Motor On Line
Notícias-

Rally: Projeto Ideia Fixa encerra participação no Sertões 2016
Reportagem: Silvana Grezzana Santos
Foto: Sanderson Pereira
Sig Comunicação
Contentamento. Coração no lugar certo, na hora certa!

No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, localizado em Domiciano Ribeiro - Distrito de Ipameri - Goiás, as crianças desenvolviam tarefas de casa, com a orientação das monitoras. Frequentado no período do contra turno, é responsável por manter as crianças envolvidas em atividades esportivas, lúdicas e de reforço escolar.

A surpresa inesperada, ficou por conta da mala encantada. Dentro dela, os kits Ideia Fixa pela Educação & Cultura contendo 10 livros e CD com histórias infantis.

Em ordem, com tranquilidade e curiosidade, eles vibraram e agradeciam pelo lindo e rico material recebido. Esta que foi a ultima ação prevista para o encerramento da participação do Projeto Ideia Fixa, no Rally dos Sertões 2016. Vale destacar que desde que deixaram a cidade de Poços de Caldas - MG no início da viagem até a volta, foram 15 dias intensos, em que Tânia Mara Carvalho e Ana Paula Moreno, se transformaram em mensageiras da alegria, nos mais de 4.500 quilômetros de estradas percorridas em 4 estados, mais Distrito Federal.

O cronograma de ações foi um sucesso, repleto de resultados satisfatórios. Ou seja, as cidades escolhidas para receber a visita do Projeto Ideia Fixa por um Sertão 100 Fome e as ações desenvolvidas, aguardavam de braços abertos a "pequena" grande equipe do projeto.

Tudo foi programado e organizado com muito tempo de antecedência. Mas, mesmo após 15 anos de ações ininterruptas, era como descobrir o novo, vivenciar situações inusitadas e se deparar muitas vezes com o inesperado. Porém, perceber que podemos nos superar ao longo deste processo, só poderia é claro, trazer contentamento. Nos deparamos com crianças, que apesar da frágil aparência, trazem consigo, um mundo de histórias e muitas da vezes, daquelas que não se pode ficar contando. Quando os personagens do Teatrinho da Turma do Tupício, entravam em ação, estas mesmas crianças tristes, amarguradas, sisudas e cheias de problemas, conseguiam como num passe de mágica, abrir um sorriso largo e por alguns momentos, viajavam no mundo do lúdico, do faz de conta, da alegria!

E o rastro solidário mais uma vez foi deixado em meio a aridez do sertão. As cidades de Goiânia, Padre Bernardo, Posse e o Distrito de Domiciano Ribeiro no estado de Goiás, Luís Eduardo Magalhães na Bahia e Novo Jardim e Almas no Tocantins, foram as premiadas com este trabalho. Autoridades municipais estiveram presentes às ações, professoras, diretoras escolares, monitores se empenharam para receber o projeto, desenvolveram atividades, enfim, uma "simples" ação, é na verdade um grande sucesso, pelo empenho e engajamento de muitas pessoas.

A Dra. Alexsandra Vieira Bender da Cruz, esposa do Prefeito Humberto Santa Cruz destacou a presença do Projeto Ideia Fixa em Luís Eduardo Magalhães. " Fiquei muito feliz em assistir ao teatrinho. O gato Tupício, deixa mensagens profundas, tanto para os adultos, quanto para as crianças. O trabalho realizado por vocês com nossos alunos e monitores, jamais será esquecido. Parabéns a todos envolvidos neste projeto. LEM, agradece de coração a visita de vocês e do Rally dos Sertões em nosso município", frisou a 1ª. Dama.

"Satisfação, alívio pelo dever cumprido. Alegria pelas realizações, bem-estar por voltar para casa, por rever a família e contentamento pelos objetivos cumpridos. Assim é que me sinto no momento. Completei 18 anos da minha primeira participação no Rally dos Sertões e só tenho a agradecer a organização do Rally, que não só reconheceu nosso trabalho ao longo destes anos, mas ajudou e muito para que pudéssemos realiza-lo, vindo é claro, a somar aos grandes números das ações oficiais. Ter cruzado a rampa de largada e de chegada, foi meu maior troféu, que pude compartilhar com todos os meus parceiros!", finalizou Tânia Mara, emocionada.

Parceiros do Projeto:

Can Am BRP, Fiat, Instituto Duda e Adelina, Vilamonge Café, Perfumaria Emy, RNN Sports, Piffer, Sig Comunicação, W3B Soluções Inteligentes, Fundação Educar DPaschoal, Cryf Empreendimentos, Rotary Clube de Poços de Caldas, Alko - Produtos de qualidade, Master Web Rádio, Brunnens, Asa Alumínio, ASI - Associação Sul Mineira de Imprensa, Revista Prómoto, Poços de Caldas Moto Clube, Implar.

Projeto Ideia Fixa

Um sonho que virou um projeto de vida! E mais que isto, transformou a vida de muita gente.

TUDO começou quando Tânia Mara Matias de Carvalho escreveu o livro "Cêis é rali,é?" que mostrava não só histórias de Rally, mas que retratava a real história de um Brasil pouco conhecido e totalmente esquecido.

Na verdade ela decidiu fazer algo pelos "sertanejos" que encontrou pelo caminho em diversas participações no Rally dos Sertões. Criou então o Projeto "Ideia Fixa por um Sertão 100 Fome".

No início trocou exemplares do livro por cestas básicas e hoje o Projeto Ideia Fixa é um dos mais antigos e contínuos trabalhos sociais dentro das provas de rali no Brasil. São 14 anos de existência com números que impressionam. Até o momento, o Ideia Fixa já beneficiou, mais de 138 mil pessoas em 16 Estados foram beneficiadas com doações, que somam 207 toneladas. As ações incluem ainda a distribuição de 158.000 livros novos e usados.

Notícias

Página inicial