Motor On Line
Notícias-

F-3 Brasil: líder Matheus Iorio volta às origens em Londrina
Reportagem: Luís Ferrari
Pista paranaense foi palco dos primeiros treinos do atual vice-campeão da categoria mais veloz do Brasil.

A segunda metade da temporada 2016 da F3 começa neste fim de semana com um gosto de flashback para o Matheus Iorio, atual vice-campeão e líder do campeonato com seis vitórias em oito corridas disputadas.

Hoje com bastante quilometragem e credenciado a buscar o título, foi em Londrina que o competidor da equipe Cesário deu seus primeiros passos na categoria mais veloz do automobilismo nacional.

Então a motivação para a quinta etapa do calendário é alta.

“A pista de Londrina me agrada muito. Na época que comecei na F3 treinei, bastante lá e é um ponto bem positivo retornar agora”, conta Iorio.

Ele destaca o fato de o traçado não permitir muitas ultrapassagens –apontando inclusive o lado positivo que isso pode proporcionar na rodada dupla deste domingo.

“É um traçado meio complicado no quesito pontos de ultrapassagem, então o quali naturalmente ganha em importância. Mas o fato de não ter tantos pontos de ultrapassagem nítidos ajuda também a ter provas mais pegadas, com os carros andando próximos. Então certamente o público terá um bom espetáculo”, frisou o piloto da Cesário F3.

O ponto negativo é a programação da etapa, novamente com duas corridas no domingo, praticamente em sequência uma da outra.

“O cronograma que começaria em Santa Cruz do Sul como exceção aparentemente virou rotina, com duas provas em sequência. Não é o que eu acho ideal. Mas tem seu lado desafiador, que é terminar bem a primeira e com o carro inteiro, sem bater, porque um eventual acidente prejudica bastante na segunda. Tem também a questão do preparo físico.Em Interlagos fiz a primeira prova atrás do Samaia e vi pontos que precisava melhorar no aspecto físico e já estou fazendo isso”, frisou o líder do campeonato, que tem vantagem de 42 pontos sobre o companheiro de equipe na tabela de classificação.

Outro ponto de atenção destacado pelo piloto diz respeito ao horário do quali, designado para 17h25 da tarde de sábado –em Interlagos há duas semanas, por exemplo a categoria classificou ao anoitecer.

Iorio conclui enfatizando que pretende manter nesta segunda metade do campeonato a mesma abordagem que o fez dominar a temporada até aqui.

“Vamos continuar com cabeça no campeonato, manter o foco e dar sequência ao nosso trabalho. No domingo temos duas corridas logo cedo, uma atrás da outra, provavelmente estará calor e vamos buscar mais pontos para alcançar nosso objetivo.”

As provas da F3 Brasil são exibidas pelos canais Sportv, normalmente uma semana após a realização das etapas.

F3 Brasil – Londrina – programação:

Sábado, 24 de setembro
10h40 – 11h10 – Treino livre 1
15h30 – 16h – Treino livre 2
17h25 – 17h35 – Quali

Domingo, 25 de setembro
8h20 – Largada corrida 1
11h25 – Largada corrida 2

F3 Brasil – Classificação (top5):

1. Matheus Iorio 102 pontos
2. Guilherme Samaia 60
3. Carlos Cunha 47
4. Thiago Vivacqua 40
5. Artur Fortunato 39

Notícias

Página inicial