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Honda mostra o inovador Clarity Fuel Cell no Salão do Automóvel SP
Reportagem: R. Leite / V. Costa / M. Dellabarba
Honda Brasil
Inovador automóvel movido por célula de combustível é apresentado pela primeira vez no país.

A Honda exibe durante a 29ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo o inovador Clarity Fuel Cell, seu carro movido por meio de célula de combustível de hidrogênio (FCV). Atualmente, o sedã é apenas vendido no mercado japonês. Trata-se do primeiro sedan de cinco passageiros que adota esse tipo de tecnologia de abastecimento, oferecendo alto nível de praticidade de um automóvel e o apelo de um carro que está à frente de seu tempo.

Aliado à eficiência da motorização elétrica de 130 kW o Clarity adota um tanque de alta pressão de hidrogênio, de 70 Mpa, que permite uma autonomia de aproximadamente 750 km e classifica o Clarity Fuel Cell como o carro mais eficaz entre os veículos de emissão zero. O tanque de hidrogênio pode ser abastecido em cerca de três minutos, com uma facilidade equivalente a um automóvel movido a gasolina.

O Clarity Fuel Cell traz design exterior que alia dinamismo e elegância, além de condução suave e silenciosa. O sedã também pode converter o hidrogênio dos tanques em eletricidade para abastecer uma casa por até sete dias. Basta conectar o automóvel a um dispositivo portátil chamado Power Exporter 9000, que o Clarity Fuel Cell se transforma em uma “usina de força sobre rodas”, fornecendo eletricidade para a residência no momento de falta de energia da rede pública.

No primeiro ano de comercialização do modelo no Japão, a Honda foca nas vendas para órgãos do governo local e empresas com os quais já mantém parceria para a popularização dos FCVs. Durante esse período, a marca vai apurar informações sobre o uso do Clarity Fuel Cell, assim como do dispositivo de energia externa, e compilar as diversas opiniões e solicitações dos usuários, para depois iniciar as vendas aos consumidores individuais.

O Clarity é produzido na unidade de Takanezawa (município de Tochigi, no Japão) em um volume inicial de 200 unidades ao ano. A expectativa futura é lançar o Clarity Fuel Cell na Europa e Estados Unidos.

Tecnologia Honda FCV

A Honda foi uma das primeiras fabricantes de automóveis a focar no hidrogênio como uma possível solução para problemas como o aquecimento global e o esgotamento dos combustíveis fósseis. A fabricante tem posicionado o FCV, que emite apenas vapor de água, como o mais avançado veículo ambientalmente responsável e adotou uma postura pró-ativa para pesquisa e desenvolvimento de automóveis movidos a célula de combustível desde o final da década de 1980.

Em 2002, o Honda FCX se tornou o primeiro veículo de célula de combustível no mundo a ser certificado pela U.S. Environmental Protection Agency (EPA, agência de proteção ambiental dos Estados Unidos) e pelo California Air Resources Board (CARB). Com essas certificações, a marca começou a comercializar o FCX no Japão e nos EUA. Em 2008, a Honda iniciou as vendas do FCX Clarity, um sedan que contou com um pacote inovador de equipamentos, oferecendo uma experiência de condução sem precedentes. O novo Clarity Fuel Cell foi desenvolvido com base em várias tecnologias já utilizadas em modelos anteriores, buscando a facilidade de uso e a alta performance.

Com o objetivo de contribuir para uma futura sociedade sustentável adepta à energia de hidrogênio e para proporcionar liberdade de mobilidade, a Honda continuará assumindo novos desafios para o desenvolvimento de tecnologias, incluindo a estação de hidrogênio inteligente (Smart Hydrogen Station), FCVs e dispositivos de alimentação de energia externa sob o conceito de “gerar, utilizar e ficar conectado”.

Honda: há 45 anos na vida dos brasileiros

Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Moto Honda da Amazônia, em Manaus, de onde saiu a primeira CG, até hoje o veículo mais vendido do Brasil. De lá para cá, a unidade produziu mais de 21 milhões de motos, além de quadriciclos e motores estacionários. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, hoje a maior administradora de consórcios do Brasil, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados. Em 1997, a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção do Civic, em Sumaré (SP), de onde já saíram mais de 1,5 milhão de veículos. Durante esses anos a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por, aproximadamente, 1500 endereços. Tudo isso para oferecer aos clientes uma excelente experiência com a marca. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda AircraftCompany anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil. A empresa reitera seu compromisso de longo prazo com o Brasil e seguirá empenhada em contribuir cada vez mais com a vida e a mobilidade dos brasileiros! Saiba mais em www.honda.com.br.

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