Motor On Line
Notícias-

Kart: Seletiva Petrobras começa fervendo em Teresina
Reportagem: Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Foto: Flávio Quick
FGCom
Com temperatura ambiente de 41º C, chegando a 62º C no asfalto, pilotos realizam treinos extras para a última etapa classificatória de 2016 dentro da Copa Norte de Kart.

A sexta-feira (28) de treinos extras para a quarta e última etapa classificatória da 18ª edição da Seletiva de Kart Petrobras começou "fervendo" em Teresina (PI). Com temperatura ambiente acima de 40 graus Celsius, ultrapassando 60 no asfalto, os pilotos tiveram duas sessões extras e iniciaram os preparativos para as provas deste sábado (29) e domingo (30).

Com nove dos 12 finalistas de 2016 já definidos, os três últimos classificados serão conhecidos dentro da categoria Sprinter, na disputa da 4ª etapa da Copa Norte de Kart. É a primeira vez que a Seletiva de Kart Petrobras realiza uma etapa em Teresina, 34ª cidade a receber um dos principais eventos de apoio ao kart e que desde 1999 tem o patrocínio da Petrobras.

Na primeira sessão extra desta sexta-feira, o melhor tempo ficou com o paulista Luiz Filipe Teixeira Matheus, de 17 anos, natural da cidade de Monte Mor, que virou em 52s10 no traçado de 1.040 metros.

Na segunda colocação, mais um paulista: Victor Schoma, de 15 anos, que vai tentar a vaga pela primeira vez. O terceiro melhor tempo ficou com o brasiliense João Victor Zanetti, que já havia tentado ser finalista na etapa passada, em Cascavel (PR), e agora luta por uma nova chance.

"Estou muito feliz por estar em um kartódromo novo, que foi feito por empresários aqui da região e esperamos que a Seletiva de Kart Petrobras possa contribuir, engrandecendo ainda mais uma iniciativa tão bacana como esta e que ajuda tanto a desenvolver o kartismo no Norte e Nordeste do Brasil", comentou Binho Carcasci, idealizar e organizador da Seletiva de Kart Petrobras nestas 18 edições do evento.

"A temperatura está alta e vai ‘aumentar’ amanhã e domingo com a disputa das últimas vagas para a final da Seletiva deste ano. Tenho certeza de que será uma grande festa", completou Carcasci.

Ficarão com as vagas pilotos entre 15 e 18 anos, que nunca tenham sido campeões da Seletiva de Kart Petrobras anteriormente. A divisão acontecerá da seguinte forma: uma vaga para o vencedor da primeira bateria de sábado, outra vaga para o vencedor da primeira bateria de domingo e a terceira vaga para o piloto que somar mais pontos nas quatro baterias do evento.

A programação deste sábado começa com treinos livres pela manhã, com a tomada de tempos à tarde. A primeira bateria terá sua largada às 16h45 (local, 17h45 de Brasília).

Nove dos 12 finalistas da Seletiva de Kart Petrobras 2016 já estão definidos: os mineiros Gabriel Paturle, Matheus Tonussi e Gustavo Zwetkoff, os gaúchos Pedro Goulart, Arthur Leist e Bruno Bertoncello, os paulistas Marcel Coletta e Gabriel Sereia e o brasiliense Lucas Okada.

A final acontecerá em novembro no kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP). Os finalistas concorrerão a maior premiação da modalidade no país. Além do prêmio de 70 mil reais para o campeão e 6 mil para o vice-campeão, três vencedores participarão de um programa de orientação que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training.

A programação da categoria Sprinter na Copa Norte de Kart (horário local - uma hora a menos com relação ao horário de Brasília):

Sábado, dia 29
9h30 às 10h30 - Treinos Livres
15h10 às 15h20 - Warm up
15h40 às 15h50 - Tomada de Tempos
16h45 às 17h00 - 1ª Bateria
17h35 às 17h50 - 2ª Bateria

Domingo, dia 30
8h20 às 8h30 - Warm up
8h40 às 8h50 - Tomada de Tempos
9h15 às 9h30 - 1ª Bateria
10h10 às 10h30 - 2ª Bateria

Os pilotos já classificados:

Gabriel Paturle (MG), 16 anos
Matheus Tonussi (MG), 15 anos
Gustavo Zwetkoff (MG), 16 anos
Pedro Goulart (RS), 16 anos
Marcel Coletta (SP), 14 anos
Arthur Leist (RS), 15 anos
Gabriel Sereia (SP), 17 anos
Bruno Bertoncello (RS), 18 anos
Lucas Okada (DF), 16 anos

Confira o calendário da 18ª edição da Seletiva de Kart Petrobras: *

Fase Classificatória
10 de setembro - 1ª etapa (Taça Minas Gerais de Kart) - Vespasiano (MG)
24 de setembro - 2ª etapa - Copa Petrobras Sorriso Campeão (Copa São Paulo Light de Kart) - Interlagos (SP)
15 de outubro - 3ª etapa (Copa Brasil de Kart) - Cascavel (PR)
29 de outubro - 4ª etapa (Copa Norte de Kart) - Teresina (PI)

Final
29 e 30 de novembro - Kartódromo da Granja Viana - Cotia (SP)

* Sujeito a alterações

Seletiva de Kart Petrobras

Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras, a Seletiva tem, em média, aproximadamente 110 pilotos tentando a vaga na final. Em 17 anos, mais de 200 já estiveram na briga pelo título.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contempla três competidores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training. A premiação total - somando todas as ações - chega a aproximadamente 300 mil reais. O campeão recebe 70 mil reais em dinheiro e o vice-campeão 6 mil.

Os finalistas disputam o título com chassis fornecidos pela fabricante Bravar.

Notícias

Página inicial