna Seca, nos Estados Unidos, valendo o prêmio de 200 mil dólares, equivalente a uma temporada completa na USF2000, primeiro estágio do projeto rumo à Fórmula Indy.

Campeão Brasileiro, da Copa do Brasil, do Sul-Brasileiro, hexacampeão do Super Kart Brasil, além de títulos no Paulista e Paulista Light de Kart, Marcel teve uma briga acirrada com o irmão Murilo Coletta, de 16 anos, que ficou em segundo lugar. Vinícius Papareli foi o terceiro.

"Logo que eu vi a notícia, corri atrás e fiz a inscrição. Sabia que era um prêmio importante, que eu precisaria focar muito e treinar. Estou muito feliz com a conquista", comemorou o piloto, que era um dos mais novos na disputa.

"É muito bom andar com pilotos mais experientes. Sempre que pude, subi de categoria no kart, então estou acostumado a dividir o grid com os mais velhos", continuou Marcel, que também falou sobre a "briga" direta com o irmão. "É bom, mas também é ruim correr contra ele. Na largada da final, ele tentou me ajudar. Mas o lado ruim é que um ganhando, tira o outro da briga".

A final mundial será com um carro da USF2000. Como nunca andou com fórmula, o piloto planeja fazer alguns testes e também estudar o traçado de Laguna Seca. "Agora que ganhei o prêmio, vou procurar um simulador para treinar bastante a pista. E estudar bastante sobre o carro também", completou.

Organizador e representante do Mazda Road to Indy no Brasil, Paulo Carcasci celebrou os resultados da 1ª edição do evento, que contou com 11 inscritos, entre 14 e 21 anos, representando quatro estados (São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Minas Gerais) e mais o Distrito Federal.

"Foi excelente. Tivemos um alto nível, com disputas muito boas, limpas. Os motores estavam muito parecidos, tudo muito competitivo. Tivemos 11 excelentes pilotos e espero repetir em 2017", declarou. "Já tinha visto o Marcel correndo e não me surpreendeu ele ter ficado com a vaga. Com certeza o Brasil vai estar bem representado no shootout", completou.

A disputa em Interlagos começou com um treino livre e a tomada de tempos. Foram sete minutos para definição do grid e valendo pontos. A soma das cinco melhores voltas no traçado de 1.150 metros deu a Marcel o primeiro lugar, com Murilo em segundo.

Na sequência, foram realizadas duas baterias eliminatórias, com os pilotos divididos em pares e ímpares e a disputa de 14 voltas. Murilo levou a melhor entre os pares e Papareli venceu a prova entre os ímpares.

Na somatória, Murilo e Marcel terminaram com 29 pontos. Pelo critério de desempate, Murilo ficou com a pole, já que venceu uma das baterias eliminatórias e o irmão ficou em segundo no seu grupo. Na final, a disputa entre os irmãos foi grande, até que Marcel conseguiu a ultrapassagem e venceu. O piloto encerrou a competição com 55 pontos, contra 51 de Murilo e 47 de Papareli.

O Mazda Road to Indy é um dos projetos mais bem sucedidos para a formação de pilotos no mundo. A Mazda passou a dar seu nome ao projeto em 2010 e desde o seu lançamento pilotos de diversos países já passaram pelas competições. Austrália, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Finlândia, Irlanda, Coréia, México, Holanda, Noruega, Filipinas, Espanha, Grã-Bretanha, Venezuela e Zimbábue já tiveram representantes no grid, mostrando seus talentos em circuitos mistos, de rua e ovais nos EUA.

O Mazda Road to Indy no Brasil é patrocinado pela RR Racing.

Resultado final do Mazda Road to Indy Brasil (Top-6):

1. Marcel Coletta (SP) 55 pontos
2. Murilo Coletta (SP) 51
3. Vinicius Papareli (SP) 47
4. Lucca Croce (SP) 35
5. Jean Aguiar 33
6. Pedro Cardoso (DF) 32

Notícias

Página inicial