Motor On Line
Notícias-

Kart: João Matos destacou como positiva a sua participação no Skusa
Reportagem: Flávio Quick / Fabíola Cadar
Foto: Flávio Quick
Quick Comunicação
Piloto de Belo Horizonte disputou o maior evento do kartismo mundial em Las Vegas - USA.

Terminou no último domingo a 20ª edição do SKUSA - Supernationals. A competição, que reuniu cerca de 500 pilotos em Las Vegas, nos Estados Unidos, recebeu nesta temporada pela primeira vez em sua carreira o piloto brasileiro João Matos (KGS Computers | Tecsul | Mikronix | Gift | Academia Turner Prime).

Com 12 anos e experiência de apenas uma temporada no kartismo o piloto de Belo Horizonte atendeu ao convite da equipe NF / Piquet Sports e seguiu para o oeste dos Estados Unidos em busca, sobretudo, de experiência.

Inscrito na categoria X30 Junior, que acolhe os pilotos com idades de 12 a 15 anos, Matos enfrentou em sua classe mais de 70 pilotos. Oriundos de todas as partes do planeta os pilotos da Junior competiram exclusivamente com os motores italianos IAME, modelo X30. Escolha única da equipe escolhida pelo piloto brasileiro ele competiu com os chassis Italo-Canadenses Ital Kart.

Desde os treinos livres, diante de uma pista provisória, montada no gigantesco estacionamento de um centro de convenções, Matos procurou se adaptar à pista e, também, conhecer o equipamento que, para ele, era completamente novo. Tanto chassis, como motor como pneus ele nunca havia tido contato.

Pouco a pouco o piloto foi se adaptando e, com isso, estabelecendo tempos muito mais velozes. Ao mesmo tempo, a cada sessão que passava, a pista se tornava melhor, com mais aderência e, sobretudo, mais emborrachada devido ao grande numero de pilotos exercitando suas atividades ali.

Após sofrer um toque na último treino antes da tomada de tempos Matos acabou sendo muito prejudicado. Seu kart ficou empenado e, sem tempo para gabaritar corretamente, o piloto participou da classificação com o equipamento torto. Desta forma, como não poderia ser diferente, o resultado foi muito aquém do esperado. Ele teve de partir das três corridas classificatórias de posições muito desfavorecidas do grid o que acabaram por leva-lo à corrida de repescagem.

Nesta repescagem, por sua vez, onde os seis primeiros iriam diretamente para as finais, Matos sofreu uma grande falta de sorte e, após um toque, caiu para as últimas posições e não se classificou para as finais.

"Não posso dizer que estou feliz por ter caído na repescagem, mas, viemos para cá com o objetivo de aprendizado. Tenho exatamente um ano de quando comecei a competir e não tinha como conseguir um grande destaque aqui diante dos melhores do planeta. A experiência e sobretudo conhecimento que levo deste Campeonato, certamente, serão utilizados para o resto da minha vida", comentou.

Disputas não param

Neste fim de semana, já em Belo Horizonte, o piloto disputará no Kartódromo RBC Racing as provas finais da Taça Minas de Kart. A competição, que teve corridas nos meses de agosto e outubro, terá as finais neste sábado onde João é o líder isolado da categoria Júnior Menor.

Notícias

Página inicial