Motor On Line
Notícias-

Máquinas da F1600 prontas para invadir o Velo Città
Reportagem: Vitor Garcia
Foto: Humberto da Silva
VG3
Maior categoria de fórmula da América Latina desembarca em Mogi-Guaçu para abertura da Copa do Brasil.

A Fórmula 1600, maior categoria de carros fórmula do Brasil e recordista latina americana em quantidade de carros alinhados no grid desembarca esse final de semana no Autódromo Velo Città, em Mogi-Guaçu (SP) para a realização da primeira etapa da temporada 2016 da Copa do Brasil.

Convidada pela organização dos 500km de São Paulo para fazer a corrida preliminar de uma das mais importantes corridas de endurance do país, a etapa de abertura contará com pilotos e equipes em incríveis disputas em duas categorias: F1600 e F1600 Light.

Ambas as categorias utilizam o mesmo conjunto mecânico e de potência, e o que diferencia é a experiência do piloto, sendo a segunda utilizada como porta de entrada para jovens pilotos que desejam ter o primeiro contato com o automobilismo ou com a categoria, e ainda gentleman drivers que encontram competitividade e prazer com um excelente custo x benefício a mais de 200km/h.

Na sexta-feira (16) acontecem os primeiros treinos livres da Fórmula 1600; no sábado além do treino classificatório que definirá o grid de largada, está marcada a primeira corrida do final de semana da categoria a partir das 15h10. No domingo a segunda e última corrida do final de semana a partir das 9h20.

A Copa do Brasil de Fórmula 1600 acontece em quatro etapas, sempre em rodada dupla a serem realizadas no Autódromo Velo Città (como preliminar dos 500km de SP), Londrina (como preliminar das 500 Milhas de Londrina) além de fechamento da temporada em Interlagos (SP); uma corrida a ser realizada em outubro será confirmada nos próximos dias. Não há descarte, e os pilotos pontuam de forma separada em cada categoria.

No mesmo evento, a Classic Cup fará uma etapa do Campeonato Paulista, assim como a Lancer Cup realizará sua prova. No domingo (18) a tradicional prova dos 500km de São Paulo acontece com diversas atrações, como corrida de veteranos, desfiles e muito mais. Fantásticos protótipos de todo o Brasil são esperados para a prova.

Saiba mais sobre a Copa do Brasil de F1600:

Depois do grande sucesso da Fórmula 1600 durante o Campeonato Paulista realizado em Interlagos, onde foi convidada como preliminar da Fórmula Truck, além de bater o recorde latino-americano de grid alinhando 32 carros, a categoria anuncia a edição 2016 da Copa do Brasil.

Com o fechamento do Autódromo de Interlagos visando a preparação para o GP Brasil de Fórmula 1, a Fórmula 1600 dá uma pausa no Campeonato Paulista (que retorna em dezembro) e inicia um novo torneio com a primeira etapa sendo realizada em Mogi-Guaçu, no moderno Autódromo Velo Città como preliminar dos 500km de São Paulo.

Em outubro acontecerá a segunda corrida da Copa do Brasil de Fórmula 1600 em local que deverá ser confirmado nos próximos dias, mas em novembro a categoria viaja até a cidade paranaense de Londrina para fazer parte da 25ª edição das 500 Milhas de Londrina, uma das mais importantes provas de endurance do Brasil.

A Copa do Brasil chegará ao seu final com rodada dupla quando a categoria retornará à Interlagos (SP) nos dias 17 e 18 de dezembro. "Será uma ótima oportunidade de manter os pilotos e equipes em atividade, além de uma excelente apresentação da categoria em diferentes praças”, comentou Silvio Novembro da empresa ASCOT, responsável pela organização da Copa do Brasil.

Além da disputa do campeonato, tanto na Fórmula 1600 como Fórmula 1600 Light, estão confirmados prêmios como: 01 chassi F1600 Mangusto R-5, 02 jogos de rodas Scorro e 02 jogos de pneus Momo.

Confira o calendário da Copa do Brasil de Fórmula 1600:

18/09 – 1ª etapa – Velo Città (preliminar dos 500km de São Paulo)
16/10 – 2ª etapa – à confirmar
27/11 – 3ª etapa – Londrina (preliminar das 500 Milhas de Londrina)
17 e 18/12 – 4ª etapa – Interlagos (SP)

Confira a programação completa dos 500 Km de São Paulo:

Sexta-feira - 16 de setembro
11h - Treino Livre 1 - 500 Km
12h11 - Treino Livre 1 - Classic Cup
12h46 - Treino Livre 1 - Fórmula 1600
13h21 - Treino Livre 2 - 500 Km
14h32 - Treino Livre 2 - Classic Cup
15h07 - Treino Livre 2 - Fórmula 1600
15h42 - Treino Livre 3 - 500 Km

Sábado - 17 de setembro
8h - Treino Livre 1 - Lancer Cup
8h35 - Treino Livre 4 - 500 Km
9h25 - Treino Livre 3 - Classic Cup
10h - Treino Livre 2 - Lancer Cup
10h35 - Treino Livre 5 - 500 Km
11h20 - Treino Livre 3 - Fórmula 1600
11h55 - Classificação - Classic Cup
12h30 - Classificação - Fórmula 1600
12h50 - Classificação e Corrida 1 - Lancer Cup
13h55 - Classificação 500 Km
15h10 - Corrida 1 - Fórmula 1600
15h50 - Corrida 1 - Classic Cup
16h25 - Classificação e Corrida 2 - Lancer Cup

Domingo - 18 de setembro
8h30 - Warm-up - 500 Km
9h20 - Corrida 2 - Fórmula 1600
10h10 - Corrida de Veteranos
11h10 - Corrida 2 - Classic Cup
13h - Largada dos 500 Km de São Paulo

Sobre a Fórmula 1600:

Maior categoria de monoposto da América Latina, a Fórmula 1600 é recordista em grid, alinhando 32 carros na etapa de julho de 2016, quando foi convidada pela Fórmula Truck para ser a categoria preliminar durante a etapa paulista.

Acessível, a categoria proporciona oportunidade de aprendizado e oferece a seus participantes a emoção de guiar um carro de fórmula a mais de 200km/h. A diversidade do seu grid vai de jovens promissores pilotos à profissionais liberais que se unem para o fortalecimento da categoria e a realização de sonhos oferecendo ao público incríveis disputas e chegadas de tirar o fôlego.

Ficha técnica:

Chassi: F1600 Mangusto R-5
Motor: Ford Zetec Rocam 1600cc – 8V
Potência: 122hp (aproximadamente)
Velocidade Máxima: 204 km/h (em Interlagos)
Pneus: Momo 195 / R15 (radial)
Rodas: Scorro S 237

A F1600 tem patrocínio de STP Lubrificantes e conta com o apoio da Ford Performance, Revista Racing, FuelTech, Crestana Peças Automotivas, Rodas Scorro e Lotse Volantes.

Notícias

Página inicial