Motor On Line
Notícias-

Rally: Sandra / Gonçalves vencem 2ª consecutiva e lideram Regularidade
Reportagem: Mércia Suzuki
Foto: Marcelo Machado
MSuzuki Comunicação
Nesta terça, (6), duplas da FD Rally Team encaram a etapa mais longa da 24ª edição.

O Rally dos Sertões já mostrou suas garras nas duas primeiras etapas desta edição e os competidores enfrentam dias difíceis, com várias adversidades e trechos sinuosos. Na terça-feira muitos ficaram pelo caminho devido às quebras. Mas na FD Rally Team (equipe da região de Alphaville, em Barueri / SP) as duplas seguem firmes e completaram a segunda etapa que ligou as cidades goianas de Padre Bernardo e Cavalcante. Nesta 24ª edição, o piloto Glauber Fontoura busca o tricampeonato na Super Production, ao lado da catarinense Josi Koerich. Já Sandra Dias fez sua estreia no grid como piloto do Regularidade / Categoria Turismo, com o navegador de Sorocaba / SP, Maurício Gonçalves.

Glauber Fontoura e Josi Koerich (#311) completam o trecho cronometrado de 374 quilômetros na quinta posição na Super Production, em 6h27m29s, e entre as dez duplas mais rápidas da geral. Com o resultado, ocupam o terceiro lugar no acumulado da categoria. "Foi um dia duro, mas não achei de dificuldade extrema como haviam falado, apesar dos imprevistos que nos custam minutos preciosos no final da Especial, completamos e, agora, é buscar uma melhor colocação na terceira etapa", diz Fontoura que completa a 14ª participação na competição.

A experiente navegadora ressalta que quando a navegação é boa o piloto não acha a prova complicada. "É que a minha navegação foi perfeita, o Glauber não levou sustos e foi tudo redondo o facilitou o trabalho dele", brinca Josi, que está em seu 11º Rally dos Sertões e é uma das poucas mulheres que tem uma trajetória consolidada no Cross Country.

Mas nem tudo foram flores para dupla que driblou um pneu furado faltando 40 quilômetros para terminar a Especial. Depois na reta final, outro problema, desta vez com a roda que fez Glauber usar de toda a sua habilidade dos tempos de jipeiro e improvisou apenas com três parafusos. Para a roda não destalonar teve de ser muito cauteloso na pilotagem para finalizar o trecho com a Mitsubishi L200 Triton ERS.

Única piloto mulher no Sertões / Regularidade

Sandra Dias, esposa de Fontoura, mostrou sua determinação. Está em sua segunda temporada no Cross Country e disputa a maior prova off-road do país pela primeira vez. Única piloto mulher entre as 15 duplas da modalidade Regularidade, Sandra, ao lado do navegador Maurício Gonçalves, venceu as duas primeiras etapas e a dupla lidera na categoria Turismo.

Na segunda etapa (5) a dupla teve 799 pontos perdidos, o segundo colocado 2077. Na estreia fecharam a etapa com 499 pontos perdidos, enquanto o segundo colocado 936. A afinação da dupla que compete pela primeira vez juntos também evolui a cada etapa. "Esta experiência que estou vivenciando é incrível, estou adorando os desafios, as superações que temos de passar a cada dia. Hoje quebramos mas, ainda assim, chegamos na frente e estamos muito felizes com esse resultado", destaca a piloto da Pajero Full.

No Regularidade não é a velocidade que conta, mas sim andar no trecho o mais próximo das médias horárias pré-estabelecidas, com muita perícia, capacidade de cálculo e raciocínio e vence o dia quem tiver menos pontos perdidos. Por dia, as duplas fazem duas etapas, por dia, totalizando 14 até o final do rali

Terceira Etapa

Nesta terça-feira, a caravana do Rally dos Sertões segue para Posse, outra cidade goiana do roteiro. Será o dia com maior quilometragem da edição com 643 quilômetros dos quais 376 de trechos cronometrados. Será mais uma especial bem técnica e complicada que passa por região montanhosa com muito trial, trechos sinuosos, pedras, areia que alterna trechos de média e alta velocidade. O rali termina no sábado, 10, em Palmas (TO) quando serão completados 3.212 quilômetros de roteiro. São 146 veículos competindo das categorias carro, motos, quadriciclos e UTVs.

Para acompanhar as notícias da equipe acesse da página no Facebook: Equipe FD Rally Team.

A FD Rally Team, equipe da região de Alphaville (Barueri/SP), conta com patrocínio da Fontoura Dias Stands e Schifis.

Resultado 2a etapa Super Production (5/9) (cinco primeiros)

1) Cristian Domecg / Weidner Moreira - 6h08m41s
2) Fábio Ruediger / Edu Bambi - 6h11m29s
3) Bartolomeu Carvalho / Joselito de Melo - 6h20m35s
4) Valdir de Lacerda / Isac Pinto - 6h21m45s
5) Glauber Fontoura / Josi Koerich - 6h27m29s

Resultado Segundo Dia (5/9) - Rally dos Sertões / Regularidade Categoria Turismo

1) Sandra Dias / Maurício Gonçalves, Pajero Full, 449 pontos perdidos
2) Adriano Rogério Goetlems / Henrique Rech, Amarok, 936 pontos perdidos
3) Sebastian Arias / Fabrício Ribeiro, L200 Triton, 24248 pontos perdidos
4) Luis Fernando Carqueijo / Claudio Costa, Ranger, 123939 pontos perdidos

Programação 24º Rally dos Sertões

06/09 - Etapa 3
Cavalcante (GO) - Posse (GO)
Deslocamento inicial: 22,95 km
Trecho especial: 376,41 km
Deslocamento final: 244,12 km
Total do dia: 643,48 km

07/09 - Etapa 4
Posse (GO) - Luís Eduardo Magalhães (BA)
Deslocamento inicial: 14,62 km
Trecho especial: 361,94 km
Deslocamento final: 183,59 km
Total do dia: 560,15 km

08/09 - Etapa 5
Luís Eduardo Magalhães (BA) - Mateiros (TO)
Deslocamento inicial: 35,47 km
Trecho especial: 425,67 km
Deslocamento final: 00 km
Total do dia: 461,14 km

09/09 - Etapa 6
Mateiros (TO) - Ponte Alta (TO)
Deslocamento inicial: 00 km
Trecho especial: 514,98 km
Deslocamento final: 5,97 km
Total do dia: 520,95 km

10/09 - Etapa 7
Ponte Alta (TO) - Palmas (TO)
Deslocamento inicial: 4,61 km
Trecho especial: 191,54 km
Deslocamento final: 47,46 km
Total do dia: 243,61 km

Notícias

Página inicial