Motor On Line
Notícias-

Edu Dias no final de semana do ECPA assume a liderança da F1600
Reportagem: Vitor Garcia
Foto: Humberto da Silva
VG3
Piloto da San Race aproveitou a constância no final de semana em Piracicaba saindo com a liderança; Casellato vence na Light mas André Jr. mantém a liderança.

A Fórmula 1600 desembarcou no Autódromo de Piracicaba (ECPA) no último sábado (12) para a realização da 2ª etapa da Copa do Brasil, consagrando o piloto paulista Edu Dias (San Race) como o nome do final de semana e saindo com a liderança do campeonato.

Piloto da casa, Bruno Leme (Alfia Preprações) que nessa etapa correu em dupla com Rubens Filho, conquistou a pole position. Na primeira corrida o piloto piracicabano aproveitou de toda experiência para pular na frente, deixando a briga pela segunda colocação para os pilotos Edu Dias (San Race), Marcelo Casellato (YSP Racing), André Moraes Jr. (Juka Motors) e Sandro Freitas (San Race).

De forma "tranquila”, Leme venceu diante da sua torcida; Casellato conquistou a segunda colocação na geral (a primeira vitória na sua carreira na categoria Light) seguido por Sandro Freitas; Edu Dias que fazia uma excelente prova para lutar pela vitória teve um pneu furado cruzando a linha de chegada em quinto lugar, atrás de André Moraes Jr.

A segunda prova teve Edu Dias na primeira colocação graças ao grid invertido e após a largada o piloto da San Race iniciou a travar uma ótima disputa na pista com André Jr.; porém um problema nos freios do jovem piloto o impediu de manter-se na luta pela vitória na geral.

Com o resultado do final de semana, Dias sai de Piracicaba com a liderança na categoria principal com 63 pontos, 21 pontos à frente de Emilio Padron que não participou dessa etapa. Na Light, André Moraes Jr. manteve a liderança com 79 pontos contra 66 de Casellato.

A próxima etapa da Copa do Brasil de Fórmula 1600 acontece juntamente com uma das mais tradicionais provas do automobilismo nacional, as 500 Milhas de Londrina no dia 26 de novembro.

Confira o resultado da 1ª etapa da prova realizada no ECPA:

1) Bruno Leme / Rubens Filho (Alfia Preprações) – 18 voltas em 22min06s274
2) André Moraes Jr. (Juka Motors) à 9s227
3) Marcelo Casellato (YSP Racing) à 19s994
4) Sandro Freitas (San Race) à 33s645
5) Jayme Barbarise (Juka Motors) à 44s332
6) Edu Dias (San Race) à 56s063
7) Eduardo Peirão (Peirão Racing Car Engeneer) à 4 voltas
Não completaram:
Alvaro Dias (San Race) à 8 voltas
Juka Gandelin (Juka Motors) à 8 voltas

Confira o resultado da 2ª etapa da prova realizada no ECPA:

1) Edu Dias (San Race) – 18 voltas em 23min23s380
2) André Moraes Jr. (Juka Motors) à 1s444
3) Sandro Freitas (San Race) à 12s351
4) Marcelo Casellato (YSP Racing) à 15s995
5) Jayme Barbarise (Juka Motors) à 31s419
6) Juka Gandelin (Juka Motors) à 36s366
7) Eduardo Peirão (Peirão Racing Car Engeneer) à 1 volta
Não completaram
Bruno Leme / Rubens Filho (Alfia Preparações)
Alvaro Dias (San Race)

Confira o calendário da Copa do Brasil de Fórmula 1600:

18/09 – 1ª etapa – Velo Città (preliminar dos 500km de São Paulo)
12/11 – 2ª etapa – Piracicaba (SP)
27/11 – 3ª etapa – Londrina (preliminar das 500 Milhas de Londrina)
17 e 18/12 – 4ª etapa – Interlagos (SP)

Confira a classificação da Copa do Brasil de F1600:

F1600
1) Edu Dias (San Race), 63 pontos
2) Emilio Padron (Della Barba Racing), 42
3) Sandro Freitas (San Race), 30
4) Luan Giraldi (Serra Negra Racing Team), 22
5) Bruno Leme / Rubens Filho, 22
6) Daniel Ebel / Antonio Marcondes (Thomaz Racing), 20
7) Marcelo Pimentel (Thomaz Racing), 18
8) Juka Gandelin (Juka Motors), 12

F1600 Light
1) André Moraes Jr. (Juka Motors), 79 pontos
2) Marcelo Casellato (Yastaro Racing), 66
3) Jayme Barbarise (Juka Motors), 26
4) Claudio Daniel Rodrigues Filho (Thomaz Racing), 22
5) Dudu Peirão (Peirão RaceCarEngieneering), 19
6) Mauricio Lued (San Race), 16
7) Pedro Serrano (Della Barba Racing), 16
8) Alvaro Paes (San Race) , 16
9) José Gabizo (San Race), 12
10) Emmanuel Jaspone Jr. (Reval Goodie), 9
11) Rafael Seibel (RS Racing), 8
12) Marcos Leão (San Race), 0

Saiba mais sobre a Copa do Brasil de F1600:

Depois do grande sucesso da Fórmula 1600 durante o Campeonato Paulista realizado em Interlagos, onde foi convidada como preliminar da Fórmula Truck, além de bater o recorde latino-americano de grid alinhando 32 carros, a categoria anuncia a edição 2016 da Copa do Brasil.

Com o fechamento do Autódromo de Interlagos visando a preparação para o GP Brasil de Fórmula 1, a Fórmula 1600 dá uma pausa no Campeonato Paulista (que retorna em dezembro) e inicia um novo torneio com a primeira etapa sendo realizada em Mogi-Guaçu, no moderno Autódromo Velo Città como preliminar dos 500km de São Paulo.

Em outubro desembarca em Piracicaba, cidade do interior paulista no Autódromo ECPA e em novembro a categoria viaja até a cidade paranaense de Londrina para fazer parte da 25ª edição das 500 Milhas de Londrina, uma das mais importantes provas de endurance do Brasil.

A Copa do Brasil chegará ao seu final com rodada dupla quando a categoria retornará à Interlagos (SP) nos dias 17 e 18 de dezembro.

"Será uma ótima oportunidade de manter os pilotos e equipes em atividade, além de uma excelente apresentação da categoria em diferentes praças”, comentou Silvio Novembro da empresa ASCOT, responsável pela organização da Copa do Brasil.

Além da disputa do campeonato, tanto na Fórmula 1600 como Fórmula 1600 Light, estão confirmados prêmios como: 01 chassis F1600 Mangusto R-5, 02 jogos de rodas Scorro e 02 jogos de pneus Momo.

Sobre a Fórmula 1600:

Maior categoria de monoposto da América Latina, a Fórmula 1600 é recordista em grid, alinhando 32 carros na etapa de julho de 2016, quando foi convidada pela Fórmula Truck para ser a categoria preliminar durante a etapa paulista.

Acessível, a categoria proporciona oportunidade de aprendizado e oferece a seus participantes a emoção de guiar um carro de fórmula a mais de 200km/h. A diversidade do seu grid vai de jovens promissores pilotos aos profissionais liberais que se unem para o fortalecimento da categoria e a realização de sonhos oferecendo ao público incríveis disputas e chegadas de tirar o fôlego.

Ficha técnica:

Chassi: F1600 Mangusto R-5
Motor: Ford Zetec Rocam 1600cc – 8V
Potência: 122hp (aproximadamente)
Velocidade Máxima: 204 km/h (em Interlagos)
Pneus: Momo 195/R15 (radial)
Rodas: Scorro S 237

A F1600 tem patrocínio de STP Lubrificantes e conta com o apoio da Ford Performance, Revista Racing, FuelTech, Crestana Peças Automotivas, Rodas Scorro e Lotse Volantes.

Notícias

Página inicial