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Em exibição de gala Di Grassi leva Audi à vitória derradeira no FIA WEC
Reportagem: Cleber Bernuci
P1 Media Relations
Corrida final da temporada 2016 do Mundial de Endurance marcou também o fim do ciclo das quatro argolas nas corridas de longa duração.

A missão da esquadra da Audi na última etapa da temporada do FIA WEC era vencer as 6 Horas do Barein e fechar sua despedida das corridas de endurance com chave de ouro. Depois do anúncio de que se retiraria das competições de resistência, o foco da marca alemã, dona de 13 vitórias em 18 participações nas 24 Horas de Le Mans era encerrar o ciclo deixando sua marca.

A Audi conseguiu, pelas mãos do trio formado pelo brasileiro Lucas di Grassi, o francês Loïc Duval e o britânico Oliver Jarvis, que venceu de forma espetacular a prova barenita disputada no último sábado (19). O Audi R18 #8 completou 201 voltas e recebeu a bandeirada com 16s419 de vantagem sobre os companheiros de equipe Marcel Fässler, Andre Lotterer e Benoît Tréluyer, completando a festa da Audi com dobradinha em sua despedida.

Motivadíssimo para a prova, Lucas di Grassi não queria deixar a oportunidade escapar. E não deixou mesmo: cravou a pole position com direito à volta mais rápida da história da classe LMP1 no circuito de Sahkir; baixou o recorde da categoria durante a corrida fazendo a volta mais rápida e cravando todos os três melhores setores da prova. Para ele, sua melhor exibição no Mundial.

Largando da pole position, o Audi R18 #8 manteve a liderança até o final do primeiro terço de corrida, quando foi ultrapassado pelos companheiros de equipe após o pit stop. O carro de Lucas, no entanto, retomou a ponta na volta 104 após seu trio ter sido o único a apostar em uma parada "full-service" (troca de pneus, abastecimento e troca de piloto) durante um período de safety car virtual. A estratégia, aliada a um ritmo alucinante imposto por Di Grassi durante seu stint - cravando seguidamente a melhor volta da prova -, construiu boa vantagem para cruzar a linha de chegada em primeiro após as seis horas de disputa.

Foi uma exibição de gala. "Uma vitória carregada de significados e emoções. Foi a minha vitória mais importante no WEC e também a minha melhor performance na categoria nestes três anos. Pole, recorde da pista na classificação e na corrida, melhor stint da prova, melhor tempo em todos os setores", enumerou. "Então sem dúvida esse desempenho mostrou o quanto eu estava motivado para levar a bandeira do Brasil e da Audi para o lugar mais alto do pódio", afirmou.

Fazendo parte da esquadra das quatro argolas desde o final de 2012, Lucas passou a disputar a temporada regular do WEC em 2014. Em quatro participações nas 24 Horas de Le Mans, três pódios e o segundo lugar, justamente em 2014, igualando o melhor resultado de um piloto brasileiro na classificação geral da mítica prova de resistência.

Em 2016, o brasileiro, junto de seus companheiros, cravou três pole positions e venceu duas corridas. "Mostramos que evoluímos como trio de pilotos, tendo vencido duas vezes na temporada, e isso é ótimo. Naturalmente, estou triste que a Audi e a maioria de nós está deixando o WEC, que é uma grande família. Vou sentir falta das corridas longas e das pessoas também. Eu não era familiarizado com o endurance quando pilotei com a Audi pela primeira vez em 2012, e me apaixonei por isso. Vou sentir muita falta destes carros e da adrenalina deste estilo de disputa", ressaltou.

O prêmio pelo desempenho foi fechar a temporada como segundo melhor trio do ano, atrás apenas dos campeões Romain Dumas, Marc Lieb e Neel Jani, da Porsche. Uma forma de concluir a disputa premiando a fabricante que acolheu o brasileiro apostando em seu potencial e o reconhecendo como um dos melhores do mundo na atualidade. "Eles (Audi) merecem, e a vitória foi uma consequência disso. O segundo lugar no campeonato acabou como uma recompensa: não é todo ano que a gente pode dizer que terminou dois campeonatos mundiais entre os três melhores - e com dois vice-campeonatos", disse, referindo-se à Fórmula E, onde segue defendendo a Audi.

"É, sem dúvida, um ano para se orgulhar, agradecer e fechar esta história tão importante da Audi no endurance com chave de ouro, e fazer parte dela proporcionando a vitória derradeira. É uma mistura de sentimentos: estou muito feliz, muito satisfeito, mas ao mesmo tempo muito triste por fechar este ciclo no WEC com a Audi. Vou sentir falta de acelerar esta fera", concluiu.

Lucas agora entra em um período de descanso para o fim do ano, e retoma as atividades de corrida com a terceira etapa da Fórmula E em Buenos Aires, Argentina, com a terceira etapa da categoria dos carros elétricos, que acontece em 18 de fevereiro.

Resultado - 6 Horas do Barein:

1-) Di Grassi / Duval / Jarvis (Audi R18) - 201 voltas
2-) Fässler / Lotterer / Tréluyer (Audi R18) - a 16s419
3-) Bernhard / Hartley / Webber (Porsche) - a 1min17s001
4-) Buemi / Davidson / Nakajima (Toyota) - a 1 volta
5-) Conway / Kobayashi / Sarrazin (Toyota) - a 1 volta
6-) Dumas / Jani / Lieb (Porsche) - a 3 voltas
7-) Imperatori / Kraihamer / Tuscher (Rebellion) - a 10 voltas
8-) Kaffer / Trummer / Webb (CLM P1/01) - a 14 voltas
9-) Brundle / Rast / Rusinov (Oreca-Nissan) - a 17 voltas
10-) Albuquerque / Gonzalez / Senna (Ligier-Nissan) - a 17 voltas

Classificação final do FIA WEC 2016 (Top-5 LMP1):

1-) Lieb / Jani / Dumas (Porsche) - 160 pontos
2-) Di Grassi / Duval / Jarvis (AUDI) - 147,5
3-) Conway / Kobayashi / Sarrazin (Toyota) - 145
4-) Hartley / Webber / Bernhard (Porsche) - 134,5
5-) Lotterer / Fässler / Tréluyer (AUDI) - 104

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