Motor On Line
Notícias-

Rally: Terpins e Justo vencem penúltima na Protótipos T1 do Sertões
Reportagem: Mércia Suzuki / Deborah Ferreira
Foto: Doni Castilho
MSuzuki Comunicação
Dupla da Bull Sertões Rally Team larga neste sábado, às 13h16, rumo a Palmas (TO) para a última etapa da 24ª edição.

O Rally dos Sertões termina neste sábado (10), em Palmas, a sua 24ª edição. A previsão é de que a primeira moto largue do trecho cronometrado, a partir das 11 horas, em Ponte Alta, e na sequência quadriciclos, UTV´s e carros. A dupla Michel Terpins / Maykel Justo (#322), da Bull Sertões Rally Team, que está em quarto no acumulado na Protótipos T1, larga a partir das 13h29 da Especial, rumo a última etapa da competição.

Na sexta-feira os paulistas Terpins, 39 anos, e Justo, 36 anos, venceram de novo na categoria Protótipos T1. A bordo de um T-Rex, desenvolvido pela equipe MEM, a dupla desbravou a penúltima Especial em 6h56m58s. "Foi emocionante estar no deserto Jalapão. Mas a areia muito pesada, a temperatura alta e os trechos sinuosos foram exaustivos. Mais uma vez chegamos bem e nosso esforço foi ao máximo para conseguimos um bom resultado antes de chegar em Palmas", conta Terpins, que participa da competição pela sétima vez (um ano de moto e o restante de carro).

"Apesar de corremos juntos pela primeira vez, Maykel e eu tivemos uma adaptação rápida e um bom entrosamento. Estávamos obtendo resultados bem positivos até quando o pistão furou no terceiro dia e nos prejudicou na classificação, mas Sertões é isto uma superação a cada dia", diz o piloto, que é vice-líder do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, da Protótipos T1.

A última Especial (etapa 7) do rali será mais curta, com 192 quilômetros, mas nem por isso os competidores devem subestimá-la. "Vamos continuar acelerando nos trechos que permitirão altíssimas velocidades, mas sem arriscar nossa posição", explica Justo, navegador de Taubaté (SP), que participa da prova pela 10ª vez e já conquistou quatro títulos (caminhões e carros).

Esta final entre Ponte Alta e Palmas, no Tocantins, terá um total de 243 quilômetros começa com estradas de piçarra. Na seqüência, aparecem estradas menores, com erosões, riachos, depressões e pedras. No último trecho, a prova fica rápida novamente e segue assim até a última descida da serra. O final da especial será em Taquaruçu, na TO-030. Dali, os veículos seguem em deslocamento até a Praia da Graciosa, em Palmas. O percurso total da competição é de 3.143 quilômetros, dos quais 2.341 de trechos cronometrados (Especiais). Participam do rali carros, UTVs, quadriciclos e motos.

Equipe com selo "Carbon Free"

Além da vontade de acelerar e brigar pelo pódio durante a maior prova off-road do país, a equipe dos irmãos Michel Terpins e Rodrigo Terpins não deixa de lado o engajamento com ações sociais e o meio ambiente. Novamente o carro #322 recebeu o selo "Carbon Free" da Iniciativa Verde. Isto quer dizer que o CO2 emitido pelo veículo durante as sete etapas serão compensados por meio de plantio de árvores na Mata Atlântica. A organização que é especializada no trabalho de compensação ambiental e realiza o cálculo, seguindo o Protocolo Carbon Free. Este é o segundo ano consecutivo que o time adota a iniciativa.

A equipe Bull Sertões Rally Team conta com patrocínio da 100% Eventos, Xarla, Bull Sertões e apoio da equipe MEM, Motul e Ohlins.

Resultado Penúltima Dia - 6ª etapa - Protótipos T1 (9/9)

1- Michel Terpins / Mykel Justo, 6h56m58s
2- Fabrício Bianchini / Jose Caio R. dos Santos, 8h19m38s
3- Pedro Prado / Joaquim Bicudo, 8h41m35s
4- Luis Nacif / Filipoe B. de Oliveira, 8h48m58s
5- Paulo Pichini / Paulo Bomba, 10h30m00s

Resultados Acumulado - Protótipos T1 (após seis etapas)

1. Pedro Prado / Joaquim Bicudo, 32h30m13s
2. Fabrício Bianchini / Jose Caio R. dos Santos, 33h19m03s
3. Paulo Pichini / Paulo Bomba, 37h36m05s
4. Michel Terpins / Mykel Justo, 41h00m34s
5. Luis Nacif / Filipe B. de Oliveira, 46h28m28s

Programação Rally dos Sertões 2016

10/09 - Etapa 7 (Último dia)
Ponte Alta (TO) - Palmas (TO) - Total do dia: 198 km
Deslocamento inicial: 4,6 km
Trecho especial: 192 km
Deslocamento final: 2 km

Programação da Chegada - Praia da Graciosa (Palmas)
A partir das 13h - Chegada do 1º competir na Rampa (motos, quadris, UTVs e carros)

Premiação e Festa de Encerramento
A partir das 21h - Villa Country
390, Q. 201 Sul Avenida Joaquim Teotônio Segurado, 378 - Plano Diretor Sul, Palmas

Informações Gerais:

Distância total - 3.143 quilômetros
Especiais (trechos cronometrados) - 2.341 quilômetros | 74% de especiais - recorde
Prólogo em Goiânia - 3 de setembro | Largada primeira etapa - 4 de setembro
Chegada em Palmas - 10 de setembro

Notícias

Página inicial