Motor On Line
Notícias-

F-3 Euro: Sérgio Sette Câmara é o mais rápido em Ímola
Reportagem: Flávio Quick / Fabíola Cadar
Foto: Divulgação
Quick Comunicação
Piloto brasileiro mostra força e muita velocidade em em pista icônica para os amantes da velocidade.

Neste fim de semana o Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, recebe a nona rodada do Campeonato Europeu de F3. Pilotos e equipes da principal competição da modalidade do mundo enfrentam os desafios da penúltima rodada do Campeonato 2016, composta pelas etapas 25, 26 e 27 da temporada.

Competindo pela equipe Motopark Academy, da Alemanha, o piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara (Red Bull | Petrobras | Cemig | Mercantil do Brasil), integrante do Red Bull Junior Team, mostrou porque ocupa uma das vagas no mais importante programa de jovens pilotos da atualidade.

Distante da disputa do título, motivada principalmente por problemas mecânicos, o brasileiro de 18 anos chegou à Ímola disposta a mostrar o melhor de si em uma das pistas mais desafiadoras do planeta. Com muita disciplina e focado em buscar os resultados em cada uma das sessões o piloto se destacou no primeiro treino livre, disputado na manhã de ontem ocupando a quarta posição. No segundo treino, quando vinha em sua volta rápida, acabou sendo surpreendido pela quebra do motor Volkswagen de seu carro obrigando-o, com isso, a trocar a unidade motriz de seu carro.

Sem ter o que fazer e ciente de que, por força do regulamento, perderia dez posições para a largada das três provas do fim de semana, Serginho seguiu confiante para a primeira tomada de tempos. Muito concentrado o piloto partiu para a primeira sessão classificatória e, com a marca de 1m36s120 foi o segundo mais rápido da pista, ficando a pouco mais de um décimo do tempo do pole-position.

A primeira corrida da rodada foi disputada na manhã deste sábado. Após boa largada Sette Câmara, que largou da 12ª posição, logo começou sua prova de recuperação. Ainda na primeira volta ele superou dois concorrentes e, no desenrolar das voltas, soube atacar nos momentos decisivos para sempre ganhar posições. Com 15 voltas completadas ele já ocupava a sexta posição quando, ao buscar o quinto lugar, sofreu um toque lateral, acabou tendo um dos pneus de seu carro furado. Sem ter o que faze o piloto recolheu para o box e abandonou a corrida.

Pole Position para a segunda corrida

Seguindo a programação da etapa Serginho se preparou para a segunda tomada de tempos do fim de semana, que determinou as posições de largada para as corridas dois e três, que acontecerão neste domingo. Com um carro muito bem acertado, que aliás veio em ascensão durante todas as atividades de pista, o piloto Red Bull conseguiu estabelecer a marca de 1m36s138 e, com isso, garantiu a pole-position com mais de dois décimos de diferença para o segundo colocado.

"Estou muito feliz em poder mostrar para todos que eu estou em um momento muito especial da minha carreira. Quando tenho um equipamento competitivo em mãos consigo andar rápido, buscar o meu limite e do equipamento e, naturalmente, os resultados aparecem. Infelizmente, pela segunda vez na temporada, fui obrigado a trocar de motor e isso está me custando 10 posições de largada em seis das 30 provas do ano, o que representa 20% do Campeonato. Mas, como bom brasileiro, eu não desisto nunca e vou para cima amanhã. Não tenho nada a perder e vou buscar o máximo de pontos possíveis nas duas provas", comentou o piloto.

Notícias

Página inicial