Motor On Line
Notícias-

Mais um piloto da Stock Car no grid da 30ª edição Cascavel de Ouro
Reportagem: Grelak Comunicação
Foto: Carsten Horst
Rafael Suzuki estreia na prova longa mais tradicional do automobilismo do Paraná formando trio com Renato Constantino e Luciano Lobão.

O Campeonato Brasileiro de Stock Car tem mais um piloto confirmado na disputa da 30ª Cascavel de Ouro. Rafael Suzuki, piloto paulista que disputa a série nacional pela equipe Vogel-Geolab, fará sua estreia na corrida de longa duração mais tradicional do automobilismo paranaense na edição de domingo (23) no Autódromo Internacional Zilmar Beux. Ele formará com os brasilienses Luciano Lobão e Renato Constantino o trio da Modena Racing.

A experiência com um carro de Marcas & Pilotos 1.6, categoria única da Cascavel de Ouro, é inédita para Suzuki. “Na verdade, nunca pilotei um carro com pneus radiais, então a adaptação não vai ser tão fácil. Mas estou confiante e bastante animado. Essas provas de longa duração são muito especiais, tudo depende muito da estratégia, não só de uma volta rápida. E estou numa equipe boa para disputar a vitória”, observa o piloto.

Suzuki competiu em Cascavel nas etapas da Stock Car dos três últimos anos. “Essa vai ser a minha primeira vez correndo a Cascavel de Ouro. Vai ser muito bacana. Pessoal fala muito bem do evento, que é supercompetitivo, isso aumenta a expectativa da gente, é bom correr em alto nível, assim. A cidade está de parabéns por ter uma corrida tão especial e que faz parte do calendário dos pilotos profissionais e dos não profissionais”, aponta.

Constantino, um dos parceiros de Suzuki, iniciou sua carreira nas pistas com motos. Uma vez aderindo ao automobilismo, disputou vários campeonatos regionais e passou pela Copa Clio, em 2002. “Fiz uma pausa em 2003 e voltei em 2013”, conta. “Já tinha ensaiado participar da Cascavel de Ouro em outros anos. Agora apareceu o convite do Luciano. Vamos fortes e com um carro bem rápido e confiável. Vamos com a ambição de brigar com os ponteiros”, avisa.

Lobão teve sua iniciação no esporte participando do kart do Maranhão, no início da década de 90. Depois disso, aderiu aos campeonatos de Marcas & Pilotos do Centro-Oeste brasileiro, competindo nas pistas de Brasília e Goiânia. Seu histórico inclui três participações na Copa Clio, nas pistas de Viamão, Interlagos e Jacarepaguá. O brasiliense também fez uma participação no Rally dos Sertões, participando da categoria de UTVs.

Suzuki é o segundo piloto da Stock Car atual confirmado na prova deste domingo. Ele junta-se ao adversário Galid Osman, que compete na categoria nacional pela Ipiranga-RCM. Na 30ª Cascavel de Ouro, o paulista integrará o trio da equipe Sensei Sushi Bar-Sorbara Motorsport, revezando a pilotagem de um GM Celta com André Bragantini – que também já competiu na principal categoria do país – e Caíto Carvalho.

11 nomes da Stock Car

Serão 11 os pilotos participantes da Cascavel de Ouro com passagens regulares pela Stock Car. Dois deles conquistaram títulos: Ângelo Giombelli, tricampeão nos anos 90 que retorna às pistas depois de 12 anos, atuando ao lado de Beto Monteiro e Ingmar Biberg com o GM Classic da Sensei-Sorbara, e David Muffato, campeão de 2003, que forma dupla com Luiz Fernando Pielak em um dos Ford Fiesta da Ferrari Motorsport.

Paulo Salustiano, que a exemplo de Muffato hoje compete na Fórmula Truck, também figura na lista de vitoriosos da Stock Car e disputará a Cascavel de Ouro ao lado de Leandro Romera e Luc Monteiro, no VW Gol da Speed Car. Rodrigo Sperafico, vice-campeão da Stock em 2007, e seu irmão Ricardo, ex-piloto da categoria e atual campeão da Cascavel de Ouro, terão Miguel Laste como parceiro no Ford Ka da Sérgio Ferrari Racing Team.

O paulista Pedro Pimenta e o paranaense Ariel Barranco competiram na Stock Car pela categoria B nos anos 90, quando as classes A e B formavam grid único. Barranco, campeão brasileiro em 1995, terá Emílio Weiss, vencedor da Cascavel de Ouro duas vezes, como parceiro no VW Gol da RB Motorsport. Pimenta pilotará o VW Gol da Paraguay Racing no trio com Alexandre Navarro, do Mitsubishi Lancer Cup, e Vinicius Margiota, da Sprint Race Brasil.

Wellington Justino, goiano que conquistou o vice-campeonato da Stock Car Light em 2003 e em seguida competiu na categoria principal, formará dupla com o conterrâneo goiano Rodrigo Cruvinel, do Mercedes-Benz Challenge, no GM Corsa da MG Sports. O Brasileiro de Turismo, atual categoria de acesso à Stock Car, terá três pilotos na tradicional prova cascavelense: Edson Coelho Júnior, Gustavo Myasava e Edson Henrique Bueno.

Notícias

Página inicial