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Pirelli apresenta o novo Scorpion Rally STR
Reportagem: Rubia Sammarco / Marco Cortinovis
Néctar Comunicação

A Pirelli tem o prazer de apresentar o SCORPION™ RALLY STR, novo pneu de enduro on e off road, desenvolvido especificamente para a última geração de motos urbanas de enduro, de aventura e de uso misto. O SCORPION™ RALLY STR é uma revolução no segmento de pneus, pois consegue combinar a melhor performance de um pneu para competições de rali com a de um pneu de enduro urbano.

A pré-estreia global do SCORPION™ RALLY STR será no estande da Ducati na INTERMOT, que vai até 9 de outubro, em Colônia. A fabricante de Borgo Panigale o escolheu como equipamento original para um novo modelo da gama Ducati Scrambler. O novo modelo utilizará as medidas 120/70 R19 M/C 60V M+S TL na dianteira e 170/60 R 17 M/C 72V M+S TL na traseira.

O SCORPION™ RALLY STR é o novo pneu do segmento enduro on e off. O produto foi projetado especificamente para atender às mais exigentes demandas do mercado. Sua banda de rodagem agressiva e importantes inovações tecnológicas proporcionam tração em estradas de terra. Além disso, oferece estabilidade, mesmo em altas velocidades, dirigibilidade, agilidade no asfalto e, ainda, conforto e aderência em todas as condições de pilotagem.

O SCORPION™ RALLY STR foi inspirado pelo vencedor de muitas competições, o SCORPION™ RALLY. Sua reconhecida dirigibilidade off road foi refinada para uso em motos de aventura e de uso misto de grande capacidade, além da adição de um excelente nível de performance no asfalto.

Público-alvo

O SCORPION™ RALLY STR foi concebido para a última geração de motos de aventura, de enduro urbano e de uso misto, capazes de longas viagens e jornadas, incluindo trechos off road. O SCORPION™ RALLY STR proporciona performance off road, combinada com excelente dirigibilidade, aderência e estabilidade no asfalto.

Os pilotos para os quais o SCORPION™ RALLY STR se destina são aqueles que buscam versatilidade, equilíbrio entre performance on e off road. Além de um pneu blocado, com visual agressivo, que não sacrifica aderência, segurança em pista molhada, quilometragem, estabilidade e conforto.

Características técnicas e benefícios para os pilotos

As principais características técnicas do SCORPION™ RALLY STR são:

. Um composto rico em sílica, que proporciona excelente aderência em qualquer condição de uso alta quilometragem.
. Perfil e estrutura de pneus de rua, para garantir dirigibilidade superior no asfalto.
. Um padrão de banda de rodagem inovador, que proporciona tanto tração em estradas de terra como estabilidade no asfalto.

Em adição aos novos perfis, o SCORPION™ RALLY STR possui estrutura e composto que se baseiam em benefícios da experiência da Pirelli nos segmentos de estrada. O padrão da banda de rodagem é de um verdadeiro pneu blocado, com geometria e arranjo dos blocos inovadores.

As principais vantagens e benefícios que o novo SCORPION™ RALLY STR oferece ao piloto são:

. Excelente tração off road graças ao novo padrão da banda de rodagem.
. Performance on the road que proporciona dirigibilidade, estabilidade e aderência, tanto no seco como no molhado. A estrutura do perfil e o composto vêm da experiência da Pirelli no segmento de enduro urbano. Produtos como o SCORPION™ Trail e SCORPION™ Trail II venceram inúmeros testes comparativos de pneus, conduzidos pelas revistas internacionais de maior prestígio. Estes pneus equipam como produtos originais muitos dos principais modelos de motos.

A família SCORPION™ e a origem do segmento

A palavra SCORPION™ em seu nome recorda imediatamente a gama de produtos Pirelli criados para uso off road, não só em competições de duas rodas, mas também em corridas de quatro rodas. Os produtos da gama SCORPION™ são utilizados em competições de carro off road, no Enduro e no Campeonato Mundial Cross Country e no Campeonato Mundial de Motocross, onde a gama off road da Pirelli tem sido o líder indiscutível por mais de 30 anos, com 66 títulos mundiais. O segmento de Enduro de rua sempre atrai grande expectativa de pilotos e investimento contínuo por parte dos fabricantes de motocicletas, introduzindo modelos de desempenho cada vez mais elevados no mercado.

Nos últimos anos, o segmento de Enduro de rua tornou-se um dos mais importantes no mercado e a Pirelli liderou o desenvolvimento de pneus de alto desempenho para uso no asfalto ou off road, com especial atenção para a dirigibilidade em várias condições de estrada. A revolução no segmento chegou em 2000, quando a Ducati lançou a nova Multistrada, projetado especificamente para estradas de montanha sinuosas e competições como Pikes Peak. Era como parceiro da Ducati, e na Multistrada, que a Pirelli fez o SCORPION™ Sync, o primeiro pneu esportivo de rua com um olhar blocado nos tamanhos 120/70-17 e 180/55-17. Mais uma vez - uma década depois – a Pirelli é líder de uma revolução neste segmento graças à introdução da gama SCORPION™ Trail. Isso veio com um pneu traseiro de dois compostos na medida 190/55-17", tamanho que marca o início de uma nova geração de motos de Enduro de rua como a nova Ducati Multistrada 1200. Então, em 2015, com a introdução da nova Multistrada 1200, mais uma vez, a Ducati contou com os pneus da Pirelli, especialmente o novo SCORPION™ Trail II.

Mais recentemente, há uma diferente tendência na indústria de motocicletas, que tem se tornado cada vez mais chamativa graças ao fenômeno “scrambler”. As antigas e originais motos scrambler, que datam da década de 1970, saíram do esquecimento de armazéns e garagens, foram limpas, restauradas e orgulhosamente retornaram para as estradas. Ao mesmo tempo, novas, modernas e revisitadas versões de scrambler foram introduzidas no mercado por fabricantes de motocicletas com excelentes resultados em vendas, como mostra o projeto da Ducati Scrambler, uma das motos mais vendidas nos últimos anos. Além disso, muitos consumidores encontraram novas e vitais inspirações e começaram a modificar motos de rua, para torna-las scramblers modernas e atrativas.

Padrão da Banda de Rodagem

Como já mencionado anteriormente, a banda de rodagem do SCORPION™ RALLY STR é de uma verdadeira blocada, otimizado para uso nas ruas graças ao aumento da superfície de borracha em contato com o chão na área de contato da banda de rodagem.

A banda de rodagem do SCORPION™ RALLY STR possui uma geometria completamente nova, assim como a proporção do bloco entre altura e largura no mercado. Graças a essas características, a Pirelli conseguiu aprimorar a estabilidade nas ruas sem comprometer a tração em superfícies off road.

De fato, os blocos centrais largos garantem uma área de contato com o solo maior, aumentando a estabilidade para uso nas ruas mesmo em altas velocidades ao mesmo tempo que diminui o desgaste. Os amplos recortes centrais permitem aos blocos penetrarem no terreno, garantindo tração off road topo de linha.

Composto

A banda de rodagem do SCORPION™ RALLY STR possui uma única camada, com alto conteúdo de sílica, tanto na frente quanto a traseira, pelo propósito de garantir alta resistência a rasgos, estabilidade, resistência superior à abrasão e alto nível de estabilidade, tanto em condições de pista seca ou molhada. O conteúdo de sílica é superior aos 55%, com a porcentagem balanceada de carbono preto e resina.

Foi dada especial atenção à seleção de polímeros e cargas para harmonizar a sua combinação da melhor maneira possível. Graças, em parte, ao processo exclusivo e patenteado de mistura da Pirelli, a sílica e o carbono preto foram combinados com novos tipos de resinas, óleos e polímeros. Este processo melhora a coesão e alcança um nível extremamente alto de uniformidade. Isso foi a chave para maximizar o potencial dos componentes e melhorar suas características, permitindo que todos aproveitem ao máximo a vantagem das próprias propriedades químicas e mecânicas, garantindo performance estável e de longa duração.

Perfis

Os perfis do SCORPION™ RALLY STR resultam diretamente dos usados no SCORPION™ Trail II, com o objetivo específico de melhorar a performance na rua. Manter a filosofia circular da Pirelli, no caso do SCORPION™ RALLY STR, o tamanho do cabo e o comprimento total do desenvolvimento do perfil, a fim de aumentar a superfície de contato de rodagem e, por conseguinte, a aderência e estabilidade, assim como a capacidade de fazer curvas. A altura da cinta de aço foi aumentada significativamente para melhorar a absorção de impactos, conforto e estabilidade. O perfil dos pneus dianteiro e traseiro possui padrão e geometria similar para garantir performance igual do jogo.

Estrutura

A estrutura adotada no SCORPION™ RALLY STR tira sua inspiração do desenvolvimento da estrutura para o SCORPION™ Trail II, mas possui algumas pequenas modificações importantes: a cinta de aço com 0 grau nos tamanhos radiais possui densidade e distância diferenciadas entre cada cabo de aço em todo o perfil. Isso permite que a rigidez estrutural seja melhorada nas ranhuras entre os blocos centrais e laterais, melhorando a resistência geral da banda de rodagem com sua superfície de contato e deformação, com grande vantagem para estabilidade, mesmo com motos pesadas e carregadas.

A estrutura do ângulo cruzado das camadas foi modificada, para melhorar a resistência da carcaça para stress lateral e longitudinal e, ainda, para suportar o padrão da banda de rodagem em ângulos de inclinação variados.

Os fios de seda que formam a carcaça radial de duas camadas são caracterizados por uma densidade e rigidez linear superior, com o objetivo de otimizar a o efeito de absorção de choques em toda a estrutura.

Tamanhos

O SCORPION™ RALLY STR estará inicialmente disponível a partir de janeiro de 2017, com as dimensões que vêm na nova Ducati Scrambler, mas durante o decorrer do ano, a gama será expandida para incluir mais tamanhos.

A gama completa de tamanhos é a seguinte:

Dianteiro                                        Traseiro
100/90 - 19 M/C 57V M+S TL       130/80R - 17 M/C 65V M+S TL
110/80R 19 M/C 59V M+S TL       140/80R 17 M/C 69V M+S TL
120/70R 19 M/C 60V M+S TL*     150/70R 17 M/C 69V M+S TL
90/90 - 21 M/C 54V M+S TL         170/60R 17 M/C 72V M+S TL*
                                                      150/70R 18 M/C 70V M+S TL

* Medidas da nova Ducati Scrambler

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