Motor On Line
Notícias-

Gabriel Corrêa conquistou o título do Brasileiro de Marcas e Pilotos
Reportagem: Flávio Quick / Fabíola Cadar
Foto: Flávio Quick
Quick Comunicação
Piloto de Goiás venceu duas provas e chegou em segundo na terceira, comemorando o Bicampeonato.

O Circuito dos Cristais, em Curvelo - MG, recebeu neste domingo (04) as finais do Festival Brasileiro de Marcas e Pilotos. A competição, que em 2016 teve a sua oitava edição, reuniu pela primeira vez em Minas Gerais os principais pilotos da modalidade Turismo 1600cc do país. Em um dia que começou com forte chuva o tempo foi abrindo aos poucos e as duas provas aconteceram com a pista seca.

A programação deste terceiro dia do Festival foi aberta com um rápido treino de aquecimento. Pilotos e equipes puderam fazer seus últimos ajustes e prepararem as máquinas para as duas corridas que estavam por vir.

As 11 horas da manhã os carros estavam todos alinhados para a segunda corrida do dia. Antes do levantamento da placa de cinco minutos, porém, com todos os pilotos e oficiais de pé, no centro da pista, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem póstuma aos falecidos no acidente aéreo da Colômbia, ocorrido nesta semana. Em seguida foi executado o Hino Nacional e os carros foram ligados para o começo da prova.

A segunda bateria foi iniciada com um acidente logo na largada. O Celta #74 de Francisco Júnior teve um problema e não conseguiu arrancar como os demais carros e, com isso, acabou sendo atingido e rodando no meio da reta. A equipe de resgate trabalhou de forma muito ágil e antes que o pelotão completasse a primeira volta a pista já estava completamente liberada. Assim, os carros completaram a primeira volta com Gabriel Corrêa na primeira posição. A prova foi extremamente disputada e, enquanto o líder abria na liderança, as brigas pegavam fogo da segunda posição para trás. Depois de algumas ultrapassagens e várias trocas de posições a prova foi completada com 25 minutos, mais uma volta, e revelou Gabriel como vencedor seguido pelo carro #77 dos irmãos Leandro e Wanderson Freitas e, na terceira posição, cruzou a bandeirada Thiago Azalini.

Como a competição previa a soma das três corridas, com o descarte do pior resultado, Corrêa já se tornou o virtual campeão ao final desta bateria. Porém, sem a menor cerimônia, o piloto goiano alinhou o Ford Ka #44 na pole-position para a largada da última corrida do Campeonato. O início da prova foi autorizado às 14:30hs e, vindo da segunda posição, Wanderson Freitas, no Gol #77, largou muito bem e assumiu a liderança antes mesmo da primeira curva. A prova seguia muito acirrada até que, na segunda volta, o Gol #53 da dupla Wilton Pena / Zigomar Júnior começou a pegar fogo no meio da pista. Zigomar, ao volante, logo parou e saiu do carro, mas, em posição muito perigosa, a prova foi paralisada com bandeira vermelha. Cerca de 15 minutos depois a re-largada foi autorizada. Wanderson seguiu na ponta, porém, seguido de perto por Gabriel e Gustavo Mascarenhas, no Uno #87. Nas últimas três voltas, porém, Gabriel passou a atacar fortemente o líder Freitas que, de maneira cordial, se defendeu muito e conseguiu terminar a corrida com a vitória. Gabriel Corrêa cruzou a linha de chegada em segundo e Gustavo, em terceiro.

Com este resultado Gabriel somou 50 pontos e sagrou-se Campeão do Festival Brasileiro de Marcas e Pilotos 2016. A dupla Wanderson / Leandro Freitas ficou com o vice-Campeonato com 45 pontos e, na terceira posição, com 36 pontos, ficaram Gustavo Mascarenhas / Fabiano Cardoso.

Veja abaixo o resultado Final do Festival Brasileiro de Marcas e Pilotos 2016:

1) Gabriel Santos Corrêa (GO) - Ka - 50 pontos
2) Leandro / Wanderson Freitas (MG) - Gol - 45
3) Gustavo Mascarenhas / Fabiano Cardoso (MG / RS) - Uno - 36
4) Thiago Azalini Souza (DF) - Celta - 28
5) Alexandre Nunes Souza (SP) - Fiesta - 24
6) Zigomar Jr / Wilton Pena (SP / MG) - Gol - 21
7) Lisandro Cardoso / Lamartine Pinotti (BA / SP) - Gol - 20
8) João Maria Lemos (SP) - Corsa - 17
9) Edson Cordeiro Valle (GO) - Ka - 14
10) Thiago Martins Oliveira (PR) - Celta - 12
11) Flávio Costa / Renato Rabelo (MG) - Palio - 12
12) Felipe Girão Rabelo (MG) - Celta - 12
13) João Batista Guimarães (MG) - Uno - 11
14) Francisco Alves Júnior (RJ) - Corsa - 9
15) Luis Guilherme Filgueiras (MG) - Gol - 7
16) Paulo Pena (MG) - Gol - 6
17) Yuri Thomé / Alexandre Seda (MG / RJ) - Gol - 0
18) Luiz Fernando Moura (ES) - Corsa - 0

O Festival Brasileiro de Marcas e Pilotos é uma realização da Federação Mineira de Automobilismo com o patrocínio da CURVEL - FIAT e do CIRCUITO DOS CRISTAIS. Supervisão - Confederação Brasileira de Automobilismo

Notícias

Página inicial