Motor On Line
Notícias-

Kart: inscrições da Copa das Federações abrem dia 10 de novembro
Reportagem: Flávio Quick / Fabíola Cadar
Quick Comunicação
Última competição nacional da temporada será disputada no Distrito Federal.

Entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro o Kartódromo Ayrton Senna, no Guará - DF, abrirá seus portões para sediar a VI Copa de Kart das Federações. A competição, que tem por objetivo reunir os melhores pilotos dos estaduais em um grande evento anual, chega pela primeira vez ao Planalto Central e traz consigo a expectativa de grandes disputas.

A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Automobilismo, encerra o calendário das competições do kartismo anual e já se tornou tradicional. Estarão aptos a competir apenas os pilotos indicados pelas federações estaduais de automobilismo as quais, unicamente, terão a condição de inscrever um competidor na prova.

Mudanças na seleção dos pilotos

Nos últimos anos vários pilotos demonstraram o interesse de participar das provas da Copa de Kart das Federações, porém, como a inscrição era restrita aos campeões e vices dos campeonatos estaduais, as federações não tinham como cadastrar um grande número de competidores.

Enxergando a oportunidade de oferecer um Campeonato em que realmente os pilotos poderão representar seus estados e, em forma de um verdadeiro time, representarem suas bandeiras a CBA abriu as vagas para que cada federação possa inscrever quantos pilotos ela ache necessários. Mas, cabe ressaltar, que o direito à inscrição segue exclusivamente como responsabilidade de cada uma das unidades federadas.

Evento será dividido em duas fases

Seguindo a fórmula de grande sucesso, utilizada há muitos anos no Campeonato Brasileiro de Kart e inserida com o mesmo sucesso na Copa Brasil de Kart deste ano, a VI Copa de Kart das Federações será realizada em duas fases.

Entre os dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro será disputada a primeira fase do evento, aberta às categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Novato, F4 Graduado e Super Sênior. Ainda no dia primeiro de dezembro, utilizando a parte da tarde, mais os dias dois e três de dezembro, acontecerão as atividades da segunda fase do Campeonato. Nesta segunda parte da competição terão vez os pilotos das classes Júnior, Graduado, Sênior "A", Sênior "B" e F4 Sênior.

O formato de cada uma das fases contará com três treinos livres de cada classe, passando por tomada de tempos, duas corridas classificatórias e uma bateria Final de onde, efetivamente, sairão os vencedores de cada classe.

Inscrição e valores de participação

Os pilotos interessados em participar da competição deverão procurar suas respectivas federações estaduais entre os dias 10 e 25 de novembro e procederem as suas inscrições. Os valores individuais de inscrição serão de R$ 400,00 para as categorias Mirim e Cadete e R$ 1.200,00 para as demais.

Mirim, Cadete, F4 Graduado e F4 Sênior devem pagar ainda aluguel dos motores sorteados, um jogo de pneus slick e um jogo de pneus de chuva. Já as demais categorias deverão pagar além da taxa de inscrição dois jogos de pneus slick e um jogo de pneus de chuva.

Benefícios

Para incentivar a participação do maior número de competidores a CBA está firmando algumas parcerias para auxiliar no transporte dos equipamentos das equipes. A própria CBA, em caminhão próprio e a RBC Motorsport, terão bases em Curitiba e Belo Horizonte e farão um procedimento para levar os equipamentos das equipes de forma gratuita para o evento.

Logicamente existirá um cadastro e as vagas serão limitadas. Desta forma, nos próximos dias, serão informados os detalhes sobre este cadastramento e os pilotos deverão ser ágeis uma vez que, certamente, não terão vagas para todos nos caminhões.

Regulamento e programação oficial

Tanto o regulamento oficial do Campeonato, bem como, a programação oficial das duas fases já estão disponíveis no site oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo. Para fazer o download dos documentos basta acessar a sessão kart no endereço www.cba.org.br

Notícias

Página inicial